Fobia de Avião ou medo de viajar de avião

Fobia de Avião ou medo de viajar de avião. Existem tantas pessoas que têm medo de viajar de avião e costuma ser tão fácil tratar.

Tratar Fobia de avião

Fobia de Avião ou medo de viajar de avião. Existem tantas pessoas que têm medo de viajar de avião e costuma ser tão fácil tratar, que criei uma página própria para essa Fobia.

Sintomas da Fobia de Avião:

• Ataques de ansiedade antes e durante uma viagem de avião. Algumas pessoas chegam a ter verdadeiros ataques de Pânico, semelhantes à Síndrome do Pânico. Os sintomas mais comuns são taquicardia, falta de ar, frio no estômago, pernas bambas, diarréias.
  • Para muitas pessoas o pior medo não é nem do avião cair, é de passar mal dentro do avião e não ter saída.
  • Ansiedade antecipatória que começa dias antes do vôo programado.
  • Cancelamento de viagens programadas.
  • É fácil imaginar como isso atrapalha a vida de uma pessoa hoje em dia, por perda de oportunidades profissionais e de lazer por causa dos cancelamentos de viagens
  • Necessidade de puxarem conversa com um passageiro que "parece que tem experiência em voar de avião".
  • Necessidade de atenção dos comissários e comissárias de bordo.
  • Essas pessoas conhecem as estatísticas, sabem que avião é mais seguro que automóvel, que acidentes de avião são muito raros, mas isso não adianta nada.

Causas da Fobia de Avião:

• Ao contrário do que as pessoas pensam, a maioria das pessoas que desenvolve Fobia de Avião não passou por acidentes nem por enormes turbulências, a Fobia simplesmente apareceu e foi ficando cada vez mais forte com o tempo.
  • Pode ser mais comum em pessoas ansiosas ou que sofreram de Pânico, mas pode ocorrer em pessoas que nunca sofreram Ataques de Pânico nem são especialmente ansiosas.
  • Portanto não existe uma causa específica, a Fobia simplesmente aparece.

Tratamento da Fobia de Avião:

• Psicanálise ou Psicoterapia Analítica não é eficaz na Fobia de Avião.
  • Acupuntura e tratamentos fitoterápicos também não.
  • Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ajudar muito, especialmente se for acompanhada de:
  • Medicação. A medicação é responsável pelo bloqueio de todos os sintomas de modo que a pessoa entre num avião sem medo de passar mal. Com o tempo a pessoa readquire a confiança e volta a voar sem precisar tomar nenhum remédio.

Prognóstico da Fobia de Avião:

O tratamento da Fobia de Avião é muito rápido, a maioria das pessoa se livra rapidamente dessa Fobia.

Mais artigos sobre Transtornos de Ansiedade

Perguntas e Respostas sobre Ansiedade, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Burnout, Stress, etc

Perguntas e Respostas sobre Fobia Social/perguntas-respostas

Perguntas e Respostas sobre Medo de Avião