Perguntas e Respostas: 

Enxaqueca e outras dores de cabeça

1) Tratamento de Enxaqueca com Triptanos, Sumax, Naramig, Zomig, Maxalt

Pergunta 1:

Estou grávida e sempre tive enxaquecas terríveis que só passam com Naratriptana (Naramig). Na verdade antes da gravidez tomava primeiro, Paracetamol, se não passa vou para Dipirona e por último Naratriptana. Meu GO disse pra eu só tomar paracetamol na gravidez, mas às vezes não passa a dor. Tenho uma vontade doida de tomar logo o último. Eu posso tomar? Ajude-me.

Resposta:

Geralmente a enxaqueca desaparece na gravidez, mas parece que a sua não. O Naramig de uma maneira geral é considerado muito seguro para uso durante a gravidez, mas quem deve orientar seu caso específico é o seu médico.


Pergunta 2:

Ouvi falar de um remédio para Enxaqueca, que não me lembro bem o nome, mas parece que é um Triptano. Pode ser isso? É apenas um analgésico mais forte ou é para um tratamento desta doença horrorosa?

Resposta:

Os Triptanos foram inventados para tratamento agudo das crises de Enxaqueca.
Têm uma eficácia grande em abortar crises em prazo de 2 horas após sua tomada. Mas lembre-se que eles devem ser tomados nos pródromos, ou seja, antes da dor começar.

Exemplos de Triptanos:

-Sumax

-Sumax Nasal

-Sumax Pro

-Naramig

-Zomig

-Zomig OD

-Maxalt

2) Prevenção de Enxaqueca com Topiramato (Topamax, Amato, Égide, Arasid).

Pergunta 1:

Estou fazendo tratamento para Pânico há seis meses com Exodus de 10 mg e tenho enxaqueca. Passei com Neurologista e ele me receitou o Topiramato de 50 mg.

Voltei a sentir as crises de Pânico que já não tinha há meses.
Será que é por causa do Topiramato?
Sinto sudorese, medo, corpo estranho, calor.

Me ajude, por favor, minha consulta é só no mês que vem.

Resposta:

Não existe interação medicamentosa entre Topiramato e Exodus (Escitalopram), assim como o Topiramato não piora Transtorno do Pânico, portanto essa sua piora pode ter sido coincidência.


Pergunta 2:

Faço tratamento com Bupropiona 150 mg 2 x ao dia; Fluoxetina 60 mg 1 x ao dia e Amato 100 mg 1 comprimido a noite para Enxaqueca e Depressão. Melhorei mais de 90%, mas minha libido foi diminuindo até que acabou totalmente.

Isso atrapalha muito meu casamento. Apesar de ter passado o problema para minha psiquiatra ela não mudou a medicação porque segundo ela outros medicamentos aumentam o peso (não indicado no meu caso).
Gostaria de saber se existe a possibilidade de aumentar a dosagem do Bup e diminuir a do ISRS. Tive informações de um ISRS de nome Lexapro e que é muito bom e moderno.

Peço esta ajuda porque no momento não consigo consulta com outro psiquiatra pelo meu plano de saúde e gostaria de saber a opinião de outras pessoas técnicas no assunto para tomar uma decisão, já que não posso ficar sem a medicação, mas também não posso continuar com o problema que ele (neste caso, a Fluoxetina) está me causando.
Já neste site e os demais medicamentos indicados pela médica que consulto atualmente produzem o mesmo efeito que a Fluoxetina. Obrigada.

Resposta:

O Amato (Topiramato, Topamax, Égide, Arasid) já tem um ótimo preventivo de Enxaqueca.
A Bupropiona é um antidepressivo que pode aumentar a libido e diminuir a fome.
A Fluoxetina (Prozac, Verotina, Eufor, Daforin) pode diminuir muito a libido, ainda mais nessa dose de 60 mg por dia.
Será que você precisa da Fluoxetina, ou seja, de dois antidepressivos?

3) É normal o tratamento com Venlafaxina para pacientes Enxaqueca e insônia?

Pergunta:

É normal o tratamento com Venlafaxina para pacientes com doença reumática, Enxaqueca e insônia?
Faço uso deste medicamento há 8 meses, também sofro de Fenômeno de Reynaud, minha reumatologia a disse que esses sintomas seriam amenizados, mas estou interrompendo o tratamento devido mudança de plano de saúde, estou sofrendo muito com as crises de abstinência, comecei tomando dia sim, dia não, agora dia sim dois não, mas esta bem difícil, peço uma opinião, estou preocupada.

