PSIQUIATRIA CLÍNICA

Melhor psiquiátra de SP

O que é Psiquiatria Clínica?

Quando alguém precisa de Psiquiatria ou de Terapia?

A maior parte destes tratamentos é feita com medicamentos e em muitos casos com a ajuda de uma Psicoterapia.

Esse tratamento de medicação eventualmente acompanhada de Psicoterapia e/ou de Estimulação Magnética se chama Psiquiatria Clínica.

Aproveitando, uma dúvida comum: as pessoas perguntam se Psicólogo e Terapeuta é a mesma coisa:

Psicoterapeuta é o profissional Psicólogo ou Médico que trata com Psicoterapia. Então, sim, Terapeuta é quem trata com Terapia ou Psicoterapia, não importa se médico ou psicólogo.

Outra dúvida muito comum é: devo procurar um Psicólogo ou um Psiquiatra?

Se você tem certeza que o desconforto que está sentindo é puramente emocional, por exemplo uma angústia causada por demissão, situação complicada no relacionamento, etc., claro que você pode procurar uma Psicóloga.

Mas se você sente um estado depressivo, uma queda de energia, ataques de ansiedade que estão atrapalhando sua vida, precisa ter certeza que o problema é "só" emocional ou também clínico (por exemplo uma Depressão).

Nesse caso, procure um Psiquiatra, por vários motivos:

• O Psiquiatra é médico e vai ver se precisa pedir exames. Exemplo: exame de tireóide para ver se a queda de energia não é decorrente de um Hipotireoidismo. Ou exames de imagem (Tomografia, Ressonância) para ter certeza que não é algo cerebral orgânico. Ou vai ver se outros medicamentos que você possa estar tomando causam Depressão. Esses são apenas poucos exemplos.

• O Psiquiatra tem formação médica, portanto é treinado para investigar um quadro clínico objetivamente e procurar a solução mais adequada. Que pode até mesmo ser o encaminhamento para uma terapia.

• Às vezes os sintomas de ansiedade são tão fortes que mesmo que o tratamento principal seja Psicoterapia, um medicamento que acabe rapidamente com os sintomas vai fazer com que você, nas sessões de terapia, se concentre nos problemas de sua vida e não nos sintomas.

• Psicólogos não podem receitar medicamentos nem pedir exames de laboratório.

Perguntas e Respostas sobre doenças e tratamentos

Depoimentos de portadores e familiares de portadores de problemas psiquiátricos e psicológicos

Nossa equipe de Psiquiatras e Psicólogos