top of page

Perguntas e Respostas: 

Neurologia Infantil

1) Perguntas sobre Enxaqueca e Epilepsia em adolescentes

Pergunta 1:

Meu filho toma há cinco meses o medicamento Depakene devido a uma convulsão. Há mais ou menos três semanas ele tem apresentado inchaço abdominal, gases e ás vezes prisão de ventre. Já fizemos Ultrassonografia, trocamos alguns alimentos, temos feito tratamento para verminoses, mas não há melhora.

Também notamos certo emagrecimento nele.

Meu marido levantou a suspeita do medicamento Depakene está causando tudo isso.

Essa suspeita procede?

Resposta:

O Depakene pode provocar quadro de gastrite e essa é uma causa de desconforto abdominal. O medicamento deve ser ingerido com alimentos e isso poderá aliviar o desconforto.

A persistir o quadro, será conveniente conversar com o médico que o está orientando e, talvez, mudar o medicamento.

Dr. Abram Topcewsky.


Pergunta 2:

Meu filho de 12 anos apresenta um quadro clássico de Enxaqueca com Aura já há cerca de um ano. Faz tratamento homeopático desde os 4 meses de vida e jamais apresentou qualquer quadro mais grave.

Ainda não é possível dizer qual a frequência das crises (às vezes mensal, às vezes bimestral). Em geral, ocorrem diante de situação de stress ou ansiedade. Por outro lado, eu mesma vivi o problema entre 1981 e 1998 - ano de minha última crise, também com Aura.

A médica homeopata solicitou uma Tomografia da cabeça que não apresentou qualquer alteração.

Pergunto: devo levá-lo para consultar um neuro, realizar mais exames? Há exames laboratoriais mais conclusivos?

Por tudo o que li e vivi de sintomas, sei que ver luzes seguidas de forte dor de cabeça, principalmente nas têmporas, e que desaparece depois de vomitar são sintomas típicos da Enxaqueca. Mas, poderiam estar indicando outra doença?

Resposta:

Creio que vale a pena você levá-lo ao Neuropediatra para uma avaliação mais adequada. Atualmente existem medicamentos que aliviam as crises na sua fase aguda, não sendo necessário o sofrimento, físico e emocional de uma crise de Enxaqueca.

Dr. Abram Topcewsky

bottom of page