Perguntas e Respostas: 

Dosagem de Serotonina, Reposição de Serotonina

1) Médico constatou que tenho deficiência de Serotonina no cérebro.

Pergunta 1:
Fiz exame de Catecolaminas e gostaria de saber se pelos valores obtidos na dosagem de Serotonina, Noradrenalina e Dopamina é possível constatar Depressão ou Síndrome do Pânico. Tomei Antidepressivos por 2 anos e parei há 1 ano. Ando muito ansiosa e com taquicardia.
Por favor, responda.

Resposta:
Mas você dosou Serotonina, Noradrenalina e Dopamina para que? Ninguém dosa Catecolaminas, esse exame não tem utilidade no tratamento de Depressão nem de Síndrome do Pânico nem de TOC, etc.


Pergunta 2:
Existe algum exame para saber se há um distúrbio do metabolismo de Neurotransmissores?

Resposta:
Não, o diagnóstico é clínico.


Pergunta 3:
Achei o site de vocês sensacional, vou divulgar. Antes de mais nada, gostaria de saber se tem como aumentar a vitalidade dos neurônios e como evitar o desgaste.

Resposta:
Muito obrigado pelo elogio. Você quer dizer uma pessoa saudável, sem nenhuma doença neurológica nem psiquiátrica?

Para aumentar a vitalidade e evitar o desgaste dos neurônios se faz o mesmo que para o resto do nosso corpo: vida saudável, álcool moderado, exercícios físicos, muita atividade mental (neurônio é como músculo, quanto mais se usa mais forte ele fica), dormir bastante, manter os níveis de Colesterol e Triglicérides normais, etc. Em bom português, usar o bom senso. Leia a página sobre Qualidade de Vida.


Pergunta 4:
Tudo bem? Meu nome é Juliana e tenho TOC. Preciso tirar uma dúvida e de um favor. A pergunta, eu já fiz no site, mas não achei a resposta. Li em alguns artigos que as Vitaminas B, principalmente a Niacina contribuem para a produção de Serotonina.
Se o adulto e o adolescente incluíssem esta vitamina na sua alimentação, reduziriam o risco de ter Depressão?

Resposta:
Não, infelizmente.


Pergunta 5:
O médico constatou que eu tenho deficiência de Serotonina no cérebro, pelo meu histórico. A minha mente estava em câmera lenta, eu custava a captar os assuntos. Eu estava com muita dificuldade de raciocínio. E o meu trabalho exige raciocínio rápido, eu faço muitas planilhas numéricas, é um trabalho volumoso.
Sou fumante há 20 anos e tomo muito café. Como o cigarro e o café contém alto índice de Serotonina, se eu sou fumante e tomo muito café, não era para eu ter essa doença?
Resposta:
Ou ele explicou errado ou você entendeu errado. Ninguém constata que alguém tem Serotonina de mais ou de menos no cérebro.

Não existe nenhum diagnóstico baseado em ter Serotonina demais ou de menos.

Você pode estar estressado, deprimido, pode estar com alguma doença neurológica, com Hipotireoidismo, etc. Mas o diagnóstico é feito pela anamnese e eventualmente por algum exame complementar, mas não pela dosagem de Serotonina onde quer que seja.

2) Antidepressivos não repõem Serotonina nem outro Neurotransmissor.

Pergunta 1:

Gostaria de saber quais Neurotransmissores são beneficiados por Tofranil, Anafranil, Tryptanol, Prozac, Efexor, Pamelor, Sulpan, Buspar, Rivotril, Valium, Lexotan, Frontal, Lorax.
Já tomei os medicamentos, sendo que somente Pamelor, Efexor e Rivotril fizeram efeito para Depressão, na variação de humor e na ansiedade.
Necessito saber como atuam estes que tomo e os que já tomei com relação a suas atuações nos Neurotransmissores (Dopamina, Serotonina, acetilcolina, Noradrenalina, GABA, etc.).

