Doença de Alzheimer

Atualizado: 5 de dez. de 2020

Tratar Alzheimer, como lidar com Alzheimer
Tratar Alzheimer

Doença de Alzheimer, Demência Vascular ou Arteriosclerose, Demência de Lewy e Demência de Pick não curam, mas quanto mais cedo o tratamento começar, melhor. Dá para atrasar a perda de memória em vários anos. Achar "que é coisa da idade" não ajuda nada.

Não se esqueça que se um paciente começa a apresentar Depressão ou Psicose de difícil tratamento depois dos 60 anos, pode ser um início de Alzheimer ou outra Demência. A Doença de Alzheimer, ou Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa cerebral, que provoca perda de habilidades como pensar, memorizar, raciocinar. É progressiva e começa mais frequentemente após os 65 anos.

Causa da Doença de Alzheimer: desconhecida. Evolução: a doença é lenta e insidiosa. Os sintomas vão aparecendo aos poucos.

Sintomas da Doença de Alzheimer:

• Déficit de memória para fatos recentes.

• A memória retrógrada é a última a desaparecer. Os fatos mais antigos são os que mais demoram a serem "apagados" da memória.

• Dificuldade para executar tarefas rotineiras. Esquecer fogão aceso, por exemplo.

• Problemas de expressão de linguagem.

• Dificuldade com atividades intelectuais, como leitura, cálculos, etc.

• Desorientação para tempo e lugar.

• Julgamento prejudicado.

• Incapacidade para o raciocínio abstrato. "De grão em grão a galinha enche o papo", para o paciente, significa que a galinha come um grão de milho de cada vez. Ele não consegue interpretar o sentido desse provérbio.

• Guardar coisas em lugares errados.

• Não reconhece parentes próximos.

• Alterações de humor ou de comportamento.

• Fases de depressão, agitação, psicose, alucinações.

• Mudanças de personalidade, por exemplo, irritabilidade, apatia, labilidade de humor, desinibição sexual.

• Diminuição de iniciativa e estado indiferente em que fica sentado, deitado, ou andando sem rumo pela casa.

• Incapacidade para executar atos simples, como se vestir e tomar banho.

• Incontinência urinária e fecal.

• A doença pode evoluir entre 2 e 20 anos. Na maioria das vezes a causa da morte não tem relação com a doença, com outros fatores ligados à idade avançada.

Diagnósticos diferenciais de Alzheimer:

Existem algumas doenças que podem provocar sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer.

• Neurocisticercose (calcificações cerebrais provocadas pela Tênia, ou Solitária).

• Tumores Cerebrais.

• Hemorragias Cerebrais.

• Arteriosclerose.

• Intoxicações ou reações paradoxais a medicamentos.

• Atrofia cerebral provocada por alcoolismo.

• Síndrome de Korsakoff.

• Deficiência grave de Vitamina B.

• Hipotireoidismo e anemia graves.

• Depressão em pacientes de muita idade. Uma Depressão pode imitar o Alzheimer (antigamente essa Depressão era chamada de Pseudo-demência).

• Psicoses em pessoas de muita idade.

• Traumatismos Cranianos e suas sequelas.

Exames para Doença de Alzheimer:

Nas fases iniciais todos os exames inclusive a Tomografia e a Ressonância Magnética podem ser normais. Mais tarde, poderá haver diminuição do volume cerebral, indicando a atrofia. Mesmo o Pet Scan e o SPECT, que medem a atividade metabólica cerebral nem sempre estão alterados.

Tratamento da Doença de Alzheimer:

No começo é possível diminuir a velocidade da doença, obter melhora de memória e estabilidade do comportamento (que já teve um parente com Alzheimer sabe como isto é importante). Atualmente os medicamentos mais eficazes são os Inibidores da Acetilcolinesterase e a Memantina. Vitaminas e Gingko Biloba podem ser úteis, desde que sejam dados com a medicação específica, e não como tratamento único.

Alguns cuidados com pacientes que sofrem de Alzheimer:

• Ambiente calmo e com estímulos positivos.

• Manter as coisas sempre arrumadas da mesma forma, ambiente conhecido, para evitar desorientação maior ainda.

• Não deixar o paciente sair sozinho, para ele não se perder.

• Vida saudável: não fumar, não beber, fazer caminhadas, ter uma ocupação mesmo que rotineira e repetitiva.

• Exercícios para memória. Palavras cruzadas, contas matemáticas, contar para a família o que o noticiário de TV mostrou, resumir o que leu no jornal, como foi o capítulo da novela, jogos de memória, etc.

• Manter uma luz fraca acesa à noite. Se o paciente acordar saberá onde está.

• Cartão com identificação, nome e telefone de familiares, etc.

• Tirar objetos de valor da casa, por causa de cuidadores que frequentarão a casa do paciente.

• Retirar tapetes soltos e móveis baixos.

• Barras de segurança nos banheiros e ao lado da cama.

• Cadeira plástica para o chuveiro

• Caprichar na higiene inclusive oral.

Para a família do portador de Alzheimer:

A Doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também suas pessoas próximas, que se desgastam muito em termos emocionais, físicos e financeiros. Repetir muitas vezes os pedidos mais simples, ajudá-lo a se vestir, se lavar, se alimentar, é muito cansativo. Mesmo cuidadores profissionais (empregadas bem treinadas, enfermeiras, acompanhantes) correm o risco de ficarem esgotados. Organize bem os turnos, rodízios, feriados, férias. Não adianta todos os cuidadores ficarem cansados ao mesmo tempo. Perguntas e Respostas sobre tratamento de Doença de Alzheimer