Obrigada.

Resposta:

Venlafaxina (Efexor, Venlift, Venlaxin, Alenthus, etc.) pode ajudar muito no tratamento preventivo de Enxaqueca.

Muitos antidepressivos melhoram as dores reumáticas e diminuem o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios.
Sobre a abstinência de Venlafaxina, leia a página de Medicamentos Psiquiátricos.

Ela precisa ser retirada bem devagar, pois Venlafaxina é dos antidepressivos que provoca mais sintomas de abstinência.

4) Tratamento de Enxaqueca e outras Dores de Cabeça com Pamelor

Pergunta 1:

Olá Dr. Rubens Pitliuk. Há uns dois anos teve diagnóstico de Enxaqueca. Por um ano tomei Propranolol, no segundo ano tomei Torval CR 500 passados pelo Neurologista. Ontem voltei ao médico porque o Torval já não estava fazendo muito efeito e estava tendo visão turva e peso na cabeça todos os dias, então ele mandou trocar pelo Pamelor, tomei a noite e no dia seguinte sentir muito desconforto abdominal, gases, sonolência e cansaço no corpo.

Gostaria de saber se essas relações duram por muito tempo ou é apenas no início? Pois sofro com Gastrite e isso me incomoda.

Resposta:

Realmente, Propranolol, Torval (Depakote) e Pamelor são ótimos preventivos de Enxaqueca. Existem várias outras opções, inclusive com medicamentos naturais.

Mas com relação ao Pamelor, esses efeitos colaterais devem estar sendo causados por prisão de vente e devem melhorar com laxantes naturais e mudanças de alimentação.

A sonolência e cansaço não devem acontecer, não sei que dose você está tomando. Existe Pamelor de 10, 25, 50 e 75 mg. A maioria dos pacientes toma Pamelor ao deitar.


Pergunta 2:

Olá, Doutor Rubens Pitliuk! Fazia tratamento com o Zoloft 100 mg e o Pamelor 10 mg durante três anos. O Zoloft pela minha extrema ansiedade e o Pamelor para tratar minhas dores de cabeça.

Por alguns imprevistos, não consegui mais a receita desses medicamentos e por isso comecei a cortar a pílula de Zoloft ao meio na minha ultima cartela, até que chegou a ultima.

Faz duas semanas e meia que parei de tomar o Zoloft e estou com dores fortíssimas de cabeça, enjôo e uma tontura acima do comum. Gostaria de saber se isso é abstinência do remédio e se sim, vai durar mais ou menos quanto tempo? Estou decidida a não tomá-los mais, fiz certo? Desde já, agradeço.

Resposta:

Pode ser abstinência sim, mas já deveria estar melhorando a cada dia, pois você parou o Zoloft há quase 20 dias.

Claro que algumas pessoas têm abstinência mais longa.
Por outro lado, o Pamelor costuma ser muito eficaz em Enxaqueca enquanto o Zoloft pode ser melhor para Cefaléia Tensional ou Cefaleia Crônica Diária.

Como não seu que tipo de dor de cabeça você tinha, precisa ver se o Zoloft não está fazendo falta no tratamento da cefaleia.5
Mais uma consideração: o Pamelor é eficaz até a dose de 100 mg por dia. Você está tomando apenas 10. Talvez ele controlasse a dor de cabeça com 10 mg porque tinha a ajuda do Zoloft, agora não mais.


Pergunta 3:

Tenho crises de Enxaqueca há muito tempo e dores de cabeça quase que diariamente. As crises duram muitos dias e são tão fortes que já fui algumas vezes à emergência do hospital para tomar analgésico e soro na veia.

Tenho me consultado com um neurologista que me receitou Nortriptilina 40 mg, feito na farmácia de manipulação. Tomo há pouco tempo e continuo com as crises, mas notei que essas crises de Enxaqueca duram menos tempo e não são tão fortes quanto as que eu costumava ter.

Meu único receio é que tomo anticoncepcional com estrogênio e ouvi dizer que a Nortriptilina (Pamelor) reduz a eficácia do anticoncepcional e vice-versa. Gostaria de saber se essa afirmação realmente tem algum fundamento, pois me sinto insegura, sem ter a certeza de que a Nortriptilina e o anticoncepcional vão funcionar. Já perguntei ao meu neurologista, mas ele não soube me responder.

