Perguntas e Respostas: 

TPM, Transtorno Disfórico pré-menstrual

1) A TPM piora depois dos 40 anos?

Pergunta 1:

Estou entre os 5% de mulheres com sintomas graves de Tensão-Pré-Menstrual: Depressão aguda, angústia, irritabilidade, variações de humor, etc. Durante as crises mais graves, que ocorrem em meses alternados, penso freqüentemente em suicídio.

Tenho problemas no trabalho e dificuldades para convencer as pessoas de que estou doente.
Gostaria de saber se a Psiquiatria tem algum tipo de tratamento para a Tensão Pré-Menstrual.
Se existe a recomendação de usar Antidepressivos, em que período usá-los?

Resposta:

Só 5%? Essa porcentagem é maior! Mas a resposta é sim, a Psiquiatria tem opções de tratamento sem a necessidade de se usar hormônios. Antidepressivos são apenas uma das opções.


Pergunta 2:

Sofro de Tensão Pré-Menstrual. Minha saída é somente através de antidepressivos e Antiepilépticos?

Resposta:

Não, muitas vezes ela é tratada com outros medicamentos, por exemplo, diuréticos, neurolépticos em dose baixa, vitaminas, com a vantagem que geralmente basta tomar nos dias de Tensão Pré-Menstrual apenas.


Pergunta 3:

É verdade que a Tensão Pré-Menstrual piora depois dos 40 anos?

Resposta:

Sim, a TPM costuma piorar com a idade.


Pergunta 4:

Tensão Pré-Menstrual há 2 anos e os sintomas que tenho com frequência são angústia, ansiedade e algumas vezes Depressão, o medico receitou uma medicação chamada Fluoxetina.

Existe algum tempo determinado para se usar esta medicação?

Resposta:

A Fluoxetina é uma das boas opções para tratar TPM, quando se opta por tratamento com Antidepressivo.
Muitas mulheres melhoram da TPM tomando a Fluoxetina (Prozac, Verotina, etc.) apenas no período pré-menstrual.


Pergunta 5:

Tenho TPM e hoje com 45 anos percebi que os sintomas ficaram intensos. Insônia, nervoso que está prejudicando meu convívio com as pessoas, pois não tenho nenhuma paciência para dialogar com ninguém.

Pensamentos negativos, medo e sensação ruim. Comecei a tomar Diazepam por conta própria e senti um grande alívio, meu humor melhorou e meu problema com a insônia foi solucionado, mas estou preocupada, pois me disseram que este remédio pode causar dependência. Paro de tomar ou não?

Resposta:

Esse tipo de remédio não é para tomar sem orientação médica.
Tratar TPM pode ser bem simples e sim, a TPM costuma piorar até desaparecer na Menopausa.


Pergunta 6:

Com qual idade, em média, as mulheres começam a ter TPM? Jovens e adolescentes também podem ter ou os sintomas semelhantes a ela podem ser devido a doenças psicológicas como Depressão, Distimia, ou até outras doenças hormonais como hipotireoidismo?

Resposta:

A TPM pode começar desde a adolescência e costuma piorar com a idade. Mulheres que sofrem de Depressão, Distimia, Enxaqueca, Ansiedade costumam ter piora de todos os sintomas no Período Pré-Menstrual.


Pergunta 7:

Tomo Alprazolam e Escitalopram, estou morrendo de dor na barriga, gases parece que estou ferida por dentro e tenho ataques de arritmia quando a menstruação se aproxima.

Resposta:

As dores de barriga e os gases não são causados nem pelo Alprazolam (Frontal, Apraz) nem pelo Escitalopram (Lexapro, Reconter, Exodus, Esc), mas podem ser causados pela TPM, pois parece que esses dois medicamentos não estão sendo eficazes para você.

Provavelmente teu psiquiatra irá provavelmente mudar todo o tratamento.

2) Reconheço que fico um sacoooooo, meu namorado sofre coitado.

Pergunta 1:

Minha Tensão Pré-Menstrual é tão intensa que fico agressiva. Já cheguei a amassar o carro do meu namorado com chutes e quebrei um dedo dele. Não sei de onde vem essa força toda. No resto do mês me controlo, sei que sou nervosa, mas nesses dias eu não tenho controle sobre o que falo ou faço. E isto está cada vez pior.
Tenho medo de ir mais além porque a raiva e muito intensa e fico cega.

Meu médico indicou implante de um remédio para parar de menstruar. Não sei se seria ideal.

Resposta:

Existem várias possibilidades de se tratar Tensão Pré-Menstrual. O implante é uma delas. Discuta as opções com seu médico.


