top of page

Perguntas e Respostas: 

Venvanse, Ritalina e Concerta

1) Qual é a diferença entre Ritalina, Concerta e Venvanse?

Pergunta:

Gostaria de saber quais as diferenças entre a Ritalina LA, Venvanse e Concerta...
Uso o Venvanse 70mg há 4 anos e percebo que os efeitos não são mais os mesmos! Penso em experimentar o concerta ou Ritalina LA, até mesmo pelo custo, a Ritalina LA é mais barato, mas gostaria de saber se age da mesma forma no cérebro.


Resposta:

Ritalina, Ritalina LA e Concerta são a mesma substância, o Metilfenidato.
Venvanse é uma outra substância, a Lisdexanfetamina.

De uma maneira geral, a principal diferença é o tempo de ação:

Ritalina 3 a 5 horas
Ritalina LA 6 a 8 hora
Concerta 10 a 12 horas
Venvanse 10 a 12 horas
Embora a Novartis afirme que a Ritalina LA funcione por 10 a 12 horas, a maioria dos pacientes sente que o efeito duas menos, cerca de 6 a 8 horas.

Alguns paciente sentem mais potência em termos de concentração com Metilfenidato e outros com Lisdexanfetamina, isso varia de pessoa para pessoa.

Em termos de custo, a Ritalina 10 mg é a mais barata.
O problema é que o paciente precisa ser disciplinado para tomar a Ritalina 3 a 4 vezes por dia.
Os paciente geralmente precisam tomar a Ritalina LA 2 vezes por dia.

O Venvanse e o Concerta na grande maioria das vezes os pacientes tomam só uma vez por dia.
Pacientes mais velhos, que já aprenderam a dominar o TDAH e são bem sucedidos e disciplinados geralmente tomam a Ritalina 10 mg só quando precisam, pois o efeito começa rápido e dura aquelas 3 a 5 horas que esse paciente precisa para uma determinada tarefa.

O mecanismo de ação no cérebro, em termos práticos é o mesmo.
Sua pergunta específica (4 anos de Venvanse sem o mesmo efeito de antes) parece sugerir que você desenvolveu Tolerância, que significa precisar de doses maiores para ter o mesmo efeito.

Todos esses estimulantes para tratar TDAH (Ritalina, Ritalina LA, Concerta e Venvanse) podem desenvolver tolerância com o tempo.

Geralmente se evita a Tolerância fazendo pausas na medicação ou “rodízio” entre elas.
Converse com teu médico sobre a melhor opção para você.

2) Quando passa o efeito do Venvanse sinto dor no peito, aflição, medo, ansiedade

Pergunta 1:

Oi Dr, boa noite! Primeiro obrigado pela oportunidade; Muito bacana em saber que podemos compartilhar e tirar minhas dúvidas com você!

Então, a minha abordagem desse texto escrevi e apaguei umas 6 vezes. Eu tenho déficit de atenção! Estou com 30 anos. Eu sou muito calmo, tranquilo, o mundo tá acabando e eu to nem aí. Sou uma pessoa triste, poucos amigos, não gosto de me socializar pq tenho vergonha da pessoa que eu sou. Sempre tive problemas no colégio, interpretação eu leio e não sei o que está pedindo, leio um livro que é raridade e quando termino de ler eu esqueço tudo.

Sou péssimo para contar histórias. Eu esqueço das palavras, eu troco palavras. Minha formação é péssima, vergonha de conversar com as pessoas e não saber responder. Esqueço de tudo. Sofro com tudo isso. Não trabalho e não sei focar em nada. Fui ao médico e disse tudo isso que eu estou dizendo aqui, ele mandou preencher umas perguntas. E me passou o famoso Venvanse. Eu tomei eu fiquei apático. (Apático) pesquisei essa palavra pq eu não sabia o significado. Eu não conseguia focar em nada. Eu fiquei sem reação e eu fiquei esquisito. Suando frio. E conversava todo besta. Parecendo que tomei Dramin. Essa deficiência que eu tenho. Que minha família preferiram acreditar que eu não tenho nada. (É mais fácil né) isso acaba com a minha vida. Eu deixo de sair. Sou acanhado. Sério tipo eu me acho burro. Bestão. Tudo que me pedem pra fazer eu levo bronca. Pq faço tão focado mas sempre erro algo. Cabeça fraca demais! Como vou adquirir experiências se eu não consigo decorar, aprender! Tipo não saio do lugar! Dr, será que eu tenho salvação! Desde já muito obrigado!!!

Resposta 1:

Obrigado pelos elogios. Muito estranho você se sentir apático depois de tomar o Venvanse.
Se essa apatia aparece no final do efeito dele, geralmente é fácil de resolver.

