Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno e Fototerapia

Tratar Depressão de Inverno em São Paulo

Muitas pessoas apresentam alterações do sono, apetite, energia e humor ligados às estações do ano ou à luminosidade do dia.

Algumas apresentam mudanças ("Winter Blues") que incomodam, mas que não chegam a justificar a procura de um médico.

Outras sofrem da Depressão Sazonal, cujos sintomas podem precisar tratamento.

Muitas pessoas apresentam, em grau maior ou menor, alterações do sono, apetite, energia e humor ligadas às estações do ano ou à luminosidade do dia.

Outras sofrem da Depressão Sazonal, cujos sintomas podem precisar tratamento.

Sintomas de Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno:

Sintomas Típicos:

• Dormem por mais horas por dia no inverno, mas continuam cansadas e tem dificuldade acordar de manhã.
  • Aumento de apetite, vontade de comer carboidratos, Chocolate e "Junk food”.
  • Mudanças na energia e motivação: dificuldade de concentração, execução de tarefas rotineiras, fadiga, isolamento social e diminuição do impulso sexual.
  • Mudanças no humor: irritabilidade, apatia, baixa auto estima, sensação de depressão.
  • Piora da Tensão Pré-Menstrual.

Sintomas Atípicos:

• Despertar cedo demais pela manhã, ou insônia e intranqüilidade.
  • Diminuição de apetite e perda de peso.

Causas prováveis:

• A causa mais provável dessa depressão que ocorre nos meses mais escuros parece estar ligada aos seguintes fatores:
  • Aumento da Melatonina, um hormônio que regula o sono, e que é produzido no escuro.
  • Diminuição de Serotonina, pois ela atinge nível seu pico de produção quando a pessoa é exposta à luz brilhante.

A depressão sazonal não ocorre apenas no inverno. Pode ocorrer em pessoas que passam os dias em ambientes sem muita claridade e em pessoas fechadas em casa devido a doenças e limitações físicas.

Tratamento da Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno:

Como outras formas de depressão, o principal tratamento é medicamentoso, mas muitas pessoas sentem melhora tão grande com a Fototerapia que podem dispensar ou diminuir a necessidade dos antidepressivos.

Desde que a falta de luz é a causa do problema, os pacientes são tratados com exposição à luz brilhante por curtos períodos durante o dia.

A luz precisa ser muito clara e sem radiação ultravioleta.

Não precisa olhar diretamente para a luz, mas precisa ficar como olhos abertos, de modo que luz ilumine os dois olhos por +- 30 minutos pela manhã. Por exemplo, lendo jornal, tomando café da manhã, trabalhando, etc.

O efeito da luz acontece através dos olhos e não da pele.

O tratamento parece ser mais eficaz se administrado pela manhã, mas pode ser dividido em duas sessões, pela manhã e à tarde.

O ideal é se testar diferentes horários.

Efeitos da Fototerapia no cérebro:

A luz, com suficiente intensidade manda sinais para a glândula Pineal, e para o Núcleo Supra Quiasmático.

Quando ativada pela luz intensa, a Pineal diminui a liberação da Melatonina, um hormônio que nos faz sentir cansados.

A luz também causa a liberação de Serotonina, um Neurotransmissor que controla o apetite, humor e energia.

Eficácia da Fototerapia:

Mais de 80% das pessoas com Depressão Sazonal e Winter Blues sentem melhora com a Fototerapia.

A maioria percebe alguma melhora rapidamente, geralmente dentro de alguns dias após ter começado o tratamento.

É impossível prever com certeza quem irá se beneficiar, mas existem alguns sintomas que em geral sugerem uma melhor resposta: pacientes com excesso de sono e de apetite, que devoram carboidratos e que aumentam de peso.

Além disso, a necessidade de comer doces no início da noite também pode ser um bom preditor de resposta.

Segurança da Fototerapia

Um pequeno número de pacientes Bipolares pode desenvolver fase hipomaníaca.

Segurança para os olhos: tanto estudos de curto quanto de longo prazo demonstraram que não existem efeitos adversos nos olhos em pacientes sem doenças oculares pré-existentes.

Como a maioria dos aparelhos disponíveis no comércio não emitem raios ultravioleta, não existe risco de câncer nem de irritação de pele e nem de bronzeamento.

Aparelhos de Fototerapia também são usado em tratamento de alguns casos de Bulimia e de Depressão na Gravidez e no pós Parto e TPM quando essas doenças são mais intensas em dias sem sol, e no jet lag.

Vários pacientes meus compraram este aparelho:

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno e Fototerapia