Resposta:

Eu sempre achei que a Nortriptilina (Pamelor) não tirava o efeito do anticoncepcional. Consultei um programa americano de interações medicamentos e realmente não existe essa interação. Os medicamentos psiquiátricos que podem reduzir a eficácia dos anticoncepcionais hormonais são os antiepilépticos.

5) Tratar Enxaqueca com antidepressivos, sem ter Depressão?

Pergunta comum:
porque os Psiquiatras e Neurologistas receitam antidepressivos para tratar Enxaqueca em pacientes sem Depressão?


Tenho TOC e TAG. Tenho também Enxaqueca Vascular. Foi me receitado Efexor junto com Frontal e estou ótima. Nem tenho mais Enxaqueca, seria pelo Efexor?

R: Pode ser sim, o Efexor é um dos antidepressivos que previnem a Enxaqueca.


P: Estou tomando Pamelor à noite para tratamento de Enxaqueca e Depressão. Gostaria de saber se Pamelor tira o sono, pois faz 6 dias q estou tomando e sempre acordo no meio da noite e não consigo mais dormir, e fico sonolenta durante o dia.
O Pamelor ou Nortriptilina não costuma tirar o sono, mas se para você ele tira, é isso que importa. Veja com teu médico se você pode passar a tomar o Pamelor de manhã.


R: É verdade que a Depressão pode provocar dores de cabeça muito fortes?
Sim, é verdade. E não só dores de cabeça, a Depressão pode provocar dores no corpo todo.


P: Lamitor seria indicado também para quem tem Enxaqueca?

R: Sim. Lamitor = Lamictal, Lamictal Dispersível, Lamotrigina, Léptico, Neural.


P: Tenho Enxaqueca desde criança, que está piorando depois dos meus quarenta anos. O Neurologista me receitou Sumax e Dolamin (para a crise) e Atenol, Pamelor para prevenção. Tomei Ormigrein por uns 10 anos e hoje está me dando sérias reações. Tenho tido crise dia sim dia não no mês. Mas fiquei com medo da medicação que vou começar a tomar, Atenol (fui ler a respeito é pra pressão) e não tenho problema de pressão e outro o Pamelor é antidepressivo e não tenho Depressão, me ajude: são esses medicamentos que devo tomar... Estou com medo. Aí vim pesquisar na net e achei esse site que tem tudo a ver comigo. Desde já agradeço a resposta (só vou começar e tomar o remédio quando receber a resposta). Obrigado!

R: Sem te consultar não posso afirmar se esses remédios são os adequados para você, mas Atenol e Pamelor são sim muito usados em Enxaqueca, mesmo para quem não sofre de pressão alta nem de Depressão.


P: Oi bom dia, Dr. Rubens Pitliuk, gostaria se possível obter uma resposta pelo qual estou sofrendo muito e não sei mais o que fazer, tenho fortíssimas dores de cabeça ha quase dois anos, fui a um especialista, fiz uma Tomografia Computadorizada e foi detectada Enxaqueca crônica, são dores todos os dias o medico me receitou Pamelor 25 mg, não tomei ainda, li na bula e consta pra Depressão, não estou depressiva, apesar de que sou muito ansiosa, será que Pamelor seria uma medicação correta pra dores de cabeça?

R: Pamelor é um bom remédio para Enxaquecas, mas não é o único. Procure um psiquiatra com experiência em Enxaqueca ou um neurologista porque existem muitas opções além do Pamelor. A Tomografia Computadorizada não detecta Enxaqueca. Enxaqueca é diagnosticada pela história (anamnese) clínica e pela ausência de anormalidades nos exames.


P: Sinto terrores dores de cabeça, já fui a vários especialistas e foi detectada Enxaqueca crônica, o medico me passou Pamelor 25 mg é um antidepressivo, será que resolve pra Enxaqueca? E se eu tomar a Fluoxetina também resolveria as dores.
R:
O Pamelor costuma der mais eficaz que a Fluoxetina, no tratamento da Enxaqueca.

6) Enxaqueca com sintomas de Aura desencadeadas pelo esforço do futebol.

Pergunta:

Eu tenho diagnosticado há algum tempo a minha dor de cabeça como Enxaqueca. A minha dor de cabeça vem sempre logo após eu jogar futebol. Somente futebol; sexo, musculação trabalho árduo etc., nada mais além de futebol.

