Distimia, a depressão de toda a vida

Tratar Distimia em São Paulo

A Depressão vem em fases mais ou menos fortes e bem delimitadas. A Distimia é um estado depressivo crônico que costuma aparecer na adolescência ou na infância.

"Depois de tratar a Distimia consegui ver todos os sofrimentos da vida na medida certa"

Ninguém tem todos esses sintomas e todos esses traços de personalidade. Muitos Distímicos se esforçam para vencer as dificuldades de relacionamento e serem mais sociáveis. Eles são injustiçados porque as pessoas não sabem que seu mau humor é causado por uma doença.

Qual é a "fama" da pessoa Distímica ?

• Melancólicas, depressivas desde a infância ou adolescência.
  • Baixo astral, pessimistas, reclamonas, encucadas.
  • Perfeccionistas que não têm muita tolerância para as imperfeições dos outros.
  • Auto-estima baixa e auto-crítica alta.
  • Dificuldade para confraternizarem.
  • Desenvolvimento profissional pode ser prejudicado pela dificuldade de relacionamento com colegas.

(Não se preocupe. Você não é nem chata nem crica nem reclamona porque quer!)

Desenvolvimento da Distimia:

Geralmente as distímicas recebem estímulos negativos no trabalho, nas atividades sociais, nos namoros. Isso reforça sua visão negativa do mundo.

Sucesso atrai sucesso, dinheiro atrai dinheiro, poder atrai poder, sorte atrai sorte, beleza atrai beleza, Distimia atrai isolamento social, rejeição, falta de convites, etc.

Quanto mais cedo a Distimia começar, mais vai prejudicar os relacionamentos.

Comorbidades na Distimia:

Quando a Distimia for tratada, provavelmente as comorbidades irão melhorar "por tabela".

Causas da Distimia:

• Relações familiares complicadas na infância.
  • Separação dos pais.
  • Orfandade cedo.
  • Pais muito bravos, agressivos, Distímicos.
  • Famílias com maior incidência de Depressão, Pânico e TOC
  • Famílias com Transtornos de Personalidade, Alcoolismo, Drogas.
  • Doenças incapacitantes e limitações físicas como cegueira, surdez, amputações, lesões de medula, dificuldades de locomoção.
  • Reações duradouras provocadas por Stress pós Traumático.

Quem sofre mais Distimia?

Pode ocorrer desde a infância, mas é mais freqüente na adolescência. Para cada homem existem cerca de 3 mulheres com Distimia.

Tratamento da Distimia:

Distímicas não gostam de remédios, mas o tratamento com Antidepressivos melhora a vida delas, de seus amigos e familiares.

A Psicoterapia (mais medicação) é mais importante do que na Depressão.

Por isso, a combinação de Psicoterapia mais Medicação é muito positiva.

Fototerapia: se houver sazonalidade na evolução da Distimia, a Fototerapia pode ajudar. bastante

Distimia tem Cura?

Sim. Por dois motivos?

Primeiro que a medicação funciona bem e não tem problema em tomar muitos meses.

Segundo que a Distmia é um círculo vicioso: melancolia -> espírito reclamão -> menos amizades -> isolamento social-> feed backs negativos -> baixo astral -> depressão.

A melhora, com a medicação e a terapia provoca um círculo virtuoso: melhor astral -> menos reclamações -> menos isolamento -> situações de vida melhores -> feed backs positivos -> estímulo para uma vida mais pazeirosa.

Com o tempo a pessoa começa a funcionar de modo automático de modo mais alegre e pode ficar sem o remédio.

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Distimia

Depoimentos de portadores de Distimia