Perguntas e Respostas: 

Estimulação Magnética Transcraniana ou TMS

1) Como conseguir um tratamento de Estimulação Magnética Transcraniana grátis?

Pergunta 1:

Porque alguns psiquiatras são resistentes em indicar a EMT, para depressivos crônicos?

Resposta:

A maioria dos psiquiatras ainda não conhecem adequadamente a técnica, esse é o principal motivo da falta de encaminhamento. A EMT é particularmente útil para pacientes depressivos crônicos que não respondem satisfatoriamente aos medicamentos. Se considerarmos que ao redor de 30% da população é resistente aos tratamentos convencionais teremos um número expressivo de pacientes que deixam de se beneficiar da técnica por falta de orientação.

Já são aproximadamente 20 anos de muita pesquisa nessa área, centenas de artigos e vários os países que aprovaram o uso clínico da técnica (EUA, Canadá, Europa, Austrália, Israel, Brasil), assim sendo acreditamos que o desconhecimento seja o principal fator dessa resistência.

Dr. Roni Broder Cohen



Pergunta 2:

Minha filha tem Transtorno Bipolar desde o início da adolescência. Nunca consegui fazer com que ela fosse medicada. Temos muita pena e todos sofremos muito.

Como conseguir um tratamento de Estimulação Magnética Transcraniana ou EMTr ou TMS grátis?

Ela tem 23 anos, já começou e parou 4 cursos universitários.

É uma jovem muito linda, recusou todos os convites de olheiros para participar de concursos, carreira de modelo, miss, etc.

Como fazer para ganhar um tratamento desses? Aguardo ansiosa sua resposta.

Resposta:

No caso de sua filha, a Estimulação Magnética Transcraniana ou EMTr ou TMS não substituiria o tratamento medicamentoso.

Ainda que vocês morassem em uma cidade com um aparelho de TMS disponível, o tratamento não é composto apenas de algumas aplicações. Ela precisaria fazer um tratamento de manutenção constantemente.

Dr. Roni Cohen.

2) Estimulação Magnética Transcraniana pode ser usada em TOC?

Pergunta 1:

Meu sobrinho de 20 anos foi diagnosticado com TOC e começou tratamento há dois anos.
O quadro se agravou, ele rejeitou a terapia.

Testaram outros remédios, sem resposta (4 medicamentos até o mais alto grau de dosagem).
Os senhores indicam Estimulação Magnética Transcraniana em TOC?

Há contraindicação? Moro em São Paulo e posso servir de apoio no caso de tratamento feito aqui. Muito obrigada.

Resposta:

Por tratar-se de técnica não invasiva e praticamente isenta de efeitos colaterais (alguns pacientes podem se queixar de dor de cabeça nas primeiras sessões, que é aliviada por analgésicos comuns), o índice de aceitação dos pacientes com o tratamento é muitíssimo elevado.

A Estimulação Magnética Transcraniana é bem indicada em casos refratários (que são resistentes ao tratamento com fármacos).

As únicas contra-indicações formais são a presença de clipe metálico no crânio (decorrentes de cirurgia ou traumatismo) e marca passo cardíaco.
Não há problema no caso de implantes ou aparelhos ortodônticos.
Considere pelo menos 15 sessões para casos como o dele, que seriam realizadas no período de 3 semanas (as sessões são diárias, com duração ao redor de 40minutos).

Dr. Roni Cohen

3) Estimulação Magnética é indicada para casos resistentes à medicação.

Pergunta 2:

Boa noite, Dr. Rubens Pitliuk, o aparelho Estimulação Magnética Transcraniana é eficiente no tratamento de TDAH e Depressão?

Porque meu filho toma 2 Concerta 54 mg por dia e Velija à noite, e o resultado não é satisfatório.

Já tomou Ritalina, Venvanse não deu certo. Por favor, tire minha dúvida sobre a eficácia desse aparelho para portadores de TDAH com Depressão?


Resposta:

As dificuldades de atenção/concentração estão relacionadas a quadros de baixo funcionamento de regiões pré-frontais, tais como ocorrem nos distúrbios afetivos (Depressão, Bipolar). Com o aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana é possível estimular diretamente essas regiões e tratar pacientes com TDAH e depressão.

O número de sessões necessárias para se alcançar um resultado terapêutico benéfico é variável, dependendo do nível de excitabilidade encontrado e da resposta cerebral. Em geral varia entre 10 a 20 sessões.

Fico à disposição. Dr. Roni Broder Cohen.


Pergunta 2:

Dr. Rubens Pitliuk, moramos em Curitiba, meu marido tem problemas de depressão, quenos últimos três meses piorou. Ele está fazendo tratamento há certo tempo, tomando Efexor XR 300 mg, Zetron 150 mg, Rivotril, e para dormir Stilnox 10 mg, com muitos efeitos colaterais tendo apresentado pouca melhora.

Lemos muito sobre o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana ou EMTr ou TMS, e pelo fato do senhor ser um profissional conceituado, gostaríamos de saber sua opinião sobre esse tratamento, pois pretendemos ir para São Paulo em busca de uma alternativa para sair ou pelo menos diminuir a carga de medicamentos.

Já pesquisamos e em Curitiba não tem o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana. Se possível gostaríamos de uma indicação de um profissional na área.

Resposta:

Muito obrigado pela confiança. Consultei o Dr. Roni Broder Cohen, que provavelmente é o médico brasileiro com o maior número de casos tratados com Estimulação Magnética Transcraniana e aqui está a resposta:
O tratamento com a Estimulação Magnética Transcraniana ou EMTr ou TMS é indicado para casos como o do seu marido, que são resistentes à medicação.

A eficácia é ao redor de 80 % e praticamente não há efeitos colaterais.
Em média são necessárias 10 sessões, à exceção de alguns casos mais graves que podem requerer um número maior (15 a 20).

A manutenção é quinzenal no 1º mês, passando a mensal do 2º ao 4º mês.
Permanecendo estável nos veríamos a cada seis meses para avaliação e reforço.



Pergunta 3:

Tem algum Antidepressivo mais rápido que o Zoloft (Sertralina, Tolrest, Assert)?

Resposta:

Pode ser que os IMAO (no Brasil só existe Parnate) funcionem mais rápido.

Converse com teu Psiquiatra sobre Estimulação Magnética Transcraniana (TMS), que pode dar o “start” na melhora da Depressão.

4) TMS é eficiente em Fobia Social e Síndrome do Pânico?

Pergunta:

O método de Estimulação Magnética Transcraniana é eficiente nos casos de Fobia Social e Síndrome do Pânico?

Juntei duas perguntas.

Resposta:

Sim, TMS é eficaz em casos de Fobia Social, cuja cor relação com depressão tem sido demonstrada de forma crescente. O número de sessões necessárias depende da gravidade do caso.
Sim, a Estimulação Magnética Transcraniana ou EMTr ou TMS é eficiente para tratamento de Síndrome do Pânico.
Dr. Roni Cohen

© 2020 por mentalhelp