Tratamento de Síndrome do Pânico

Atualizado: 12 de fev. de 2023

Tratar Síndrome do Pânico Psiquiatra do Einstein

A maioria das pessoas não tem o que se chama Síndrome do Pânico, tem "apenas" Ataques de Pânico, que são ataques de ansiedade muito fortes com sintomas físicos.

Pânico não é uma doença do seu cérebro, nem falta nem excesso de Serotonina.

1) Sintomas mais comuns (claro que a maioria das pessoas não tem todos eles, só alguns):

• Taquicardia, falta de ar, sudorese, ondas de frio ou de calor, tremor, tontura, pressão na cabeça, fraqueza nas pernas, intestino solto.

• Medo de desmaiar, de ter um infarto, de "ficar louco", de engasgar com alimentos.

• Crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e sudorese.

• Preocupações com doenças graves mesmo com todos os exames normais.

• Desrealização e Despersonalização: sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa “não está lá”, que parece que está vivendo um filme.

• Pensamentos Obsessivos: de se atirar de uma janela, machucar alguém ou se machucar, de ficar louco. A pessoa sabe que eles não fazem sentido, mas não consegue tirar da cabeça.

• Piora no dia seguinte de beber muito álcool.

2) Comportamentos bem comuns em quem sofre de Pânico:

• Medo de "voltar a sentir medo". Muitas vezes o simples pensamento de entrar num avião ou passar ao lado de um abismo já desencadeia a crise.

• Ansiedade antecipatória.

• No cinema ou teatro prefere sentar na ponta da fileira, no restaurante perto da saída.

• Não tranca a porta quando vai ao banheiro.

• Cardiologistas, clínicos, hospitais, laboratórios etc., com todos os exames normais, a não ser, às vezes, um Prolapso de Válvula Mitral, que os cardiologistas não consideram patológico.

3) Desenvolvimento de fobias:

• Com o tempo a pessoa pode não sentir mais os sintomas físicos, mas continua com medos que ela sabe que não são lógicos. Exemplos:

• Dirigir (principalmente em congestionamentos, túneis ou estradas).

• Ônibus, metrô, avião, elevador.

• Reuniões, lugares com muita gente, Shopping, cinema, restaurantes, filas.

• Ficar sozinha ou de sair sozinha Lugares muito abertos e vazios.

• Dormir, quando a pessoa teve crises noturnas.

• Comer, quando teve sensações de engasgar.

4) Causas mais comuns:

• Psicológicas (são as mais comuns): reação a uma fase de Stress ou a uma situação difícil cuja solução é igualmente difícil.

• Experiência traumática por exemplo assalto, sequestro, acidentes, doença grave. Essa forma mais específica se chama Stress Pós-Traumático.

• Medicamentos: anfetaminas, corticoides, anabolizantes.

• Maconha, Cocaína, abuso de álcool .

• Muita cafeína (café, chá verde, chá mate, energéticos).

• Genética familiar de Pânico, Depressão, DOC, TAG, PTSD, TDAH etc. Predisposição genética não quer dizer hereditariedade, Pânico não passa de pai para filho, não se preocupe.

• Sem nenhum motivo (existe, mas é bem mais raro).

5) O tratamento consegue:

• Acabar rapidamente (horas ou dias) com os sintomas físicos.

• Acabar as fobias. Nesta fase o tratamento mais eficaz é uma combinação de medicação com Psicoterapia para ajudar o paciente a mudar de atitudes, sair de situações difíceis e principalmente ver os problemas com mais objetividade, ficando, portanto, mais fáceis de serem resolvidos.

6) Para a família:

A família sofre porque não consegue ajudar e vê a pessoa passar por médicos e exames, tomar calmantes, estimulantes e vitaminas sem melhora. Então começa a dizer que é fita, "frescura”. Sofrer de Pânico não tem nada a ver com personalidade forte ou fraca, com a pessoa ser ou não corajosa.

7) Observações:

• Algumas vezes o primeiro remédio não produz resultado. Isso não quer dizer caso grave e nem incurável. Em geral basta trocar a medicação.

• Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação, pois interrupção prematura quase sempre provoca recaída.

• Os sintomas devem desaparecer nas primeiras horas de tratamento, mas o tratamento de manutenção demora meses. Sem sintomas, mas com medicação.

• Pode reaparecer sim, mesmo que os problemas tenham acabado.

• Durante o Pânico a pessoa pode passar por fases de depressão. Isso não quer dizer que sofra de duas doenças.

• Algumas pessoas com Pânico têm receio de fazer ginástica. Pelo contrário, um bom condicionamento físico é importante, ainda mais para quem está sujeito a ter crises de taquicardia.

• Yoga, meditação, massagem de relaxamento ajudam.

• Diminuir álcool e cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes) ajuda.