Antes era com Aura seguida de dor de cabeça forte somente nas laterais com uma forte pulsação das veias, dormência numa das mãos e só, procurei um neurologista que me receitou Propanolol de 40 fiquei curado jogava futebol tranqüilamente parei de tomar continuei a jogar futebol agora ela voltou só que somente com Aura e nada mais, comecei com o medicamento de novo sem orientação médica, porém a Enxaqueca sumiu de novo, posso continuar a jogar futebol?

Já tive Depressão e acho que também tive Síndrome do Pânico já estou curado das duas, dormia mal, porém meu hábito alimentar na maioria das vezes é regular; fico preocupado às vezes com o coração por causa do futebol a Enxaqueca tem alguma interferência nisso?

Meu coração antes do conhecimento da dor aos 15 ou 16 anos era normalíssimo depois do surgimento desta eu senti um batimento me parecendo meio que irregular e com batimentos fortes, no entanto não acelerados (normais), daí por causa do pânico já viu né, fica imaginando um monte de besteira.

Eu tenho sentido uma espécie de tontura que também sentia antes um pouquinho menos intensa é relacionado à Enxaqueca?

Resposta:

Pela descrição parece tratar-se de uma Enxaqueca com sintomas de Aura e que são desencadeadas apenas pelo esforço do futebol.
Nenhuma outra forma de esforço físico tem esse poder!
Minha orientação é que ele procure um especialista e reinicie tratamento preventivo de forma continua!

Dr. Paulo Monzillo.

7) Alguma dieta ameniza ou piora a Cefaleia em Salvas?

Pergunta 1:

Tenho Cefaleia em Salva há bastante tempo, há alguma dieta que amenize ou piore as dores?

Resposta:

Restrições alimentares não resolvem totalmente o problema da Cefaleia em Salvas.
Nenhuma dieta substitui a medicação, mas evite:
Alimentos muito condimentados, apimentados.
Salsichas, salames.
Bebida alcoólica na fase de surto de Cefaleia em Salvas pode agravar bastante a dor de cabeça.
Ficar sem comer por períodos muito prolongados também é prejudicial.


Pergunta 2:

Sou deprimido desde que me lembro. Não lembro quase nada de minha infância e adolescência. Descobri ser depressivo bipolar aos 35 anos. O Lítio não me fez bem. Hoje me automedico com Tryptanol e Rivotril. Tenho todos os sintomas amenizados, não penso pelo menos mais no suicídio, mas tenho alterações de humor várias vezes ao dia, às vezes na semana, muito instável.
Minha vida profissional e financeira não se estabilizam por estes problemas. Tenho 46 anos e tenho muito medo de continuar assim, mesmo por saber que com a idade a tendência é piorar.

Justamente devido à doença, não consigo condições financeiras para tratamento e gratuito não existe na minha cidade (precário demais).

Recentemente, fiz uso de álcool abusivo e é só tomar um só copo de cerveja que meu olho direito incha e sinto dores de cabeça insuportáveis.
Agora a dor se alastrou para a região periférica de todo o crânio. Dor tipo na pele que torna difícil até mesmo lavar o cabelo. Teria alguma ligação com o uso de álcool?
Afirmo que em dias que vou em alguma festa, não tomo os comprimidos. Ah, sim, o que mais me deprime e sempre destruiu minha vida, é uma forte insegurança que vem junto com a

Resposta:

Parece ser uma Distimia com uma certa Fobia Social. Tryptanol não costuma ser bom para Distimia.
Essa dor de cabeça que você descreveu parece ser Cefaleia em Salva, que é uma dor absurda de forte. Se chama também Cefaleia Suicida.

O melhor, mas não único tratamento para ela é justamente o Lítio, que também ajudaria nas tuas oscilações de humor.
Pena que você não escrevei porque não tolerou o Lítio, pois na maiorias das vezes os efeitos colaterais dele podem ser evitados.
De qualquer maneira, depois dessa crise de Enxaqueca em Salvas, fique longe do álcool.

8) Caso a Paroxetina aumente demais o sono REM, pode piorar Enxaqueca.

