Efeito Kindling

Efeito Kindling significa que o cérebro desenvolveu uma vulnerabilidade, ou sensibilidade.

Com a repetição de crises de Depressão, Bipolar, Stress pós Traumático, Psicose, Síndrome do Pânico, o cérebro cada vez menos de fatores desencadeantes para ter outras crises.

Por exemplo, na Depressão (mas vale para Bipolar, Stress pós-Traumático, Psicose, Pânico, etc.): ter genética não quer dizer que vai ter a doença. Mesmo em famílias com muita genética de Depressão, a maioria dos familiares nunca tem nehuma.

Por que algumas desenvolvem Depressão?

Na maioria das vezes porque sofreram um fato desencadeante ou gatilho importante, por exemplo:

• Perda de pessoa querida, de dinheiro, de emprego, separação, etc.
  • Gravidez e parto.
  • Traumas por assalto, seqüestro, acidente, doença grave, etc.
  • Alterações hormonais, como “tempestades hormonais” da adolescência, doenças da Tireóide, anticoncepcionais, etc.
  • Corticoides, Quimioterapia, Roacutan e outros medicamentos.
  • Drogas, Anabolizantes, Anfetaminas, Fórmulas para emagrecer.
  • Traumatismos cranianos, doenças cerebrais.

Muito bem, então estamos falando de um fator genético mais um fator desencadeante ou gatilho.

A Depressão, tem que ser tratada de modo rápido e completo. Todos os sintomas precisam desaparecer.

Por que tratar tão completamente? Para evitar o Efeito Kindling, para evitar que no futuro, mesmo fatores desencadeantes ou gatilhos bobos provoquem o aparecimento de uma nova Depressão.

Quanto mais fases de Depressão, Bipolar, Psicose, Síndrome do Pânico, etc. uma pessoa tem, menos gatilhos irá precisar no futuro para ter novas fases.

Esse é o Efeito Kindling.

Kindling quer dizer graveto. Um pequeno graveto em chamas pode provocar um grande incêndio.

Leia também a página sobre Qualidade de vida e evolução das doenças.