Pergunta 2:

Tenho uma grande dúvida. Toda vez que estou na Tensão Pré-Menstrual, meu namorado curiosamente fica com os mesmos sintomas que eu e na mesma época. Ele fica ansioso, irritado, questiona tudo, impaciente...
Enfim, já li algumas reportagens e disseram que é possível, mas preciso ter uma certeza. Por favor, me ajudem! Grata,

Resposta:

Bem, se é possível? Tem tanta coisa estranha no mundo, né? Só não entendi se ele fica assim por solidariedade ou por vingança.


Pergunta 3:

Olá, sofro de uma TPM muito intensa, às vezes chego a pensar que tenho todos os sintomas rsrs, tenho muita dor de cabeça, vômito, dor no corpo inchaço, blá blá blá.
Mas isso nem me incomoda tanto, o pior é meu estado emocional, fico triste, chorona, agressiva, depressiva, achando que ninguém gosta de mim, pra falar a verdade reconheço que fico um sacoooooo, meu namorado sofre coitado.
Mas o que eu queria saber é se é normal os sintomas da TPM começarem uns 12 dias depois do primeiro dia da menstruação, porque os meus sintomas começam.

Quando penso que estou livre o troço tá começando tudo de novo passo mais dias de TPM do que bem, e o pior é que quando ela vai embora pareço que sou um anjo e me arrependo de tudo que eu fiz!

Obrigada!

Resposta:

TPM é assim mesmo.
A duração dela pode variar de mês para mês.
Mas existem vários tratamentos não hormonais, procure um Ginecologista ou um Psiquiatra.


Pergunta 4:

Sempre duas semanas antes de menstruar fico irritada, sem paciência e deprimida. Sofro muito, pois isso esta abalando meu casamento. Meu marido acha que tenho como controlar, que devo ficar mais calma, mas não consigo.
Quando ouço a voz dele ou quando ele vem me dar carinhos fico irritada, às vezes tento ser mais maleável, mas não consigo. Isso tem cura? O que devo fazer? Pois não quero que meu casamento acabe.

Me ajude, por favor.

Resposta:

Sim, TPM é quase sempre fácil de tratar.


Pergunta 5:

Gostaria em primeiro lugar dizer que este site me ajudou a perceber alguns problemas em minha personalidade que sofria e não entendia, parabéns!
Me identifiquei muito com os sintomas de Borderline, Apnéia do Sono e DDA, queria saber do Dr. Rubens Pitliuk se realmente essas doenças podem ter relações entre si.
Tenho muitas variações de humor principalmente na TPM.

Me canso muito fácil das coisas, não consigo me concentrar por muito tempo.
Ultimamente tenho tido muito problemas familiares e fico o dia todo brigando com eles em meus pensamentos.

Quando sonho muito com alguma coisa, quando consigo parece que não tem graça.
Me ajude, me diga qual médico devo procurar, Deus o abençoe!

Resposta:

Olha, para ter TPM, basta ser mulher, por causa das variações hormonais.
A Apneia do Sono é causada por um problema físico, que pode ser tanto no nariz quanto na garganta.
Ou seja, eles não têm nenhuma relação entre eles e ambos podem existir na mesma pessoa.
Quanto ao DDA (TDAH) e ao Transtorno Borderline, eles também podem ocorrer na mesma pessoa.

Para simplificar: procure um Psiquiatra.

A ordem do tratamento será provavelmente ele pedir uma Polissonografia, mandar preparar uma fórmula para você tomar apenas nos dias de TPM e investigar esses dois outros diagnósticos, TDAH ou DDA e Borderline.

3) Qual a relação entre TPM, Depressão e Distimia?

Pergunta 1:

Não tenho coragem de ir ao médico, mas oito anos atrás, com um final de um relacionamento me senti muito mal, infeliz com vontade de morrer não tinha ânimo nem para tomar banho. Na seqüência também perdi o emprego e me afastei dos "amigos". O tempo passou e nunca mais fui a mesma, errava propositadamente para ver se me machucava ainda mais (como traições e mudança de parceiros incondicionalmente sem nem um sentimento).
Mas há quatro anos venho me sentindo melhor e feliz comigo, só tenho fortíssimas Tensão Pré-Menstrual. Hoje me encontro em um novo fim de relacionamento e caminhando para o mesmo caminho de tristeza e desencontro comigo mesma.

Não queria levar quatro anos para voltar a me sentir bem. Como posso me sentir melhor?

Resposta:

Considerando que um dos desencadeantes de Depressão é perda, dá para entender a Depressão que você sofreu oito anos atrás, pois perdeu o relacionamento e o emprego.

Parece que a depressão passou e que agora a TPM ficou mais evidente. A TPM costuma piorar com a idade mesmo.