De qualquer forma, o Venvanse não é a única opção de tratamento de Déficit de Atenção. Belo Horizonte tem muitos psiquiatras especializados em tratamento de TDAH, procure no site da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção).


Pergunta 2:

Tenho 40 anos, e comecei um tratamento para Déficit de Atenção há alguns meses. Comecei tomando Bupropiona, e depois dos exames feitos o médico passou para o Venvanse. Vi muito que o Venvanse é bem melhor que o Bupropiona, mas no meu caso acho que foi diferente. Me sentia mais alerta como o Bupropiona. Com o Venvanse, tenho bastante sono no período da tarde, não perdi o apetite, e não consigo me concentrar. Isso é normal?

Resposta 2:

Alguns pacientes metabolizam o Venvanse mais rapidamente que outros e a queda brusca do nível plasmático do Venvanse no sangue pode provocar o sono e a falta de concentração.

Isso costuma ser corrigido facilmente com mais de uma dose diária de Venvanse ou com a adição de outro estimulante no final do efeito dele.


Pergunta 3:

Me tratei com VENVANSE por cerca de 4 ou 5 meses. Perdi uns 18 kg, ou seja, o remédio acabou cortando todas as minhas compulsões, seja por comida bebida e cigarro. Cortei tudo.

O ruim é que começou a aparecer um problema nunca antes visto: na minha boca/salivação ficou bem alterada e estou suspendendo, pois acredito ser a causa.

Há muita irritação na boca, saliva mais espessa, irritação na boca, queimação, dormência, enfim... A coisa se tornou insuportável! Faz mais de 24 horas que parei com Venvanse. Alguém sabe algo a respeito?

Resposta 3:

O mais provável é que a secura da boca por falta de saliva tenha provocado esses sintomas.

Mas perder 18 Kg em 4-5 meses é bastante.
Se não melhorar em 2-3 dias depois de suspender o Venvanse procure um Clínico Geral.


Pergunta 4:

Tenho TDAH. Há comorbidade com um pouco de bipolaridade e depressão. Tomo Venvanse faz um ano e pouco. Já tomei todas as doses. Hoje voltei para 50. Ocorre que já tem tempo que o remédio só faz efeito 3 a 4 horas e depois me dá uma descarga de adrenalina terrível.

Cheguei a tomar dois de 50 (um pela manhã e outro 14:00). Ocorre que depois de três horas o efeito é terrível. Dor no peito, aflição, medo, ansiedade, etc. Não aguento mais esses efeitos. Não era assim quando comecei o tratamento. Era maravilho. Uma Ritalina 10mg me deixava estável é bem o dia inteiro.

Estou conversando com o meu médico daqui e vou evitar tomar. Continuo tomando o Wellbutrin e Depakote 500.
Ocorre que sem o Venvanse eu fico bem cansando é desestimulado. Perdi minha autoestima e motivação que eu tinha antes. Me sinto fraco e não posso ser. Como poderia me ajudar? Como posso fazer uma consulta? Gostaria de relatar tudo antes da mesma.


Resposta 4:

Alguns pacientes sentem um estado depressivo no final do efeito do Venvanse e nesse caso eles costumam tomar um pouco de Ritalina nessa hora para ter uma queda do nível plasmático mais suave, mas o que você descreveu é um estado de agitação e não de depressão.

Se você é metabolizador ultra rápido de Venvanse e já tentou dividir a dose em duas tomadas, provavelmente seu médico voltará à Ritalina, Ritalina LA ou Concerta.

Além disso, esse estado também pode estar sendo provocado pela administração conjunta com o Wellbutrin, é como se você ficasse “com Dopamina demais”.

3) Tratar TDAH com Venvanse

Pergunta 1:

Boa tarde Dr. Rubens, essa é a segunda vez que mando uma mensagem e gostaria de parabenizar e agradecer pelo seu trabalho. É muito difícil encontrar especialistas em TDAH acessíveis. O Sr. faz um bem social! Para não tomar seu tempo serei sucinta. Atualmente comecei o tratamento com Venvanse 30 mg e tenho gostado (o sr. sugeriu). É o primeiro medicamento que tomo que realmente sinto uma melhora efetiva.

No entanto li sobre o uso das anfetaminas e fiquei um pouco assustada. Gostaria de saber:

1) Como evitar o aumento da tolerância pelo organismo? - Seria prudente fazer pequenas pausas de 2 dias por semana no tratamento?

2) Como evitar essa "intoxicação" que li que a anfetamina provoca?

Resposta 1:

Obrigado!

