Não é verdade, muitos pacientes sofrem uma única Depressão na vida e nunca mais.
Nunca é demais repetir: quanto mais cedo começar a tratar e quanto mais completo for o tratamento, menor é o risco de aparecer outra Depressão
Vamos dividir as depressões didaticamente em 3 grupos:
Depressões provocadas por um evento de vida (life event), por exemplo luto, desemprego, perda de pessoa querida, perda financeira, sequestro, assalto, doença grave, alterações hormonais, etc.
Depressões com carga genética. Isso não quer dizer que todas as pessoas da família vão sofrer Depressão. Mesmo com genética a maioria dos pacientes precisou ter um fator desencadeante para que a fase depressiva começasse.
Existe uma minoria de casos em que a Depressão aparece sem nenhum motivo.
Grupo 1:
Essas pessoas vão se livrar da Depressão com a correção da doença que a provocou, com uma Psicoterapia de Apoio, com o tempo, com um ombro amigo, com a mudança das condições de vida. Muitas nem precisariam ter tomado Antidepressivo.
Grupo 2 e 3:
Aí é que se ouve "não cura", "nunca fiquei completamente boa", "nunca consigo parar o remédio", "a Depressão sempre volta", minha "Depressão é Refratária" ou minha "Depressão é Resistente".
Então vamos lá:
A maior preocupação dos paciente é "remédio para sempre e mesmo assim não ficar completamente bem".
Quais os maiores erros que fazem com que o paciente não fique completamente bom ? (De agora em diante vamos falar só de remédios, pois Psicoterapia, tempo, mudanças de vida tratamento da doença que provocou a Depressão já foram descritas acima):
Se essas Depressões foram desencadeadas por um fator externo (ou mesmo interno, por determinados traços de personalidade), uma Psicoterapia deveria ter sido feita junto com o tratamento medicamentoso.
Dose insuficiente do Antidepressivo. Você toma meia dose de antibiótico ? Você usa óculos com metade do grau recomendado pelo Oftalmologista ? Você toma meia Aspirina e espera que a dor de cabeça passe inteira ? Não! Então saiba que um número imenso de pacientes de Depressão toma dose menor de Antidepressivo do que deveria tomar.
Permanecer no mesmo antidepressivo por tempo demais sem apresentar melhora completa. Se não houver melhora significativa em 6 semanas, é improvável que esse medicamento funcione após 6 meses. Nesses casos, a avaliação de outras opções é necessária.
Tomar o Antidepressivo tempo de menos e já trocar por outro. Antidepressivo não funciona em 3 dias, ele pode precisar de 3 semanas.
O paciente fica bom e suspende o remédio. Isso costuma ser uma porta para a recaída. Quando se tem certeza que é uma "Depressão que precisa remédio", o tratamento tem que continuar pelo menos um ano depois que o paciente fica completamente bom e depois a retirada tem que ser bem lenta. Os americanos chamam isso de Stop and Go. Ficar parando e recomeçando é péssimo.
Modismo de tomar Antidepressivo "moderno". Quando a Depressão é grave, os Antidepressivos "antigos" são muito mais potentes.
O paciente toma um Antidepressivo de determinado grupo. Por exemplo Fluoxetina. Não melhora e o Psiquiatra troca por Sertralina ou Paroxetina. Muitas vezes isso significa trocar seis por meia dúzia. Existem vários grupos de Antidepressivos e se um não funciona, provavelmente um remédio de outro grupo irá funcionar.
Potencialização ou Augmentation: muitas vezes precisa reforçar a eficácia do Antidepressivo com outro remédio. Por exemplo T3 (um hormônio da Tireoide), Estabilizadores de Humor (Lítio, Lamotrigina, Carbamazepina, Ox-Carbazepina, Ácido Valpróico, Olanzapina, Quetiapina, Aripiprazol, Brexpiprazol etc.), Metilfenidato e outros. Nenhum paciente gosta de tomar mais de um remédio, mas às vezes precisa.
É muito importante que todos os sintomas desapareçam. "Quase bom" não é bom. "Muito melhor" não é bom. O paciente tem que sentir que todos os sintomas da Depressão passaram completamente. Caso contrário, ela volta!
E concluindo, existem muitos pacientes que precisam tomar remédio por muitos anos. Porque a carga genética é muito grande, porque os fatores de vida não passam, porque teve várias Depressões anteriores, porque fizeram vários tratamentos sem melhora completa, porque fizeram muito Stop and Go, etc.
Eles vão precisar de remédio muitos anos, seja Antidepressivo seja Estabilizador de Humor.
Vitamina D e Vitamina B 12 não curam Depressão, mas insuficiência de Vitamina D e de Vitamina B 12 podem piorar uma Depressão e atrapalhar a melhora.
Com o tratamento adequado e um acompanhamento cuidadoso, muitos pacientes conseguem alcançar uma vida plena e saudável.