Sugestão: procure um Psiquiatra e trate essa Tensão Pré-Menstrual, não tem sentido sofrer todo santo mês com hora marcada.


Pergunta 2:

Tenho todos os sintomas possíveis de TPM: Depressão, dores nas pernas, irritação, dores de cabeça, irritabilidade. Como tenho Transtorno Bipolar e Hipertireoidismo, parece que os sintomas aumentam nestes dias.
Gostaria de saber se como tenho transtorno Bipolar, se eu posso tomar Sertralina? E se a Sertralina altera alguma coisa no Transtorno Bipolar já que a Sertralina contém Serotonina. E eu estou muito depressiva.

Resposta:

Se você sofre de Transtorno Bipolar, precisaria tomar cuidado com Sertralina, caso não esteja protegida por um Estabilizador de Humor. Consulte teu psiquiatra.

Por outro lado, existem tratamentos de TPM sem Antidepressivos nem hormônios, assim você não correria o risco de piorar o Transtorno Bipolar.


Pergunta 3:

Meu humor varia muito, tem dias que choro à toa, me emociono com tolices, e me sinto triste constantemente. Às vezes não vejo perspectivas de futuro e sinto-me muito insegura, com medo de não arrumar emprego.
Venho sentido isto há mais ou menos 2 anos. Como é o diagnóstico diferencial de Distimia e Tensão Pré-Menstrual? Gostaria de ajuda! Sei que isto me atrapalha e minha autoestima está muito vulnerável!

Resposta:

O diagnóstico diferencial é que a Tensão Pré-Menstrual só se manifesta no período Pré-Menstrual, enquanto a Distimia é um estado mais ou menos constante por toda a vida.

Mas logicamente os sintomas depressivos da Distimia costumam piorar no período Pré-Menstrual.
Tanto a Distimia quanto a TPM podem ser tratadas com bons resultados.

4) Enjôos, vontade de vomitar, pensamentos ruins, acho que não gosto mais do meu namorado.

Pergunta 1:

Minha noiva tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e usa Zoloft (Sertralina) 150 mg e Clomipramina (Anafranil) 50 mg, com essa medicação o TOC melhorou bastante e ela está praticamente assintomática. Mas um fator me chama atenção: no período pré menstrual ela apresenta uma série de sintomas como angústia, irritabilidade e mau humor, além de dores em várias partes do corpo, principalmente, cabeça e costas.
O que ela relata é que é impossível não ficar de mau humor sentindo tantas dores, ela se automedica com Analgésicos fortes, que receio que façam algum mal pelo uso indiscriminado.

Resposta:

A Tensão pré Menstrual pode ser tratada independentemente do DOC, mas não com Analgésicos, pois o uso constante pode provocar lesão renal e mais cefaleias.

Pena que a TPM dela não melhorou com Zoloft nem Anafranil, poderia ter melhorado. Mas existem várias opções de tratamento sem usar analgésicos nem outros remédios que poderiam interagir com o Zoloft e o Anafranil.


Pergunta 2:

Sou uma pessoa infeliz e insatisfeita com tudo e sempre me senti assim. Não tenho mais vontade de sorrir nem com piadas. Quando estou com TPM fico insuportável.
Tenho altos e baixos, períodos muito depressiva outros de melhora. Tenho 41 anos e uma filha de 2 aninhos. Lendo seu site deduzi que posso sofrer de DISTIMIA, porque me enquadro nos sintomas.

Comecei a tomar Pondera (Paroxetina). Também fui a um clínico geral que receitou medicamentos manipulados Fitoterápicos, porém, ainda não comecei a tomá-los. Fitoterápicos podem me ajudar? O que você acha de continuar tomando Pondera? Ah! Já fui em psiquiatra viu, decepção total.

Resposta:

Pondera é uma das boas opções para Distimia e poderia ter ajudado na TPM, pena que não ajudou

Para tratar TPM existem várias opções sem precisar antidepressivos nem hormônios. Mas Fitoterápicos que eu saiba não ajudam nem Distimia nem TPM.

5) TPM, Enxaqueca e dores no corpo e nos seios.

Pergunta 1:

Gostaria de saber mais sobre Enxaqueca hormonal. Isto existe? Tenho crises todos os meses, a partir do 5º dia de menstruação, podendo se estender até o 15º dia. Já fiz todos os exames para diagnosticar a causa, e os médicos não identificaram nenhuma anomalia.
Meus sintomas são: dor na parte frontal da cabeça, náuseas, sensibilidade visual com luz, e sensação de desequilíbrio.

