As diferentes técnicas da Psicoterapia

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Técnicas de psicoterapia

Existem situações em que:

• A psicoterapia é a única e ideal técnica de tratamento

• A combinação de medicação e Psicoterapia é o ideal

• A medicação é o único tratamento eficaz.

Então, que linha ou método ou técnica o paciente precisa?

Existem muitas técnicas de psicoterapia, por exemplo:

• Psicanálise (Freudiana)

• Psicoterapia Analítica (Junguiana)

• Psicoterapia Breve e Focal

• Psicoterapia de Apoio

• Psicoterapia Corporal (Reichiana)

• Psicoterapia Comportamental

• Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC)

• Psicoterapia Familiar

• Psicoterapia de Casal

• Coaching

• Psicopedagogia

• Terapia Ocupacional

Como escolher a melhor técnica de Terapia para você?

Uma das maneiras é conversando com o Psiquiatra, que da mesma forma que escolhe um remédio também te ajuda a escolher um Psicoterapeuta.

Evidente que ninguém mais trata Síndrome do Pânico, Fobia Social, Depressão, Bipolar, Psicose, Distimia etc. sem medicamentos. Mas mesmo nesses casos, a Psicoterapia é importante, porque:

• Aumenta a adesão ao tratamento. A psicoterapia ajuda a manter o uso disciplinado dos medicamentos. Os Psicoterapeutas que eu recomendo sempre conhecem os quadros clínicos e os medicamentos, então eles me ajudam a observar se os medicamentos estão funcionando conforme o esperado, se estão causando colaterais, etc.

• Ajuda a manter o ritmo das atividades diárias, do lazer, do sono que são importante na manutenção da saúde.

• A psicoterapia detecta sintomas e recaídas em estágios bem iniciais.

• Ela minimiza o impacto negativo da doença na vida pessoal, social, acadêmica e profissional.

• Você vai ao Psicoterapeuta com muito mais freqüência que ao Psiquiatra, e um psicoterapeuta experiente consegue identificar a presença de efeitos colaterais de medicamentos.

• Ela ajuda a diferenciar o que é sintoma da doença e o que é uma circunstância normal da vida que possa estar deixando a pessoa mais ansiosa ou mais triste por exemplo.

• Mesmo as doenças com carga genética, por exemplo Depressão, Bipolar, Psicose quase nunca passam para todos os membros de uma família, só para uma minoria. A utilidade da psicoterapia nesses casos é identificar fatores de vida desencadeantes e aprender a evitá-los ou administrá-los melhor, de modo que o gen não se manifeste.

Você vai ver seu Psiquiatra em média a cada 4 a 6 meses, mas seu psicoterapeuta com muito mais freqüência, portanto o terapeuta pode ajudar muito no tratamento.

Claro que ser um psicoterapeuta (cuja formação acadêmica pode ser psicologia ou medicina, portanto pode ser psicólogo, psicóloga ou psiquiatra) que entenda de medicamentos, da necessidade das doenças serem medicadas, que não seja "contra remédio" e que converse com seu psiquiatra clínico.

Em muitos casos a combinação de medicação mais psicoterapia é mais eficaz do que medicação sozinha. Em algumas doenças ela é indispensável. Por exemplo: Compras Compulsivas.

Terapeutas precisam entender de remédios!

Precisam saber quando um paciente precisa um medicamento.

Precisam identificar efeitos colaterais e recomendar a ida ao Psiquiatra.

Exemplo: uma paciente minha estava sonhando a noite inteira todas as noites. A Psicóloga interpretava com sendo uma fase da vida cheia de conflitos. A paciente não achava que tinha tantos conflitos assim. Acontece que essa paciente estava tomando Champix (para parar de fumar). Um dos principais efeitos colaterais do Champix é fazer sonhar muito! Portanto, muitas e muitas sessões de Terapia, muito dinheiro, tempo e energia investidos quando o problema era um efeito colateral de um medicamento.