Pergunta 1:

Fazia uso do Paxil CR 12,5 mg há 11 meses, quando em início de Abril resolver parar a medição. Com ajuda da terapia fui reduzindo a dose gradativamente, até que em final do mês de Abril parei definitivamente.
No entanto, tenho sentido enxaqueca, a têmpora lateja diariamente. Os últimos 15 dias tem sentido enxaqueca quase diariamente. Será que ainda estou em abstinência? Obrigada.

Resposta:

Quase 40 dias sem Paroxetina, não é mas abstinência. Você não tinha Enxaqueca antes? Não sei sua idade, talvez você tenha começado a ter Enxaquecas e a Paroxetina estava funcionando como se fosse uma medicação preventiva de Enxaqueca.

Pergunta 2:

Desde dezembro tenho tido diariamente alteração visual (círculos brilhantes) à noite e ao acordar com leve cefaléia.
Tive Síndrome do Pânico e Depressão e tomo Cebrilin há 10 anos, algumas tentativas de retirar o remédio não deram certo e me sinto muito bem com 10 mg/dia.
Fiz todos os exames oftalmológicos, normais e Angioressonância Cerebrais, normal.

O Cebrilin pode causar isto com o uso prolongado?
Tenho raramente Enxaqueca com Aura e é completamente diferente.

Resposta:

Depois de tantos anos com Cebrilin (Paroxetina, Aropax, Paxil, Roxetin, Maxapam), é muito improvável que as dores sejam causadas por ele.

Pode ser que sua Enxaqueca tenha mudado de característica.
Ou que você esteja sonhando demais, por causa da Paroxetina
Caso a Paroxetina esteja aumentando demais teu sono REM, isso pode piorar as Enxaquecas em algumas pessoas.

9) Tratamento preventivo de Enxaqueca com remédios naturais

Pergunta 1:

Dr tenho fortíssimas dores de cabeça, já faz 2 anos, a dor ultimamente esta todos os dias. Tomo Topiramato, Propranolol, Nortriptilina, como não estava adiantando, meu médico me receitou 100 mg de Pristiq. Ele é indicado p enxaqueca? E se não for, qual o melhor antidepressivo? Me dê uma luz, Dr. Estou desesperada. Não sei mais o q fazer!!!!

Resposta:

Imagino que você tenha exames neurológicos normais.
Topiramato, Propranolol, Nortriptilina são bons preventivos de enxaqueca, mas pode ser que você sofra de cefaleia crônica diária.
A Cefaleia Crônica Diária pode ser uma “enxaqueca modificada”, pode ser decorrente do uso contínuo dos medicamentos para dor e pode melhorar com antidepressivos diferentes dos que se usa normalmente para enxaqueca (como por exemplo Nortriptilina ou Pamelor e Pristiq). Mas pode ser que o Pristiq funcione sim.

Hoje em dia existem tratamentos naturais (por exemplo Coenzima Q10, Melatonina, Magnesio, Vitamina B2, Petasites hybridus, etc.) que ajudam alguns pacientes.
Infelizmente não tenho como dar sugestões mais precisas pela internet.
Vários pacientes estão mandando vir dos USA pela IHERB


Pergunta 2:

Li em umas de suas respostas sobre profilaxia que é usado pra prevenir a Enxaqueca. Gostaria de sabe mais sobre o assunto! Obrigada.

Tenho 26 anos e sinto muita dor de cabeça, quase toda semana. Procurei uma neurologista e foi diagnosticado Enxaqueca, tomo remédio pra Depressão que não é o meu caso.
Sou muita ansiosa, uso o Amytril e tem me ajudado muito, mas as dores continuam, faço o uso do Zomig, mas é muito caro e como tenho várias crises, não estou conseguindo manter esse medicamento, e aí nenhum outro do tipo Ormigrein, Neosaldina faz efeito!


Resposta:

Quando as Enxaquecas são muito freqüentes, dá para fazer tratamento profilático ou preventivo. A prevenção pode ser:

Medicamentosa, por exemplo, com Topiramato (Topamax, Toptil, Arasid, Vidmax), Depakene, Depakote, Carbonato de Lítio (Carbolitium CR 450 e 300 mg), Tegretol, Trileptal, Atenolol, Propranolol e outros betabloqueadores, antidepressivos como Tofranil, Pamelor, Tryptanol ou Amytril, Cymbalta, Efexor

Com técnicas alternativas como Yoga, Meditação, Tai Chi Chuan, massagem de relaxamento, Acupuntura.

