top of page

Tratar Tabagismo - parar de fumar

Atualizado: 30 de set. de 2020


Como parar de fumar?
Como parar de fumar?

Muitas pessoas fumam por prazer, mas algumas permanecem fumando por hábito e por desenvolver uma dependência de nicotina.


É por isso que tantos tentam parar e apenas uma parte destas pessoas consegue permanecer sem fumar.

Para as pessoas que querem ficar sem fumar e não conseguiram sozinhas, um psiquiatra pode ajudar passando orientações e em casos bem indicados associando temporariamente uma medicação que ajuda a combater os sintomas psicológicos da abstinência (ou fissura) do cigarro.


Dicas práticas para parar de fumar:

  • Você quer parar de fumar?

  • Escolha uma data (de preferência nas próximas 2 semanas). A partir desta data não fume, não esteja em contato com hábitos dão vontade de fumar (por exemplo tomar café) ou com pessoas fumando.

  • Os sintomas de fissura por cigarro são piores nas primeiras horas até alguns dias. Todo cuidado é importante nesta fase.

  • Mantenha cuidados intensivos no primeiro mês após a interrupção.

  • Não cometa o erro de achar que voltará a usar controladamente ou que pode fumar "apenas 1 cigarrinho". A abstinência deve ser completa, para sempre.

  • Caso tenha uma recaída, aprenda o que deu errado e se é possível conseguir uma outra forma para agir diante do que te fez voltar a fumar.

Caso queira ajuda médica, um psiquiatra pode avaliar se você tem condições de tomar uma medicação como a Bupropiona (Bup, Zetron, Wellbutrin XL, Wellbutrin SR). Esta medicação deve ser tomada todo dia, iniciando 2 semanas antes de parar de fumar e deve ser tomada enquanto a fissura por cigarro ainda for importante (por 1 mês ou mais). Com esta medicação melhoram as chances de se conseguir permanecer abstinente.

Outra opção interessante é a Vareneclina (Champix).

E atenção: cuide do peso, não "compense na comida", isso pode ser um desestímulo para quem quer permanecer sem fumar.

Boa sorte! Os benefícios de parar de fumar podem ser sentidos já nos primeiros dias, com melhoras importantes para o coração, pulmão e bem estar.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page