Outros tipos de Cefaléia ou Dor de Cabeça

Tratar dor de cabeça em São Paulo

Dor de Cabeça, Cefaléia ou Enxaqueca?

Dor de cabeça e Cefaléia são a mesma coisa, são sinônimos, já a enxaqueca é simplesmente um tipo de Cefaléia, um tipo de dor de cabeça. Existem muitas causas para as cefaléias e também muitos tipos de cefaléias. Nós dividimos as cefaléias basicamente em dois grandes grupos, as cefaléias primárias, como exemplo principal a enxaqueca e as secundárias.

A Cefaléia secundária é a dor de cabeça que é causada por uma outra doença, que tem como manifestação clínica a dor de cabeça. Em muitos casos é mesmo como gostamos de ver as doenças, como um ciclo monofásico, aparece e vai embora, tratamos a infecção e os sintomas desaparecem, cura-se o tumor e tudo fica bem.

Dor de cabeça secundária pode ser devido a uma lista grande de alterações do organismo e da sua interação com o ambiente.

As cefaléias secundárias podem ser causadas por:

• traumas cranianos e/ou cervicais (batidas na cabeça e/ou pescoço)
  • por doenças que afetam as artérias, veias e a circulação do cérebro (aneurismas, isquemias e sangramentos no cérebro)
  • por doenças que aumentam ou diminuem a pressão de dentro da cabeça (não confundir com pressão arterial)
  • por tumores cerebrais
  • pela ingestão ou exposição a produtos químicos nocivos e tóxicos (gás carbônico, álcool, drogas, Aji-no-moto), pelo uso excessivo de analgésicos, ou pela retirada de substâncias (opióides e cafeína)
  • por infecções (no cérebro ou em qualquer lugar do corpo)
  • por alteração metabólica, por desequilíbrio do funcionamento do organismo (alterações de hormônios, pressão arterial, oxigenação)
  • por problemas das estruturas pericranianas, ou seja, qualquer problema de olhos, ouvido, nariz e seios da face, dentes e ATM, pescoço, pode causar dor.

Mais artigos sobre Enxaqueca e outras cefaleias

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Enxaqueca e Cefaléia ou Dor de Cabeça

Depoimentos de portadores de Enxaqueca e Cefaléia ou Dor de Cabeça