Tudo indica que alguns produtos naturais como por exemplo Coenzima Q10, Melatonina, Magnesio, Vitamina B2, Petasites hybridus, etc. podem prevenir enxaquecas

Com a eliminação (quando possível) dos fatores desencadeantes. Vários alimentos podem provocar Enxaqueca. Faça um Diário de Enxaqueca, vai ajudar você a identificar os teus desencadeantes e o médico escolher qual a prevenção mais adequada para você.

O Amytril ou Amitriptilina é muito bom, mas depende da dose. Alguns pacientes precisam dose mais alta, que pode favorecer ganho de peso.

10) A dor quase me mata, quando tenho crise forte fico 4 dias de cama

Pergunta:

Tenho 49 anos e sofro de Enxaqueca há 30 anos. Já passei por vários tratamentos médicos e não obtive bons resultados, já tomei vários medicamentos com: Enxarque, Ormigrein, Cefaliv, Neosaldina, Naproxeno sódico e outros.

Gostaria que me ajudasse, porque essa dor quase me mata, quando tenho crises fortes fico 4 dias de cama, vomitando e não posso sentir cheiro de nada.

Resposta:

Ainda tem muita coisa para fazer; Triptanos (Sumax, Sumax Nasal, Sumax Pro, Imigran, Naramig, Maxalt, Zomig, Zomig OD), vários antidepressivos, alguns antiepilépticos, Carbonato de Lítio e alguns produtos naturais. Alguns podem ser usados de modo constante, em tratamento preventivo. Assim você se livra desse inferno de Enxaquecas constantes.

11) Opções para tratar Enxaqueca, além da Amitriptilina e Topamax

Pergunta :

Sofro de Enxaqueca. Como tenho hérnia de disco o médico me receitou Amytril (Amitriptilina), fiquei ótima, sem mau humor matinal, porém meu medico pediu para eu parar e iniciar tratamento com Topamax, que experiência terrível, insônia, diarréia, Depressão, pensamentos horríveis.
Parei o tratamento há 4 dias, porém ainda continuo sentindo alguns sintomas.

Meu medico voltou a me recomendar tratamento com Amytril. Mas agora eu não sei o que faço, porque fiquei com medo de tomar esses remédios, a melhor opção é procurar um psiquiatra?

Resposta:

Existem muitas opções para tratar Enxaqueca, além da Amitriptilina e do Topamax, sem falar de mudanças no ritmo diário, alimentação, etc. Mas se o Topamax está indicado especificamente para teu caso, não temos condições de afirmar sem te conhecer.

Além da Amitriptilina (Amytril) e Topiramato (Topamax, Amato, Toptil, Égide, Topit, Arasid, Vidmax), pode-se tentar Venlafaxina (Efexor, Efexor XR, Venlift OD, Venlaxin, Alenthus, Alenthus XR), Nortriptilina (Pamelor), Duloxetina (Cymbalta, Velija, Cymbi, Neulox), Imipramina (Tofranil), Betabloqueadores, Melatonina, Coenzima Q10, Vitamina B2, Magnésio, Petasites hybridus, etc.

12) Quando começam os sintomas de Enxaqueca, me vem o medo de ter o Pânico.

Pergunta:

Sofro de crises fortíssimas de Enxaqueca há 8 anos. Também na mesma época apareceu a Síndrome de Pânico. Nunca nenhum médico que passei, e foram vários, pediu exame nenhum. Sempre foi dado diagnóstico através da anamnese.
Eu sinto que quando começam os sintomas de Enxaqueca, consequentemente me vem o medo de ter o Pânico.

Para mim as duas coisas são super relacionadas gostaria de alguma orientação, pois vi que o Pânico é totalmente controlado com medicação adequada.
Tomo Anafranil 60 mg, mas não consigo sair da minha cidade. Estrada jamais. Isso porque até dois anos atrás eu viajava toda semana para a cidade que fazia faculdade.

Sim, é comum a pessoa ter Enxaqueca e ao mesmo tempo Depressão ou Pânico ou outro Transtorno de Ansiedade.

Resposta:

Não concordo com você que seu Pânico esteja totalmente controlado, pois você não está fazendo coisas que fazia antes.

Acho que seu tratamento deveria ser reavaliado, pois o objetivo seria você não ter mais nenhum sintoma.

Quanto a exames, embora eles quase certamente serão normais, poderia ser pedidos para você ficar mais tranquila.

© 2020 por mentalhelp