Nem sempre o Venvanse desenvolve tolerância (precisar de dose maior para ter o mesmo efeito), mas caso desenvolva, geralmente um ou dois dias de pausa por semana resolve.
Intoxicação como? Se os exames de sangue dão resultados normais não existe intoxicação. O Venvanse é uma Anfetamina, mas diferente das Anfetaminas que se usava para emagrecer.


Pergunta 2:

Gostaria de saber se a informação de que a dose do Venvanse de 70 mg três vezes ao dia pode ser prescrita sem o termo de responsabilidade médica. Pois um paciente foi comprar e disseram que a posologia máxima poderia ser de apenas uma vez ao dia apenas.

Resposta 2:

A bula do Venvanse fala em dose máxima de 70 mg por dia, mas alguns pacientes precisam mais, seja porque são metabolizadores rápidos, seja porque tem muita massa corporal. Esses pacientes que precisam doses muito altas precisam de acompanhamento mais intensivo, principalmente Eletrocardiograma com Teste Ergométrico. Mas nunca tive nenhum paciente que precisasse de 210 mg de Venvanse por dia.


Pergunta 3:

Fui diagnosticada por uma Psicopedagoga com Déficit de Atenção, ela então me encaminhou para uma Psiquiatra, que confirmou mesmo em duas consultas o Déficit de Atenção, comecei com meio comprimido de Ritalina 10 mg (três primeiros dias) e dai tomei 20 comprimidos no total da Ritalina decidimos então mudar para o Venvanse 50 mg.

Ela me receitou também Lexapro, pois estava um pouco ansiosa, porem vejo que não faz diferença nenhuma no meu corpo, com minha concentração, não tenho efeitos colaterais, não sinto nada, amanha vou ir à psiquiatra e vou dizer que quero parar de tomar esses medicamentos, mas queria saber se é normal isso?

Resposta 3:

Tanto a Ritalina quando o Venvanse são extremamente rápidos, o paciente sente o efeito logo no primeiro dia, a não ser que a dose seja baixa demais.

Não sei seu peso e isso é importante porque os pacientes podem precisar até 60 mg de Ritalina (ou mais) por dia e 70 mg de Venvanse (ou mais).

Além disso, você não especificou se seu TDAH é forma desatenta ou hiperativa, a hiperatividade costuma precisar dose maior que a desatenção.
Mais um ponto: se ela te deu Lexapro, provavelmente observou muita ansiedade. Perguntas: será que sua ansiedade foi confundida com hiperatividade?

Será que você não é hipertímica?
Hipertimia é um estado de grande energia e agitação, mas sem os outros sintomas do TDAH.


Pergunta 4:

Fui diagnosticado com TDAH em outubro de 2015. Iniciei o tratamento com Ritalina LA 20 mg. Objetivo inicial era testar o medicamento e ver os resultados somente nos dias e horários de trabalho. Nas primeiras semanas tudo ok, depois não sentia mais o efeito.

Meu médico, há um mês decidiu mudar a medicação para o Venvanse 50 mg. O bum que tive foi instantâneo e logo já vi resultados.
A alteração do remédio também foi pelo tempo de ação e para contribuir com meus estudos na faculdade. Enfim, sem grandes efeitos colaterais na Ritalina LA, apenas duas ou três noites sem sono no inicio do uso.

Já o Venvanse, este me deixou uma semana sem dormir direito, sem dormir direito mesmo!
O que o Venvanse vem fazendo comigo é que meu apetite simplesmente sumiu, foi dar uma volta em Marte ou Plutão e está há anos luz de mim.

Nunca fui de me alimentar nos horários corretos, refeições sempre baseadas em um almoço, pouca comida, e uma janta bem generosa.
Dias esporádicos comia alguma coisa entre o almoço e jantar. Sempre fui muito magro. 178 m e kg.
Antes do TDAH, tomava: hora Buclina, hora Cobavital mais vitamina B ou hora um composto manipulados, todos para me abrir o apetite.

Cheguei a 72 kg apos 6 meses nessa.
Comia muito, toda hora, o dia todo.
Resumindo. Ufa! Venho perdendo peso, isso me incomoda, falta de apetite.
Melhor, antes esquecia a chave do carro, palavras, aulas e afazeres, hoje! Esqueço-me de comer.
Quando vejo já está na hora de dormir e ainda não comi nada. Se minha esposa não me ligar para lembrar não me alimento. Passo o dia com água (boca muito seca), 6 xícaras de café e quatro cigarros de palha, (aqueles feitos com fumo de rolo).
Posso tomar alguns desses remédios para estimular o apetite: Buchinha, Cobavital ou o composto manipulado junto com o Venvanse 50 mg?

Socorro! Já estou com 66 kg não quero chegar a rolar.

