O que causa falta e excesso de serotonina no organismo humano?

Falta de Serotonina

Pergunta:

Gostaria de saber: já que não dá pra medir se uma pessoa tem falta de Serotonina, de Dopamina ou de Noradrenalina, como escolher o remédio que esse paciente precisa?

Resposta:

Seja um Antidepressivo, um neuroléptico (antipsicótico), um tranqüilizante (ou calmante, ansiolítico), um estabilizador de humor o remédio é escolhido de acordo com certos critérios que você pode ler na pagina Como Escolher o Medicamento em Psiquiatria.

Não existe um remédio que seja perfeito para todas as pessoas que sofrem de um determinado problema, cada caso é um caso.

 

Pergunta:

Gostaria de saber qual a função da MAO e como agem os Antidepressivos IMAO? Grato. Parabéns por proporcionar esse espaço para esclarecimento!

Resposta:

MAO (ou Monoaminaoxidase) é a enzima que metaboliza os Neurotransmissores. Os medicamentos que inibem a MAO (os IMAO) aumentam a quantidade de Neurotransmissor na sinapse dos neurônios.

 

Pergunta:

Um mesmo paciente pode apresentar déficits de Serotonina e Dopamina ao mesmo tempo?

Resposta:

Sim.

 

Pergunta:

Gostaria de saber a relação entre Serotonina e desempenho na relação sexual. A baixa da Serotonina prejudica? Estou passando por um momento de Depressão em função de stress. Tomo Olcadil 1 mg para dormir e um remédio manipulado que estimula a Serotonina.

Resposta:

Se houver uma alteração no metabolismo de Serotonina que provoque uma Depressão, a queda de libido pode ser uma conseqüência disso sim.

Mas que remédio é esse que aumenta a Serotonina?

 

Pergunta: 

Gostaria de saber o que causa a falta e o excesso de serotonina no organismo humano?

Por exemplo, o excesso de serotonina é o causa enxaqueca em algumas pessoas.

Resposta:

A serotonina é um neurotransmissor que exerce múltiplas funções em nosso organismo, por exemplo:

  • Regulação do humor
  • Trânsito intestinal
  • Ansiedade
  • Ritmo sono/vigília

No caso das enxaquecas, o que ocorre é uma alteração dessa substância de forma episódica em alguns centros cerebrais que pode deflagrar uma crise de enxaqueca.