Antidepressivos e Estabilizadores de Humor cortam o efeito do Anticoncepcional?

Atualizado: Set 30


Antidepressivo corta o efeito da pílula?

PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Faço uso de medicações psiquiátricas são elas: Bupropiona 300mg, Paroxetina 60mg, Rivotril 1 mg, Rivotril sublingual 0,25 e Quetiapina e anticoncepcional Allestra 20.

Tive meu ciclo menstrual normal e há nove dias quando voltei a tomar a pílula, após a pausa e menstruação, estou tendo um sangramento muito leve, começou marrom e agora está mais rosado. Posso estar gravida? Alguma dessas medicações pode diminuir a eficácia do anticoncepcional, que já tomo há dez anos? Pode ser que o Allestra não esteja fazendo o devido efeito?


Resposta:


Consulte seu ginecologista. Se algum desses medicamentos estivesse alterando seu ciclo menstrual seria no sentido de atrasar ou mesmo suspender as menstruações pelo eventual aumento de Prolactina.


Pergunta 2:


Prezados doutores tomo o Lexapro 10 mg há um ano porque sou extremamente ansiosa e me ajudou bastante, só que, agora desenvolvi Epilepsia e meu Neurologista passou o Trileptal duas vezes ao dia, por enquanto ainda estou tomando somente uma vez, mas daqui duas semanas estarei tomando pela manhã também. Gostaria de saber se existe interação essas duas medicações, isto é, se há algum problema tomar juntas, ou se devo parar alguma delas. Tentei o Amato e foi horrível por isso estou com o Trileptal que estou me sentindo ótima. Ah tenho DIU Mirena, corta o efeito? Muito obrigada


Resposta:


O programa de interações medicamentosas Epocrates, americano, informa que a associação de Trileptal e Lexapro pode provocar perda de Sódio (que é facilmente verificado em exame de sangue) e aumenta o risco de Síndrome Serotoninérgica. Mas sinceramente, já vi muitos pacientes tomando essa combinação e nenhum apresentou esse tipo de problemas.

Mas, o mesmo programa informa que o Trileptal pode diminuir o efeito do Anticoncepcional Mirena.


Pergunta 3:


Fui a um Neurologista e ele me indicou um remédio para tratamento de enxaqueca, o Pamelor 10 mg, mas eu tomo o anticoncepcional Allestra 20, queria saber se corro risco de engravidar quando começar o tratamento com o Pamelor?


Resposta:


O Pamelor (Nortriptilina) não corta o efeito do Anticoncepcional.


Pergunta 4:


Olá, tenho 22 anos, há alguns anos tive sintomas de Depressão e Ansiedade. Atualmente tomo o anticoncepcional Elani 28. Os sintomas voltaram há algum tempo e parece que com o uso do Elani, piores. Que médico devo procurar?



Pergunta 5:


Tenho sentido muita ansiedade, falta de disposição, falta de foco, e picos enormes de tristeza, profunda, eu diria. Nesse caso devo procurar atendimento psicológico ou psiquiátrico?


Pergunta 6:


Tomo anticoncepcional há um ano. Há dois meses passei a notar algumas indisposições: enjoos, alterações de humor, diminuição de apetite, diarreia e uma tristeza e angústia muito grandes.

Minha cabeça fica uma confusão, com ideias do tipo: morrer ou me distanciar das pessoas que amo, sem querer isto de fato. Na bula estava escrito que poderia sentir estado depressivo. Gostaria de saber se um anticoncepcional tem um poder tão forte sobre a mente de alguém, pois não existe nenhum motivo para isto.


Resposta:


Comece por um psiquiatra. Quando o anticoncepcional desencadeia uma Depressão, ela precisa ser tratada com remédio.


Pergunta 7:


Gostaria de saber se existe alguma relação de crises depressivas com a interrupção do uso de anticoncepcional Gynera, pergunto porque depois que parei de tomar comecei a apresentar um quadro de crises de angústia e Depressão (com sentimento de tristeza e crises de choro sem motivos aparentes), gostaria de saber se pose existir alguma relação?

Tomei o Gynera por 16 anos sem interrupção e justamente quando interrompi que essas crises iniciaram.


Resposta:


Não é o que costuma acontecer. É mais comum que os anticoncepcionais hormonais desencadeiem Depressão. Mas pode ser que o estrógeno do Gynera tenha te protegido dela (da Depressão) esses anos todos.


Pergunta 8:


Tomei anticoncepcional Yasmin e depois Adoless, mas estava sentindo muita tristeza, perdi a vontade de fazer coisas até comuns, choro sem motivo, isso me atrapalha muito na faculdade e trabalho, além da vida pessoal.

Parei de tomar o anticoncepcional há 20 dias pra ver se melhorava, mas ainda sinto o mesmo.

Queria saber até quanto tempo depois de parar de tomar o anticoncepcional os sintomas permanecem?


Resposta:


Espere mais um ciclo menstrual. Se não melhorar, procure tratamento.

Pergunta 9:


Boa tarde doutor, eu gostaria de saber se o medicamento Citalopram tira os efeitos do anticoncepcional Belara?

Ou apenas diminui sua eficiência? Isso pode levar a uma gravidez indesejada? Muito obrigada pela sua atenção.


Resposta:


Antidepressivos não tiram o efeito dos anticoncepcionais. Quem tira são os antiepilépticos, em geral.


Pergunta 10:


Tomo o anticoncepcional Elani 28, sem pausa entre as cartelas há uns 3 meses e já tomava Fluoxetina há alguns anos.

Desde o começo desse mês, venho tomando Wellbutrin no lugar da Fluoxetina, comecei a ter sangramento e minha resistência baixou.

O Wellbutrin pode anular o efeito do anticoncepcional, ou é mais provável ser o remédio que tive que tomar por causa da queda de resistência (Aciclovir)?


Resposta:


A Bupropiona (Wellbutrin SR, Wellbutrin XL, Zetron, Zyban, Bup) não costuma interferir no anticoncepcional.


Pergunta 11:


É verdade que o Topiramato pode tirar o efeito do anticoncepcional?

Topiramato junto com Orlistat, Bupropiona e Fenproporex emagrecem?


Resposta:


O Topiramato (Topamax, Toptil, Amato) pode sim comprometer o efeito do anticoncepcional. 

Se eles emagrecem, provavelmente sim, mas leia a página sobre Fenproporex e outras Anfetaminas.

© 2020 por mentalhelp