Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Atualizado: 25 de jan. de 2022

Síndrome do intestino irritável

A Síndrome do Intestino Irritável (SII), também chamada de Cólon Irritável, é uma condição em que se alternam períodos de diarreia e de obstipação intestinal. Como quase todas as doenças de nosso corpo, ela é mais intensa em períodos de maior ansiedade.

Os sintomas nas fases de diarreia são cólicas, distensão abdominal, gases, eliminação de muco e urgência para ir ao banheiro.

Costuma aparecer depois dos 20 anos de idade.

Precisa diferenciar de Intolerância à Lactose, Doença Celíaca, inflamações intestinais, abuso de laxantes etc.

Normalmente quando pacientes de Síndrome do Intestino Irritável procuram um

psiquiatra, é porque:

• Estão tratando Ansiedade, Depressão, Pânico, Stress e no decorrer da consulta relatam os sintomas de SII.

• Já fizeram tudo que os gastroenterologistas recomendaram: alimentação de 3 em 3 horas com porções pequenas, tiraram alimentos que fermentam (Dieta FODMAP), diminuíram lácteos, gorduras, cafeína, aumentaram fibras etc.

• Já tomaram laxantes (nas fases de obstipação), antiespasmódicos, mebeverina, probióticos etc.

Quando os Clínicos recomendam antidepressivos, os pacientes primeiro não gostam, pois não se acham depressivos. Depois, aceitam, mas muitos preferem tratar com um Psiquiatra, já que vão tomar um Antidepressivo.

Saiba que o intestino é um órgão com muitos neurotransmissores.

Faz muito tempo que se sabe que alguns antidepressivos, principalmente os que agem na Noradrenalina, melhoram a Síndrome do Intestino Irritável.

Inclusive, é muito comum um paciente tratar Depressão ou Ansiedade com antidepressivos Noradrenérgicos (que agem na Noradrenalina) ou Duais (que agem na Serotonina e na Noradrenalina) e falarem: “Dr., olha só, melhorei da Depressão e da Ansiedade e meu Intestino Irritável melhorou”. Sim, melhorou e provavelmente não só o Intestino Irritável, mas também a Enxaqueca.

Os antidepressivos mais usados em Síndrome do Intestino Irritável são:

• Amitriptilina

• Imipramina

• Nortriptilina

• Duloxetina

• Venlafaxina

• E, cada vez mais, Canabidiol.

Na pandemia de Covid todo mundo aprendeu a expressão “estudos de evidência”,

principalmente com relação às vacinas.

Estudo de Evidência significa que um grupo de pacientes recebe o remédio, um grupo recebe placebo e nem o paciente nem o médico sabem quem recebeu o que antes de abrirem os resultados finais.

Aí, se tabula os resultados e se sabe se o determinado medicamento funcionou melhor que o placebo.

Então, mesmo que ainda não existam estudos de evidência de Canabidiol em Síndrome do Intestino Irritável, existe experiência clínica de muitos médicos, tudo leva a crer que o Canabidiol vai ser um dos principais tratamentos dessa síndrome.

Conseguimos publicar no Journal of Coloproctology uma letter com relato de casos de melhora de Síndrome do Intestino Irritável com Canabidiol:

Abaixo o artigo: "Cannabidiol in the Treatment of Irritable Bowel Syndrome". Rubens Pitliuk e Tatyanny Paula Pinto da Costa Santos Fucci. São Paulo, 2021.

Canabidiol no Tratamento de Sindrome do Intestino Irritavel
.pdf
Fazer download de PDF • 142KB

Consultório Dr. Rubens Pitliuk:
Rua Japiaçóia, 145 Alto de Pinheiros, São Paulo/SP
(11) 9 9211-6017