Cada vez mais pessoas sofrem de insonia

Tratar Insonia em São Paulo

Quem nunca sofreu de insonia? E parece que ela está aumentando cada vez mais no mundo todo, além de piorar com a idade

Conseqüências da insônia:

  • cansaço.
  • diminuição de reflexos.
  • falhas de concentração e memória.
  • irritabilidade.
  • perda de energia.
  • envelhecimento precoce.

 

A insônia pode ser dividida em:

  • Insonia Inicial (dificuldade para adormecer)
  • Insonia Intermediária (despertares, micro despertares, superficializações do sono)
  • Insonia Terminal (despertar antes da hora), que é mais comum na depressão.

 

Causas não médicas mais freqüentes de Insônia:

  • Barulho
  • Claridade
  • Colchão e travesseiro ruins
  • Parceiro agitado, que ronca, que tenha Pernas Intranqüilas ou Movimentos Periódicos de Membros Inferiores (Retlesslegs)
  • Calor (a temperatura ideal para o sono é de +- 22ºC para homens e 24ºC para mulheres)
  • Posição inadequada (de costas ou de barriga para cima). A posição ideal para dormir é de lado, com um travesseiro eu seja da altura do ombro, para que a coluna cervical permaneça horizontal.

 

Causas comportamentais mais freqüentes de Insônia:

  • Trabalho em turnos
  • Situação estressante
  • Preocupações
  • Dormir muito durante o dia
  • Horários irregulares para ir dormir
  • Fumar no quarto
  • Cafeína e estimulantes
  • Olhar tela de computador, tablet, celular perto da hora de deitar. As telas emitem uma luz azul que não vemos, mas que excita nosso cérebro

 

Causas médicas mais freqüentes da Insônia:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Doenças do sistema respiratório, por ex. Apnéia do Sono e Asma
  • Stress Crônico
  • Artrite e outras doenças que provocam dor
  • Doenças cardíacas
  • Restlesslegs (Pernas Intranqüilas)
  • Movimentos Periódicos dos Membros Inferiore
  • Fibromialgia
  • Efeitos colaterais de medicamentos
  • Gastrite, esofagite e hérnia de Refluxo
  • Obesidade (por Apnéia do Sono e por compressão dos pulmões pelo abdômen)
  • Apnéia Obstrutiva do Sono
  • Parkinson
  • Alzheimer e Demências de um modo geral.

 

Tratamento da Insônia: (havendo as causas médicas acima, logicamente, começar por elas)

1) Medicação:

  • Hipnóticos (medicamentos para dormir) e Ansiolíticos. Hipnótico não é cigarro, que você começa a fumar e nunca mais pára. Quando bem administrado, bem dosado, bem indicado e por período limitado, o paciente não fica dependente e melhora a qualidade de vida. O problema de ficar tomando remédios para dormir sem eliminar as causas da insônia, é que com o tempo todos eles perdem o efeito, podem provocar cansaço durante o dia e muitos podem prejudicar a memória.
  • Alguns Antidepressivos.
  • Alguns Neurolépticos.

2) A famosa Higiene do sono:

  • Tentar eliminar o máximo possível dos 3 grupos de causas descritas acima.

3) TCC (Terapia Cognitivo Comportamental):

  • Costuma ajudar muito para mudar o padrão de comportamento que provoca a insônia. É muiro comum a pessoa não dormir porque acha que não vai dormir. A TCC quebra esse círculo vicioso.

 

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