Perguntas e Respostas: 

Fibromialgia e Dor

1) Quais são os antidepressivos bons para tratar Fibromialgia?

Pergunta:

Durante 5 anos tomei Tofranil 75 mg para Fibromialgia (dores e fadiga), mas como essa medicação vinha provocando muita prisão de ventre e ressecamento das mucosas, meu médico trocou por Sertralina 100 mg.

Pela bula não parece indicado para dores, e na verdade eu tenho sentido dores e fadiga embora em pequena proporção. Gostaria de ouvir comentários sobre a troca.

Resposta:

Sertralina (Zoloft, Tolrest) é um antidepressico Serotoninérgico.

Os antidepressivos que funcionam bem em Fibromialgia são os Noradrenérgicos:
Tofranil
Amitriptilina
Pamelor, Nortriptilina
Efexor, Venlafaxina, Alenthus, Venlift, Venlaxin, etc.
Cymbalta, Duloxetina, Velija, Cymbi, etc.
Pristiq
Provavelmente os três últimos trarão menos prisão de ventre.

2) Trabalho como motorista e tenho muitas dores na nuca e coluna, o que fazer?

Pergunta:

Meu problema é muita dor de cabeça na nuca, sinto frequentemente, eu trabalho como motorista e tenho muitas dores na coluna também, o que fazer e qual tratamento indicado?

Resposta:

Se você é motorista e passa muitas horas dirigindo, precisa pensar se não é problema de postura, qualidade do assento, tensão excessiva. Consulte um Ortopedista para excluir outras causas. Provavelmente ele vai encaminhar você pra uma Fisioterapia.

3) Perfeccionismo é traço de personalidade muito frequente em Fibromialgia.

Pergunta:

No decorrer dos meus 36 anos várias vezes procurei tratamento para dores em diversas partes do corpo, sendo que há seis anos diagnosticaram as dores que sinto no pescoço, ombro, cervical, braço de direito e mão como sendo lesão de esforço repetitivo.

A partir de então fiz todos os tratamentos que me foram indicados (fisioterapia, hidroginástica, acupuntura, hidroterapia, RPG, cirurgia (no ombro) acompanhados de medicamentos).

Embora no momento as dores estejam concentradas na parte superior, constantemente sinto dores por todo corpo, principalmente nas juntas. Já fiz exames para reumatismo, ácido úrico, Ressonância e todos os tipos de exames e em todo o resultado foi negativo quanto ao motivo da dor. No dia a dia, para que consiga trabalhar ou fazer qualquer outra atividade, tenho que me medicar. Devido à falta de solução para o meu problema no momento parei de procurar tratamento. Me descrevo como sendo uma pessoa ansiosa, perfeccionista, nervosa, não durmo bem com isto não consigo me relaxar em nenhum momento.

Já faz muitos meses que ando de médico em médico, onde a minha principal queixa é de constantes dores nas costas, formigamento e dores nos braços e já ao acordar sinto dores, ou seja, dores o dia todo!

Pensei ser coluna (fiz raios-X, e deu tudo normal), pensei ser coração (os exames deram normais), bem finalmente fui a uma Reumatologista que diagnosticou; Fibromialgia. E me passou o remédio Miosan e exercícios físicos. Pergunto: que tipo de exercícios? Posso fazer Pilates? Tenho dúvidas e medo de piorar o problema fazendo exercício errado.

Resposta:

Os exercícios que você pode fazer são, de preferência, exercícios de alongamento, natação e hidroginástica bem como caminhadas. O Reumatologista certamente irá te orientar.

Você escreveu que é perfeccionista. Isso é muito interessante, pois o perfeccionismo é um traço de personalidade muito frequente em quem tem Fibromialgia.
Alguns antidepressivos são bons para Fibromialgia e também para diminuir o perfeccionismo exagerado. Converse com o Reumatologista sobre trocar o Miosan ou sobre também consultar um Psiquiatra.

© 2020 por mentalhelp