top of page

É verdade que depressão não cura?

Atualizado: 2 de mar de 2023


É verdade que depressão não cura?
É verdade que depressão não cura?

Não é verdade, muitos pacientes sofrem uma única Depressão na vida e nunca mais.

Nunca é demais repetir: quanto mais cedo começar a tratar e quanto mais completo for o tratamento, menor é o risco de aparecer outra Depressão

Vamos dividir as depressões didaticamente em 3 grupos:


  • Depressões provocadas por um evento de vida (life event), por exemplo luto, desemprego, perda de pessoa querida, perda financeira, seqüestro, assalto, doença grave, alterações hormonais, etc.

  • Depressões com carga genética. Isso não quer dizer que todas as pessoas da família vão sofrer Depressão. Mesmo com genética a maioria dos pacientes precisou ter um fator desencadeante para que a fase depressiva começasse.

  • Existe uma minoria de casos em que a Depressão aparece sem nenhum motivo.

Grupo 1:

Essas pessoas vão se livrar da Depressão com a correção da doença que a provocou, com uma Psicoterapia de Apoio, com o tempo, com um ombro amigo, com a mudança das condições de vida. Muitas nem precisariam ter tomado Antidepressivo.

Grupo 2 e 3:

Aí é que se ouve "não cura", "nunca fiquei completamente boa", "nunca consigo parar o remédio", "a Depressão sempre volta", minha "Depressão é Refratária" ou minha "Depressão é Resistente".


 Então vamos lá:


A maior preocupação dos paciente é "remédio para sempre e mesmo assim não ficar completamente bem".

Quais os maiores erros que fazem com que o paciente não fique completamente bom ? (De agora em diante vamos falar só de remédios, pois Psicoterapia, tempo, mudanças de vida tratamento da doença que provocou a Depressão já foram descritas acima):

  • Se essas Depressões foram desencadeadas por um fator externo (ou mesmo interno, por determinados traços de personalidade), uma Psicoterapia deveria ter sido feita junto com o tratamento medicamentoso.

  • Dose insuficiente do Antidepressivo. Você toma meia dose de antibiótico ? Você usa óculos com metade do grau recomendado pelo Oftalmologista ? Você toma meia Aspirina e espera que a dor de cabeça passe inteira ? Não ! Então saiba que um número imenso de pacientes de Depressão toma dose menor de Antidepressivo do que deveria tomar.

  • Tomar o mesmo Antidepressivo tempo demais sem melhora completa. Se um remédio não te deixar bem em 6 semanas também não vai deixar em 6 meses!

  • Tomar o Antidepressivo tempo de menos e já trocar por outro. Antidepressivo não funciona em 3 dias, ele pode precisar de 3 semanas.

  • O paciente fica bom e suspende o remédio. Isso costuma ser uma porta para a recaída. Quando se tem certeza que é uma "Depressão que precisa remédio", o tratamento tem que continuar pelo menos um ano depois que o paciente fica completamente bom e depois a retirada tem que ser bem lenta. Os americanos chamam isso de Stop and Go. Ficar parando e recomeçando é péssimo.

  • Modismo de tomar Antidepressivo "moderno". Quando a Depressão é grave, os Antidepressivos "antigos" são muito mais potentes.

  • O paciente toma um Antidepressivo de determinado grupo. Por exemplo Fluoxetina. Não melhora e o Psiquiatra troca por Sertralina ou Paroxetina. Muitas vezes isso significa trocar seis por meia dúzia. Existem vários grupos de Antidepressivos e se um não funciona, provavelmente um remédio de outro grupo irá funcionar.

  • Potencialização ou Augmentation: muitas vezes precisa reforçar a eficácia do Antidepressivo com outro remédio. Por exemplo T3, Estabilizadores de Humor (Lítio, Lamotrigina, Carbamazepina, Ox-Carbamazepina, Ácido Valpróico, Olanzapina, Quetiapina, Aripiprazol, etc.), Metilfenidato e outros. Nenhum paciente gosta de tomar nem nenhum Psiquiatra gosta de receitar remédios diferentes, mas às vezes precisa.

  • É muito importante que todos os sintomas desapareçam. "Quase bom" não é bom. "Muito melhor" não é bom. O paciente tem que sentir que todos os sintomas da Depressão passaram completamente. Caso contrário, ela volta!

  • E concluindo, existem muitos pacientes que precisam tomar remédio por muitos anos. Porque a carga genética é muito grande, porque os fatores de vida não passam, porque teve várias depressões anteriores, porque fizeram vários tratamentos sem melhora completa, porque fizeram muito Stop and Go, etc.

  • Eles vão precisar de remédio muitos anos, seja Antidepressivo seja Estabilizador de Humor.

  • Vitamina D e Vitamina B 12 não curam Depressão, mas insuficiência de Vitamina D e de Vitamina B 12 podem piorar uma Depressão e atrapalhar a melhora.

O mais importante de tudo: o objetivo é a melhora completa e vida normal, mesmo que com a ajuda de um remédio.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page