Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico, sintomas e tratamento.

Tratar Síndrome do Pânico em São Paulo, Tratar Síndrome do Pânico com Psiquiatra do Einstein, Panico tem cura.

Tratar Pânico em São Paulo

A maioria das pessoas não tem o que se chama Síndrome do Pânico, tem "apenas" Ataques de Pânico, que são ataques de ansiedade muito fortes com sintomas físicos.

Pânico não é uma doença do seu cérebro, nem falta nem excesso de Serotonina.

Sintomas da Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico, os mais comuns (claro que a maioria das pessoas não tem todos eles):

• Taquicardia
  • Pressão na cabeça
  • Sudorese
  • Falta de ar
  • Tremor
  • Fraqueza nas pernas
  • Ondas de frio ou de calor
  • Tontura
  • Sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa "não está lá", que parece que está vivendo um filme, que parece que não sabe se está acordado ou sonhando (isso se chama desrealização e despersonalização e não tem nada a ver com loucura, não se preocupe)
  • Medo de desmaiar, de ter um infarto, de "ficar louco"
  • Medo de engasgar com alimentos
  • Crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e sudorese
  • Preocupações com doenças graves mesmo com todos os exames normais
  • Pensamentos de se atirar de uma janela, machucar alguém ou se machucar. Esses pensamentos se chamam Pensamentos Obsessivos porque a pessoa sabe que não fazem sentido mas não consegue tirar da cabeça
  • Intestino solto em determinadas situações
  • Sintomas semelhantes à Labirintite
  • Piora no dia seguinte de beber muito álcool

Comportamentos comuns em quem sofre de Síndrome do Pânico:

• Medo de "voltar a sentir medo". Muitas vezes o simples pensamento de entrar num avião ou passar ao lado de um abismo já desencadeia a crise.
  • Ansiedade antecipatória.
  • No cinema ou teatro sentar na ponta da fileira, não no meio.
  • No restaurante sentar perto da saída.
  • Não trancar a porta quando vai ao banheiro.
  • Passar por cardiologistas, clínicos, hospitais, laboratórios, etc., com todos os exames normais, a não ser, com certa freqüência, um Prolapso de Válvula Mitral, que os cardiologistas não consideram patológico.

Desenvolvimento de fobias na Síndrome do Pânico:

Com o tempo a pessoa pode não sentir mais os sintomas físicos mas continua com medos que ela sabe que não são lógicos. Exemplos:

• Dirigir (principalmente em congestionamentos, túneis ou estradas)
  • Ônibus, metrô, avião
  • Participar de reuniões
  • Viajar
  • Ficar sozinha ou de sair sozinha
  • Ficar em lugares com muita gente como Shopping, cinema, restaurantes, filas, elevadores
  • Lugares muito abertos e vazios
  • Dormir, quando a pessoa teve crises noturnas
  • Comer, quando teve sensações de engasgar

Causas mais comuns da Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico:

• Psicológicas (são as mais comuns): reação a uma fase de Stress ou a uma situação difícil cuja solução é igualmente difícil. Muitas vezes, quando existem causas externas, só depois que essas causas desaparecem o Pânico perde a tendência de recair.
  • Experiência traumática por exemplo assalto, seqüestro, acidentes, doença grave. Essa forma mais específica se chama Stress Pós Traumático.
  • Medicamentos: anfetaminas, corticoides, anabolizantes
  • Maconha, Cocaína
  • Abuso de álcool
  • Excesso de cafeína, teína, energéticos
  • Genética familiar de Pânico, Depressão, DOC, TAG, PTSD, TDAH, etc. Atenção: predisposição genética não quer dizer hereditariedade. Ou seja, Pânico não passa de pai para filho, não se preocupe
  • Sem nenhum motivo (existe, mas é bem mais raro)

O tratamento da Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico consegue:

• Acabar rapidamente (horas ou dias) com os sintomas físicos. A Psicoterapia nessa fase ajuda pouco.
  • Acabar as fobias. Nesta fase o tratamento mais eficaz é uma combinação de medicação com Psicoterapia (que aliás nem sempre é necessária) para ajudar o paciente a mudar de atitudes, sair de situações difíceis e principalmente ver os problemas com mais objetividade, ficando portanto mais fáceis de serem resolvidos.

Para a família do paciente em tratamento de Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico:

A família sofre porque não consegue ajudar e vê a pessoa passar por cardiologistas, clínicos, neurologistas, gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, etc., fazer exames, tomar calmantes, estimulantes e vitaminas sem melhora. Então começa a dizer que é fita, "frescura", falta de força de vontade, de coragem, e começa a dar palpites para você "se ajudar" "se animar" "reagir" e etc., como se você não soubesse de tudo isso...

Sofrer de Pânico não tem nada a ver com personalidade forte ou fraca, com a pessoa ser ou não corajosa.

Observações sobre Síndrome do Pânico:

• Algumas vezes o primeiro remédio não produz resultado. Isso não quer dizer caso grave e nem incurável. Em geral basta trocar a medicação.
  • Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação, pois isso quase sempre provoca recaída.
  • Os sintomas devem desaparecer nas primeiras horas de tratamento,mas o tratamento de manutenção demora meses. Sem sintomas, mas com medicação.
  • Pode reaparecer sim, mesmo que os problemas tenham acabado.
  • Durante o Pânico a pessoa pode passar por fases de depressão. Isso não quer dizer que sofra de duas doenças.
  • Algumas pessoas com Pânico têm receio de fazer ginástica. Pelo contrário, um bom condicionamento físico é importante, ainda mais para quem está sujeito a ter crises de taquicardia.
  • Yoga, meditação, massagem de relaxamento ajudam.
  • Diminuir álcool e cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes) ajuda.

Atenção: postado em 04/07/2017

Tratamento gratuito não medicamentoso de Síndrome do Pânico em Ambulatório Universitário em São Paulo.

Se você tiver interesse, mande e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com nome e telefone.

Mais artigos sobre Transtornos de Ansiedade

Perguntas e Respostas sobre Ansiedade, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Burnout, Stress, etc

Perguntas e Respostas sobre Fobia Social

Perguntas e Respostas sobre Medo de Avião