Atualizado: Set 30

Tratar Fibromialgia com Psiquiatra do Einstein

A Fibromialgia significa dores musculares crônicas não inflamatórias. As dores são difusas, espalhadas pelo corpo todo, como se fosse uma "dor turista".

É mais freqüente em mulheres entre os 30 e os 60 anos do que em homens, mas também pode ocorrer em crianças e em pessoas de mais idade.

Sintomas da Fibromialgia:

A dor é o principal sintoma. Geralmente começa nos ombros e pescoço, espalhando-se pelo corpo todo depois de um tempo.

Outros sintomas freqüentes de Fibromialgia, além da dor:

• Fadiga, cansaço.

• Distúrbios do sono (sono não reparador. A pessoa dorme mas acorda cansada)

• Cefaléia (dor de cabeça) tensional ou enxaqueca

• Formigamento nos braços e pernas.

• Sensibilidade ao frio.

• Tensão pré menstrual e irritabilidade

Piora no inverno.

Pessoas perfeccionistas são mais propensas a sofrerem de Fibromialgia.

Às vezes existem fatores desencadeantes, por exemplo: viroses, traumas físicos, problemas emocionais.

Os exames de laboratório são normais, o diagnóstico é feito pela história e pela presença dos pontos dolorosos ou "tender points".

A Fibromialgia pode estar associada ao Lupus Eritematoso Sistêmico, Osteoartrose, Artrite Reumatóide, hérnia de disco, Osteoporose e outras doenças.

A Fibromialgia parece estar relacionada a alterações nos mecanismos de modulação da dor, com diminuição da Serotonina (substância analgésica) e aumento substância P (uma substância que provoca dor). Por isso a Fibromialgia tem relação com a Depressão, Stress, Ansiedade e Distimia.

Tratamento da Fibromialgia:

O tratamento da Fibromialgia com analgésicos a anti-inflamatórios traz poucos resultados.

É importante tem melhorar os distúrbios do sono, o estado depressivo, os fatores de stress, ou seja, o mais importante é melhorar a qualidade de vida.

Quase todos os pacientes são tratados com Antidepressivos, mas nem todos os Antidepressivos são eficazes em Fibromialgia.

Se houverem fatores de vida que desencadeiam a doença e a pessoa não conseguir mudar esse fatores sozinha, é importante uma psicoterapia.

Massagem de relaxamento (nunca de compressão dos pontos dolorosos), banhos de banheira morna e condicionamento físico são importantes.

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Fibromialgia