Síndrome de Burnout

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Síndrome de burnout

O nome Síndrome de Burnout é como o próprio nome diz, seu "fusível" está queimado.

Síndrome de Burnout não é uma doença, é uma reação do organismo a um stress prolongado, principalmente profissional.

Quase sempre esse estado de Burnout vem de uma vida profissional desgastante, sobrecarregada, com pouco tempo livre, com muitos deveres e poucos prazeres.

"Síndrome de Burnout é um stress muito forte."

Sinais da Síndrome de Burnout:

• Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho.

• Insatisfação, irritabilidade, explosividade, reclamações, mal humor..

• Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos.

• Insônia, sono agitado, pesadelos.

• Falhas de concentração e memória.

• Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.

• Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar.

• Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito.

• Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia

Sintomas da Síndrome de Burnout

• Cansaço

• Ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarreia, gases, gastrites, úlceras.

• Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes.

• Pressão Arterial alta, Colesterol alto, Arteriosclerose, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "Derrame"), Infarto, etc.

• Dores de cabeça, dores musculares, dores "de coluna", Fibromialgia.

• Bruxismo (ranger dentes durante o sono).

• Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborréia, queda de cabelos, unhas fracas.

• Diabetes.

• Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo

• Doenças psicossomáticas.

• Ataques de ansiedade.

• Ataques de Pânico (taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa "não está lá" (isso se chama desrealização), de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e com sudorese intensa).

O que fazer na Síndrome de Burnout?

• Mudar hábitos: deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, alimentação mais saudável, socializar mais com amigos, dançar, fazer esportes, ir ao cinema.

• Viajar, tirar férias, curtir a família. Até Deus descansou no sétimo dia !

• Massagem, Yoga, meditação

• Condicionamento físico

• Medicação

• TCC ou Coach ou Mentoring

Se a Síndrome do Burnout não é uma doença, onde entra o tratamento?

• Ela não é uma doença, mas os sintomas físicos vão provocar uma doença. Então, a medicação impede que o seu organismo fique sobrecarregado e portanto diminui muito a chance de ter alguma doença ou sintoma físico.

• A medicação vai fazer você dormir melhor, com isso sua capacidade de enfrentar mais um dia aumenta muito.

• Se você não consegue mudar teus hábitos sozinho, pode conseguir com a ajuda de um Psicoterapeuta. Ele provavelmente não irá analisar tua infância, mas irá te ajudar a mudar teus hábitos de trabalho para eles serem menos desgastantes, tomarem menos tempo para a cumprir as mesmas tarefas, ajudar você a delegar mais, etc. Essas formas de Psicoterapia se chamam Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Coach.

• Se depois de um tempo de TCC ou de Coach você já entendeu bem quais são os pontos que precisam ser mudados e não mudar, provavelmente um aprofundamento da Psicoterapia (onde se vai procurar as causas desses comportamento) será muito bom.

Não deixe de se tratar. Sua qualidade de vida só pode melhorar.