Resposta:

Nas bulas e monografias dos medicamentos a pessoa pode saber qual o mecanismo de ação deles.
Mas daí a escolher o medicamento com um raciocínio simplista tipo “TOC é problema de Serotonina então vou tomar um medicamento Inibidor de Recaptação de Serotonina” vai uma grande distância.


Pergunta 2:
Quais as funções do Neurotransmissor Noradrenalina?

Resposta:

A Noradrenalina é um dos vários Neurotransmissores de nosso cérebro. São eles que conduzem o impulso nervoso entre um neurônio e outro.


Pergunta 3:

Caminhar ajuda na produção de Serotonina? Existem alimentos que se consumidos podem favorecer a produção de Neurotransmissores?

Resposta:

Caminhar, sexo, rir, assim como qualquer esporte feito com prazer (não por obrigação) aumenta a produção de Neurotransmissores.
Alguns alimentos também, mas engordam (chocolate).
De qualquer forma esse aumento quase nunca é suficiente para combater uma Depressão, Pânico ou TOC mais fortes.


Pergunta 4:

A Serotonina, ou qualquer outro neurotransmissor que esteja faltando em meu cérebro poderá ser reposta definitivamente pelo uso de medicamentos?
O cérebro continua produzindo naturalmente os neurotransmissores?
E se existem outros meios de repô-los sem o uso de medicamentos?
Antidepressivos não repõem Serotonina nem outro Neurotransmissor, o cérebro nunca para de produzir Neurotransmissores.

A função dos Antidepressivos é normalizar o metabolismo de Serotonina, Noradrenalina e Dopamina nas sinapses.

Resposta:

Antidepressivos não repõem Serotonina nem outro Neurotransmissor, o cérebro nunca para de produzir Neurotransmissores.
A função dos Antidepressivos é normalizar o metabolismo de Serotonina, Noradrenalina e Dopamina nas sinapses.

3) O que causa falta e excesso de serotonina no organismo humano?

Pergunta 1:

Gostaria de saber: já que não dá pra medir se uma pessoa tem falta de Serotonina, de Dopamina ou de Noradrenalina, como escolher o remédio que esse paciente precisa?
Resposta:
Seja um Antidepressivo, um neuroléptico (antipsicótico), um tranqüilizante (ou calmante, ansiolítico), um estabilizador de humor o remédio é escolhido de acordo com certos critérios que você pode ler na pagina Como Escolher o Medicamento em Psiquiatria.

Não existe um remédio que seja perfeito para todas as pessoas que sofrem de um determinado problema, cada caso é um caso.


Pergunta 2:

Gostaria de saber qual a função da MAO e como agem os Antidepressivos IMAO? Grato. Parabéns por proporcionar esse espaço para esclarecimento!

Resposta:

MAO (ou Monoaminaoxidase) é a enzima que metaboliza os Neurotransmissores. Os medicamentos que inibem a MAO (os IMAO) aumentam a quantidade de Neurotransmissor na sinapse dos neurônios.


Pergunta 3:

Um mesmo paciente pode apresentar déficits de Serotonina e Dopamina ao mesmo tempo?

Resposta:

Sim.


Pergunta 4:

Gostaria de saber a relação entre Serotonina e desempenho na relação sexual. A baixa da Serotonina prejudica? Estou passando por um momento de Depressão em função de stress. Tomo Olcadil 1 mg para dormir e um remédio manipulado que estimula a Serotonina.

Resposta:

Se houver uma alteração no metabolismo de Serotonina que provoque uma Depressão, a queda de libido pode ser uma conseqüência disso sim.

Mas que remédio é esse que aumenta a Serotonina?


Pergunta 5:

Gostaria de saber o que causa a falta e o excesso de serotonina no organismo humano?

Por exemplo, o excesso de serotonina é o causa enxaqueca em algumas pessoas.

Resposta:

A serotonina é um neurotransmissor que exerce múltiplas funções em nosso organismo, por exemplo:
Regulação do humor
Trânsito intestinal
Ansiedade
Ritmo sono/vigília
No caso das enxaquecas, o que ocorre é uma alteração dessa substância de forma episódica em alguns centros cerebrais que pode deflagrar uma crise de enxaqueca.

