Arteriosclerose ou Demência Vascular

Pode ser difícil de diferenciar da Doença de Alzheimer. Geralmente o paciente tem mais problemas clínicos como Diabetes, Hipertensão, Colesterol e Triglicérides elevados, etc.

Dra. Paula Villela Nunes

Definição de Demência Vascular ou Arteriosclerose:

É uma doença em que a perda de habilidades como pensar, memorizar, raciocinar acontece de maneira muitas vezes de forma repentina e apenas parcialmente reversível, devido à falta de irrigação do cérebro por entupimento ou rompimento de vasos no cérebro. É bem parecida com o "AVC", mas normalmente não se vê a perda da capacidade de movimento.

Sintomas: a doença é lenta e insidiosa. Os sintomas vão aparecendo aos poucos.

• Déficit de memória.
  • Dificuldade para executar tarefas rotineiras.
  • Problemas de expressão de linguagem.
  • Dificuldade com atividades intelectuais, como leitura, cálculos, etc.
  • Desorientação para tempo e lugar.
  • Julgamento prejudicado.
  • Incapacidade para o raciocínio abstrato. Por exemplo: "de grão em grão a galinha enche o papo", para o paciente, significa que a galinha come um grão de milho de cada vez. Ele não consegue interpretar o sentido figurado desse provérbio.
  • Guardar coisas em lugares errados.
  • Não reconhece parentes próximos.
  • Alterações de humor ou de comportamento.
  • Fases de depressão, agitação, psicose, alucinações.
  • Mudanças de personalidade, por exemplo irritabilidade, apatia, labilidade de humor, desinibição sexual.
  • Diminuição de iniciativa e estado indiferente em que fica sentada, deitada, ou andando sem rumo pela casa.
  • Incapacidade para executar atos simples, como se vestir e tomar banho.
  • Incontinência urinária e fecal.
  • A doença pode evoluir entre 2 e 20 anos. Na maioria das vezes a causa da morte não tem relação com a Doença, mas sim com outros fatores ligados à idade avançada.

Causas:

• Arterioesclerose
  • Hipertensão mal controlada
  • Arritimia cardíaca (que pode formar coágulos no sangue).

Tratamento da Demência Vascular ou Arteriosclerose:

Controle do colesterol, da pressão arterial são fundamentais, idem para as arritimias.

No começo é possível diminuir a velocidade da doença, obter melhora de memória e estabilidade do comportamento (que já teve um parente com demência sabe como isto é importante).

Atualmente os medicamentos mais eficazes são os Inibidores da Acetilcolinesterasee a Memantina. Anti-inflamatórios e a Reposição Hormonal com estrógenos não são mais usados.

É importante manter hábitos de vida saudáveis, manter o Colesterol e a Glicemia controlados. Tudo indica que Ômega 3, presente no salmão, linhaça, entre outros alimentos, pode ajudar.

A vida do paciente de Demência Vascular e de seus cuidadores fica mais fácil com:

• Ambiente calmo e com estímulos positivos.
  • Manter as coisas sempre arrumadas da mesma forma, ambiente conhecido, para evitar desorientação maior ainda.
  • Não deixar o paciente sair sozinho (para ele não se perder).
  • Vida saudável: não fumar, não beber, fazer caminhadas, ter uma ocupação mesmo que rotineira e repetitiva.
  • Exercícios para memória. Por exemplo: palavras cruzadas, contas matemáticas, contar para a família o que o noticiário de TV mostrou, resumir o que leu no jornal, como foi o capítulo da novela, jogos de memória para crianças, etc.
  • Manter uma luz fraca acesa à noite. Se o paciente acordar saberá onde está.
  • Cartão com identificação, nome e telefone de familiares, etc.
  • Tirar objetos de valor da casa. Provavelmente pessoas estranhas ajudarão a cuidar do paciente.
  • Retirar tapetes soltos e móveis baixos.
  • Barras de segurança nos banheiros e ao lado da cama.
  • Cadeira plástica para o chuveiro
  • Caprichar na higiene inclusive oral
  • A atividade física regular ou fisioterapia, além de melhorarem a parte física, também podem trazer contribuições para a memória do paciente.

Para a família do portador de Demência Vascular ou Arteriosclerose ou Arterioesclerose:

A Demência Vascular ou Arteriosclerose não afeta apenas o paciente mas também suas pessoas próximas, que se desgastam grande em termos emocionais, físicos e financeiros.

Repetir muitas vezes os pedidos mais simples, ajudá-lo a se vestir, se lavar, se alimentar, é muito cansativo.

Mesmo cuidadores profissionais (empregadas bem treinadas, enfermeiras, acompanhantes) correm o risco de ficarem esgotados.

Organize bem os turnos, rodízios, feriados, férias. Não tem sentido todos os cuidadores ficarem cansados ao mesmo tempo.

Exames:

Aparecem alterações na Tomografia Computadorizada de Crânio e na Ressonância Magnética de Encéfalo, indicando lesão de uma parte ou diversas partes do cérebro. Mais tarde, poderá haver diminuição do volume cerebral, indicando a atrofia. Um exame de Doppler das artérias que levam sangue para o cérebro (carótidas e vertebrais) pode demonstrar entupimento parcial ou risco para entupimento total (que é grave). Neste caso pode precisar um procedimento de desobstrução dessas artérias.

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Arteriosclerose ou Demência Vascular