Doença de Alzheimer

Doença de Alzheimer, Demência Vascular ou Arteriosclerose, Demência de Lewy e Demência de Pick não curam, mas quanto mais cedo o tratamento começar, melhor.

Dá para atrasar a perda de memória em vários anos. Achar "que é coisa da idade" não ajuda nada.

Não se esqueça que se um paciente começa a apresentar Depressão ou Psicose de difícil tratamento depois dos 60 anos, pode ser um início de Alzheimer.

A Doença de Alzheimer, ou Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa cerebral, que provoca perda de habilidades como pensar, memorizar, raciocinar. É progressiva e começa mais frequentemente após os 65 anos.

Causa da Doença de Alzheimer: desconhecida.

Evolução: a doença é lenta e insidiosa. Os sintomas vão aparecendo aos poucos.

Sintomas da Doença de Alzheimer:

• Déficit de memória para fatos recentes.
  • A memória retrógrada é a última a desaparecer. Os fatos mais antigos são os que mais demoram a serem "apagados" da memória.
  • Dificuldade para executar tarefas rotineiras. Esquecer fogão aceso, por exemplo.
  • Problemas de expressão de linguagem.
  • Dificuldade com atividades intelectuais, como leitura, cálculos, etc.
  • Desorientação para tempo e lugar.
  • Julgamento prejudicado.
  • Incapacidade para o raciocínio abstrato. "De grão em grão a galinha enche o papo", para o paciente, significa que a galinha come um grão de milho de cada vez. Ele não consegue interpretar o sentido desse provérbio.
  • Guardar coisas em lugares errados.
  • Não reconhece parentes próximos.
  • Alterações de humor ou de comportamento.
  • Fases de depressão, agitação, psicose, alucinações.
  • Mudanças de personalidade, por exemplo, irritabilidade, apatia, labilidade de humor, desinibição sexual.
  • Diminuição de iniciativa e estado indiferente em que fica sentado, deitado, ou andando sem rumo pela casa.
  • Incapacidade para executar atos simples, como se vestir e tomar banho.
  • Incontinência urinária e fecal.
  • A doença pode evoluir entre 2 e 20 anos. Na maioria das vezes a causa da morte não tem relação com a doença, com outros fatores ligados à idade avançada.

Diagnósticos diferenciais de Alzheimer:

Existem algumas doenças que podem provocar sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer.

• Neurocisticercose (calcificações cerebrais provocadas pela Tênia, ou Solitária).
  • Tumores Cerebrais.
  • Hemorragias Cerebrais.
  • Arteriosclerose.
  • Intoxicações ou reações paradoxais a medicamentos.
  • Atrofia cerebral provocada por alcoolismo.
  • Síndrome de Korsakoff.
  • Deficiência grave de Vitamina B.
  • Hipotireoidismo e anemia graves.
  • Depressão em pacientes de muita idade. Uma Depressão pode imitar o Alzheimer (antigamente essa Depressão era chamada de Pseudo-demência).
  • Psicoses em pessoas de muita idade.
  • Traumatismos Cranianos e suas sequelas.

Exames para Doença de Alzheimer:

Nas fases iniciais todos os exames inclusive a Tomografia e a Ressonância Magnética podem ser normais. Mais tarde, poderá haver diminuição do volume cerebral, indicando a atrofia. Mesmo o Pet Scan e o SPECT, que medem a atividade metabólica cerebral nem sempre estão alterados.

Tratamento da Doença de Alzheimer:

No começo é possível diminuir a velocidade da doença, obter melhora de memória e estabilidade do comportamento (que já teve um parente com Alzheimer sabe como isto é importante).

Atualmente os medicamentos mais eficazes são os Inibidores da Acetilcolinesterase e a Memantina.

Vitaminas e Gingko Biloba podem ser úteis, desde que sejam dados com a medicação específica, e não como tratamento único.

Alguns cuidados com pacientes que sofrem de Alzheimer:

• Ambiente calmo e com estímulos positivos.
  • Manter as coisas sempre arrumadas da mesma forma, ambiente conhecido, para evitar desorientação maior ainda.
  • Não deixar o paciente sair sozinho, para ele não se perder.
  • Vida saudável: não fumar, não beber, fazer caminhadas, ter uma ocupação mesmo que rotineira e repetitiva.
  • Exercícios para memória. Palavras cruzadas, contas matemáticas, contar para a família o que o noticiário de TV mostrou, resumir o que leu no jornal, como foi o capítulo da novela, jogos de memória, etc.
  • Manter uma luz fraca acesa à noite. Se o paciente acordar saberá onde está.
  • Cartão com identificação, nome e telefone de familiares, etc.
  • Tirar objetos de valor da casa, por causa de cuidadores que frequentarão a casa do paciente.
  • Retirar tapetes soltos e móveis baixos.
  • Barras de segurança nos banheiros e ao lado da cama.
  • Cadeira plástica para o chuveiro
  • Caprichar na higiene inclusive oral.

Para a família do portador de Alzheimer:

A Doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também suas pessoas próximas, que se desgastam muito em termos emocionais, físicos e financeiros.

Repetir muitas vezes os pedidos mais simples, ajudá-lo a se vestir, se lavar, se alimentar, é muito cansativo.

Mesmo cuidadores profissionais (empregadas bem treinadas, enfermeiras, acompanhantes) correm o risco de ficarem esgotados.

Organize bem os turnos, rodízios, feriados, férias. Não adianta todos os cuidadores ficarem cansados ao mesmo tempo.

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Doença de Alzheimer