Narcolepsia - Sintomas e Tratamentos

Tratamento de Narcolepsia

A Narcolepsia é um distúrbio crônico caracterizado por ataques súbitos, inevitáveis, incontroláveis e inadequados de sono.

A Narcolepsia é uma condição genética na qual a orexina (ou hipocretina, um neurotransmissor estimulante) não é produzida em quantidade suficiente pelas células de um pequeno núcleo do hipotálamo.

Existe maior incidência em algumas famílias. Isso não quer dizer que todos os narcolépticos terão filhos narcolépticos.

 

Sintomas de Narcolepsia:

  • Sonolência Excessiva Diurna (que não é uma doença, é a manifestação de algum problema) mesmo tendo dormido bem na noite anterior. O paciente simplesmente adormece, não importa se conversando, trabalhando, dirigindo, etc. Os ataques são repentinos e repetidos durante o dia. A SED ocorre em praticamente todos os casos de Narcolepsia.
  • Cataplexia (em 60 a 90% dos casos). Significa uma perda súbita de força muscular. Pode afetar pequenos grupos de músculos (joelhos, faciais, pescoço, fala) até o corpo todo, provocando queda. São geralmente desencadeados por situações emocionais, por exemplo risada, surpresa, euforia, tristeza, constrangimento, orgasmo. Geralmente o paciente tem consciência que do que está acontecendo, embora não consiga falar nem se movimentar. A Cataplexia pode surgir dos 15 aos 30 anos e costuma provocar pelo menos um ataque por dia.
  • Alucinações hipnagógicas (ao adormecer) e hipnopômpicas (ao despertar) são muito vívidas. Podem ser muito assustadoras porque a pessoa sabe que está acordada mas está sonhando como se estivesse dormindo.
  • Paralisia do sono. É uma incapacidade total de se mover e falar pouco antes de adormecer e mais freqüentemente ao despertar. A pessoa só consegue mexer os olhos. É aterradora porque pode vir acompanhada das alucinações. Dura de segundos a minutos.

OBS.: a Paralisia do Sono e as Alucinações Hipnagógicas e Hipnopômpicas podem acontecer sem Narcolepsia.

 

Tratamento de Narcolepsia:

  • Melhorar a higiene do sono
  • Adaptar ambiente profissional, doméstico etc. de modo que em caso de queda não ocorram ferimentos
  • Os medicamentos chamados de Estimulantes costumam trazer melhora bem rápida.

 

Perguntas e Respostas sobre tratamento Insonia, Sonolência Excessiva Diurna, Narcolepsia, Pernas Inquietas, Paralisia do Sono, Apneia do Sono

Depoimentos de portadores de Insonia, Sonolência Excessiva Diurna, Narcolepsia, Pernas Inquietas, Paralisia do Sono, Apneia do Sono