Síndrome de Tourette

Tratar Tourette em São Paulo

Síndrome de Tourette ou Síndrome de Gilles de La Tourette é uma doença psiquiátrica/neurológica que começa geralmente na infância ou adolescência e se caracteriza por tiques e cacoetes.

Sintomas da Síndrome de Tourette:

• Motores: repuxar a cabeça, entortar o pescoço. piscar, fazer caretas, pular, tocar pessoas ou coisas, esfregar o dedo no mesmo ponto das roupas, cheirar, retorcer-se. Bem mais raramente, se machucar ou se morder.
  • Sonoros (tiques vocais): limpar a garganta, pigarrear, tossir, grunhir, estalar a língua, fungar, suspirar.
  • Soltar frases fora de contexto.
  • A coprolalia (falar palavrões ou obscenidades) e a Copropraxia (gestos obscenos) são bem raras.

Os pacientes de Tourette não costumam ter todos esses sintomas, só alguns.

A pessoa consegue controlar os tiques por algum tempo, mas eles voltam num acesso bem forte em seguida.

A maioria dos pacientes sofrem só da Tourette, mas alguns podem ter comorbidade (mais um transtorno psiquiátrico associado), por exemplo com:

O diagnóstico é exclusivamente clínico. Todos os exames de imagem e laboratório são normais e nenhum caracteriza a Tourette.

Adultos em geral vêem ao consultório por outros motivos (TOC, TDAH, Depressão) e o médico percebe os tiques, que para o paciente eram algo normal na vida.

Evolução da Tourette:

Crianças com Tourette tem inteligência normal e maior probabilidade de serem hiperativas ou desatentas (Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade), mas o principal problema enfrentado por elas é o estigma causado pelos tiques.

Sabemos que as crianças costumam ser implacáveis com aquelas que são "diferentes do cardume". O estigma causado pela Tourette pode provocar seqüelas na auto-estima, ansiedade, insônia, diminuição do rendimento escolar, timidez, etc.

Com a idade os tique costumam diminuir de variedade e intensidade.

Tratamento da Síndrome de Tourette:

Quase todos os tiques quase sempre podem ser completamente controlados com medicação.

Quanto mais cedo se trata melhor, principalmente para evitar que a criança seja estigmatizada.

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC pode ajudar a relaxar e até mesmo tentar trocar um tique por outro socialmente mais aceitável e é claro que medidas de apoio emocional e reforço escolar para essas crianças são muito bem vindas, por exemplo, se uma criança numa situação estressante de prova tem acessos de tique que atrasem as respostas, por que não dar um tempo mais longo ou mesmo deixar que faça a prova numa sala separada ?

O principal tratamento de Tourette em crianças e adultos é medicamentoso. Não tem sentido alguém sofrer de Tourette quando existem vários tratamentos disponíveis, todos eles muito simples. Não quer dizer que todos os remédios existentes funcionem para todo mundo. Às vezes se faz várias tentativas até uma acertar.

Causas da Síndrome de Tourette:

Na maioria dos pacientes a causa é desconhecida.
Uma coisa é certa, Tourette não tem causa "psicológica", por mais que piore com a ansiedade.
Muitos casos têm origem em repetidas faringites e amigdalites causadas por Estreptococos na infância.

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Síndrome de Tourette