4) Se tomar Serotonina funcionasse, os laboratórios fabricariam Serotonina.

Pergunta 1:

Boa tarde, Dr. Rubens Pitliuk, devido a algumas crises de Pânico e uma ida ao Psiquiatra, que me receitou Rivotril antes de dormir (0,25 mg), procurei um médico Ortomolecular, já que as crises persistiam. Depois de um exame clínico, ele disse que a minha produção de Serotonina e Dopamina não está sendo suficiente, por isso eu fico ansiosa, nervosa e às vezes deprimida.
Para resolver este problema ele receitou um medicamento de manipulação para aumentar a síntese de Serotonina e Noradrenalina e disse que com isso a minha sensação de bem estar e prazer aumentaria e conseqüentemente minha ansiedade e crises de Pânico diminuiriam (ele pediu para eu continuar tomando o Rivotril).

Gostaria de saber se estas informações são verdadeiras e qual o risco desta reposição de Serotonina e Dopamina, tenho medo que quando parar de tomar estas medicações, meu organismo sinta a falta e eu fique com Depressão, por exemplo.


Pergunta 2:

Li todas as perguntas e suas respostas e restou uma dúvida. Em quase todas o senhor afirma que não existe como aumentar a produção de Serotonina, mas o senhor diz que sim Antidepressivos, Psicoestimulantes, Fototerapia, esportes, chocolate aumentam.
Será que entendi errado?


Resposta:

Chocolate, Antidepressivos, Fototerapia, etc. aumentam a produção ou o aproveitamento da Serotonina sim.
Mas o mecanismo não é tão simples e é em grande parte desconhecido.
O que eu quero dizer é que não adianta tomar produtos à base de Serotonina nem de Noradrenalina nem Dopamina (se é que eles existem).

Se tomar Serotonina funcionasse, os laboratórios do mundo inteiro fabricariam cápsulas ou ampolas dela.

O fato dos Antidepressivos e Neurolépticos corrigirem alterações no metabolismo desses Neurotransmissores não quer dizer que eles estão em falta.

5) Hipotireoidismo pode provocar o aparecimento de Depressão.

Pergunta 1:

Na verdade estava levantando referências gerais sobre a nossa querida Dopamina e topei com a sua página. Aproveito o importante serviço que presta ao público em geral para indagar sobre quais dessas doenças ou distúrbios estão ligados à distribuição de Dopamina:

Resposta entre parênteses ao lado da pergunta:

Hiperatividade (preponderantemente sim)
Alzheimer (parcialmente sim)
Parkinson (preponderantemente sim)
Síndrome do Pânico (preponderantemente não)

Pergunta 2:

Sofro de Hipotireoidismo. Depois disso, minha vida mudou.
Fiquei depressiva, quase cometi suicídio, durmo de dia e fico acordada à noite, passei a ter tiques nervosos e dificuldade de memorizar, além disso, por vezes penso algo e falo outra coisa sem perceber, até mesmo na escrita troco as palavras (ex.- Para, escrevo rapa, se estiver em situação de stress).
Tenho casos de suicídio na família (três tias e duas primas por parte de mãe).

Ouvi dizer que poder ser ocasionado por carência de lítio, gostaria de saber se é verdade.

Gostaria de saber também se o hipotireoidismo afeta a memória e como devo tratar isso.

Obrigada.

Resposta:

Carência de lítio não causa hipotireoidismo nem Depressão. Leia a página de Lítio.
O Hipotireoidismo pode sim provocar o aparecimento de Depressão e déficit de memória.
Trate seu Hipotireoidismo com um bom endocrinologista e se depois de a tireoide estar compensada, você ainda estiver depressiva, um psiquiatra trata essa depressão.
É bem possível que o Hipotireoidismo tenha desencadeado uma Depressão que precisará de um tratamento mais tarde, pois você aparentemente tem genética para Depressão.

© 2020 por mentalhelp