Fobia de Avião ou medo de viajar de avião

Atualizado: 2 de mar. de 2023

Tratar fobia de avião

Fobia de Avião ou medo de viajar de avião.

Existem tantas pessoas que têm medo de viajar de avião e costuma ser tão fácil tratar, que criei uma página própria para essa fobia.

Sintomas da Fobia de Avião:

• Ataques de ansiedade antes e durante uma viagem de avião. Algumas pessoas chegam a ter verdadeiros ataques de Pânico, semelhantes à Síndrome do Pânico. Os sintomas mais comuns são taquicardia, falta de ar, frio no estômago, pernas bambas, diarréias.

• Para muitas pessoas o pior medo não é nem do avião cair, é de passar mal dentro do avião e não ter saída.

• Ansiedade antecipatória que começa dias antes do vôo programado.

• Cancelamento de viagens programadas.

• É fácil imaginar como isso atrapalha a vida de uma pessoa hoje em dia, por perda de oportunidades profissionais e de lazer por causa dos cancelamentos de viagens

• Necessidade de puxarem conversa com um passageiro que "parece que tem experiência em voar de avião".

• Necessidade de atenção dos comissários e comissárias de bordo.

• Essas pessoas conhecem as estatísticas, sabem que avião é mais seguro que automóvel, que acidentes de avião são muito raros, mas isso não adianta nada.

Causas da Fobia de Avião:

• Ao contrário do que as pessoas pensam, a maioria das pessoas que desenvolve Fobia de Avião não passou por acidentes nem por enormes turbulências, a Fobia simplesmente apareceu e foi ficando cada vez mais forte com o tempo.

• Pode ser mais comum em pessoas ansiosas ou que sofreram de Pânico, mas pode ocorrer em pessoas que nunca sofreram Ataques de Pânico nem são especialmente ansiosas.

• Portanto não existe uma causa específica, a Fobia simplesmente aparece.

Tratamento da Fobia de Avião:

• A maioria das pessoas vai melhorar com medicação ansiolítica (calmante) tomada alguns dias antes do vôo. Com o remédio os sintomas físicos do medo desaparecem e fica "apenas" uma ansiedade. Com o tempo essa ansiedade também desaparece. Assim como o paciente ficou condicionado a ter sintomas quando pega um avião, com o tempo ele descondiciona.

• Alguns casos mais graves exigem antidepressivos por alguns meses antes do próximo vôo.

• Outros casos também precisam de Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC).

• Psicanálise ou Psicoterapia Analítica e Fitoterapia não não são eficazes no tratamento de Fobia de Avião.

Como é a melhora do medo de viajar de avião?

Com o remédio os sintomas físicos do medo desaparecem e fica "apenas" uma ansiedade. Com o tempo essa ansiedade também desaparece. Assim como o paciente ficou condicionado a ter sintomas quando pega um avião, com o tempo ele descondiciona e volta a voar normalmente.

Prognóstico da Fobia de Avião:

O tratamento da Fobia de Avião é muito rápido, a maioria das pessoa se livra rapidamente dessa Fobia.