Resposta 4:

Acho que a solução pode ser mais fácil do que parece:

Talvez você também tivesse melhora dos sintomas com dose maior de Ritalina LA. A Ritalina LA 20 equivale a 10 mg da Ritalina não LA.
Muitas pessoas com 70 Kg de peso precisam mais de 100 mg de Ritalina LA por dia.

Talvez você também melhorasse com dose bem menor do Venvanse sem esses efeitos colaterais no apetite.
O Venvanse é muito caro para desperdiçar uma caixa, mas, como a própria bula do Venvanse diz, você pode abrir a cápsula e colocar num copo de água metade ou um terço da quantidade, assim você consegue achar tua dose ideal e depois que essa caixa acabar, comprar Venvanse de 30 mg.

Talvez 15 mg de Venvanse também, sejam suficientes para você.
Converse com teu médico sobre essas opções.

4) Tratar TDAH com Ritalina, Ritalina LA, Concerta, Metilfenidato

Pergunta 1:

Vamos ao que interessa: também tenho TDAH, na verdade nem sei se tenho mesmo rsrs, a questão é: sempre fui um aluno medíocre (média 07) apesar de me matar de estudar!!! Sempre estudei (isso desde o ensino fundamental) o dia inteiro e continuei assim na faculdade, mas nunca conseguindo me destacar; enfim sempre fui um medíocre, até que vi relatos de que o Metilfenidato melhora a inteligência, raciocínio. Enfim, consegui um Psiquiatra que me receitasse, aí realmente foi maravilhoso, meu cérebro entrou em outro nível de excelência, tanto que fui aprovado em um concurso público entre os 10 primeiros colocados!!!

Algo que sem o remédio jamais conseguiria, por ter uma inteligência medíocre... até conhecer o Metilfenidato, não que ele faça milagres, porque continuo estudando o dia todo, mas ele me permitiu igualar com os melhores, e sempre quis estar entre os melhores, apesar de (biologicamente) meu cérebro não me permitir isso; mas o metilfenidato me deu essa possibilidade.

Agora vamos aos poréns: já tomo Concerta 54 mg há 5 anos. Vou tomar posse agora em junho, mas queria continuar estudando pra outros concursos, e sei que meu trabalho sem o concerta seria muito ruim também.

Enfim: to pensando em nunca mais parar de tomar... é possível tomar concerta há 10/20 anos direto (só parando no fim de semana) o que acha? Será que sou dependente?? (Não químico porque já fiquei dois meses direto sem tomá-lo), mas será que sou dependente dele para sempre para não termos uma vida medíocre?? O que acha?? Teria problema em tomar para sempre? Abraço.

Resposta 1:

Se você não tiver alterações nos exames de sangue nem no Eletrocardiograma, provavelmente não tem problema em tomar Ritalina, Concerta, Ritalina LA por anos, pois esse medicamento existe há quase 70 anos e muita gente tomou por décadas.

O caso é que você provavelmente não vai precisar por tantos anos nem por toda a vida, pois a tendência do TDAH é melhora com a idade, principalmente depois dos 35 anos.

Além disso, na profissão geralmente nos concentramos mais no que gostamos e aí é mais fácil manter a atenção, enquanto que na época de estudos precisamos prender matérias que não gostamos ou que não temos interesse e aí manter a atenção é muito mais difícil.


Pergunta 2:

Tomo Ritalina LA de 10, a medica pediu para passar para Ritalina LA de 20, só que e muito cara para mim. Quero saber se tem algum problema eu continuar com a Ritalina LA de 10 e complementar com a Ritalina de 10, tomando de manhã a Ritalina LA de 10 junto com a Ritalina de 10 formado 20 e na hora do almoço eu tomo a Ritalina de 10.

Por que caso eu esqueça de tomar a Ritalina 10 do horário do almoço, pelo menos eu fico com a Ritalina LA 10 na parte da tarde e economizo um pouco e não fico sem o medicamento. Pode ser feito isso?

Resposta 2:

Provavelmente teu médico não terá nada contra você associar Ritalina 10 mg com Ritalina LA, é comum as pessoas fazerem isso, tanto por causa do custo quanto por causa das necessidades específicas de cada situação que exige mais atenção.


Pergunta 3:

Gostaria de saber se posso passar da Ritalina direto para o Venvanse, ou seja, se preciso ficar um tempo sem tomar a Ritalina antes de iniciar o tratamento com o Venvanse. Fui a médicos que me deram informações conflitantes sobre isso, então não sei que orientação devo seguir.

Resposta 3:

Geralmente os pacientes trocam Ritalina por Venvanse e vice versa de um dia para o outro sem nenhum problema.

bottom of page