Resposta:

Sim, existe Enxaqueca hormonal, mas aqui me parece mais uma Enxaqueca “normal”, que deve ser tratada como qualquer Enxaqueca.
Se os sintomas vêm com tanta frequência, todos os meses, provavelmente você precisa de um tratamento preventivo ou profilático, que muitas vezes pode ser feito com medicamentos naturais.


Pergunta 2:

Tenho sintomas terríveis durante a TPM, como irritação e Enxaquecas fortes. Já tratei com psiquiatra, mas eu quis parar, pois o neurologista diz que meu caso não é para Antidepressivos.
Cheguei a tratar com Ansiolíticos que me ajudaram nas Enxaquecas, mas não nos outros sintomas.

Bem a história é longa, resumindo: quando é que sei que preciso de antidepressivo?
Estou na dúvida se procuro novamente um psiquiatra, e no momento estou achando que fico normal somente uma semana do mês, o resto viro um monstro e deprimida.

Não adianta ir ao ginecologista, pois nenhum tem uma solução!
Já fiz terapia e pretendo voltar, estou há alguns meses parada.
Quase perdi meu marido estes dias, por causa do meu mau-humor e péssimo temperamento! Obrigada!

Resposta:

Existem algumas maneiras de tratar TPM e uma delas é com Antidepressivos, mesmo que a mulher não seja depressiva nem sofra de Depressão.


Pergunta 3:

Sofro de Enxaquecas desde a adolescência, assim como de Anorexia/Bulimia. As crises de Enxaqueca são geralmente no período Pré-Menstrual.
No entanto, em fases críticas de Bulimia a Enxaqueca aparece com mais intensidade, qualquer que seja o período do ciclo menstrual...

Qual a ligação entre ambas? Estou tratando das duas, mas há alguma sugestão para tratá-las juntas?

Pergunta 4:

Seria interessante se você tivesse descrito quais são os tratamentos.
A Bulimia e Anorexia exigem tratamento próprio, composto por medicação mais Psicoterapia.

A piora da Enxaqueca nas fases de Bulimia faz sentido, provavelmente aumento de Ansiedade piora a Bulimia e também a Enxaqueca.

Provavelmente além do tratamento constante da Bulimia você também precisa de um tratamento específico apenas nos dias de TPM, que deve melhorar as Enxaquecas também.


Pergunta 5:

A Tensão Pré-Menstrual vem sempre acompanhada de Enxaqueca?

Resposta:

Sempre não, mas é frequente.


Pergunta 6:

Todo mês antes de menstruar, os meus seios ficavam doloridos, intocáveis, mas pela primeira vez falta 4 dias para minha menstruação descer e meus seios estão normais.
Estou com algum problema?

Resposta:

Se você não estiver grávida, não...

6) Tratamento de TPM sem hormônios nem antidepressivos

Pergunta 1:

Olá, bom dia. Há um mês meio estou fazendo uso do Rivotril (10 gotas) e Amitriptilina (1 cp à noite). Fora esses faço uso também de um anticoncepcional (Tess), só que minha menstruação só deu sinal que viria e não veio. O que pode ser?

Efeito dos dois remédios acima, ou provavelmente gravidez? Obs: tomei a pílula certinha não faltando nenhum dia. Me ajudem, por favor. Grata pela atenção.


Resposta:

Nem o Rivotril nem a Amitriptilina atrasam menstruação. O Rivotril poderia atrasar a menstruação, mas somente com doses gigantescas e depois de muitos meses, por causa do aumento de prolactina. Mas não 10 gotas durante 1 mês.


Pergunta 2:

Tenho Síndrome do Pânico, controlada por medicamentos e psicoterapia. Perto dos 40 anos, tem acontecido de a antiga dose de medicação não fazer mais o mesmo efeito. Foi dobrada por meu Psiquiatra.

Não contente com o resultado, sugeriu complementação com outra medicação. Julgo a medicação imprescindível no meu caso, mas não gostaria de aumentar indefinidamente. Tenho uma certeza que existe um reflexo hormonal por trás dessa 'piora'. Gostaria de saber sobre efeitos das oscilações hormonais, queda de estrogênio, por exemplo, no efeito dos Inibidores de Recaptação de Serotonina.

Resposta:

Sim, a fase em torno da menopausa deixa a mulher mais desprotegida. Converse com seu ginecologista sobre reposição hormonal.


Pergunta 3:

A Serotonina tem alguma importância na minha TPM, que se manifesta de forma depressiva e agressiva?

Resposta:

Serotonina tem a ver com TPM, por isso geralmente os antidepressivos serotoninérgicos melhoram a TPM.
Mas existem vários modos de tratar TPM sem antidepressivos nem hormônios.

© 2020 por mentalhelp