Qualidade de vida e evolução das doenças

Atualizado: Set 29

Melhore a evolução da doença

Porque insistimos em exercícios físicos, alimentação saudável, terapia, Yoga, Meditação, vida regrada?

O que a Mariel Hemingway tem a ver com a evolução da tua doença?

Como você pode influenciar sua genética?

Quase todas as doenças precisam de alguns fatores para aparecer:

• Predisposição (genética).

• Fator desencadeante ou gatilho.

• Traços de personalidade.

• Situações ou momentos de vida (life events).

• Hábitos.

Herpes e outras viroses aparecem em momentos de stress, quando a resistência diminui.

Apesar da genética, nem todos os familiares terão Diabetes e Hipertensão. E mesmo entre aqueles que desenvolverem, a gravidade será diferente.

Os obesos, sedentários, fumantes e rebeldes com o tratamento terão Diabetes ou Hipertensão mais grave e com mais sequelas.

Traços de personalidade (sedentarismo, rebeldia com o tratamento), fatores físicos (obesidade) e fatores tóxicos (fumo e excesso de bebida) complicam os efeitos da predisposição genética.

Você sabia que Depressão piora o prognóstico tanto de Infarto do Miocárdio quanto de Câncer?

Os cirurgiões sabem que pacientes magros, esportistas e não fumantes têm pós-operatório que os obesos, sedentários e fumantes.

Se isso vale para as doenças físicas, imagine para as doenças psiquiátricas.

Porque só 10% dos filhos de Depressivos ou Psicóticos desenvolve Depressão ou Psicose?

• Sorte – azar (não podemos provar cientificamente, mas também não podemos negar).

• Presença ou ausência de fatores desencadeantes.

• Qualidade de vida.

• Traços de personalidade.

Existem fatores que pioram a gravidade de um problema psiquiátrico:

• Drogas, inclusive Maconha (uma das grandes desencadeadoras de Depressão, Esquizofrenia e Pânico).

• Excesso de bebida.

• Sono irregular. Ter bom número de horas de sono é importantíssimo até mesmo para evitar fases de Bipolar.

• Sedentarismo, peso acima “da tabela”, gordura abdominal.

• Personalidade complicada. O que é uma personalidade complicada? Vamos pelo inverso: pessoas casadas com boa estrutura familiar, filhos bem criados, amigos, trabalho, lazer, viagens, esportes e hobbies evoluem melhor. Se alguém tem não tem nada disso na vida, podemos supor que ele tenha uma personalidade meio complicada, certo?

Porque os mesmos remédios psiquiátricos provocam ganho de peso em alguns pacientes e não em outros?

Em grande parte pelos hábitos de vida.

Mariel Hemingway é neta do escritor e ganhador no Prêmio Nobel Ernst Hemingway. É atriz, escreve livros e dá palestras sobre a doença da família e qualidade de vida.

Sua família teve uma grande incidência de doenças psiquiátricas, principalmente Bipolaridade e de suicídios.

Bem jovem ela decidiu que iria ter um destino diferente da família. Sua família gostava de noitadas, bebidas, anfetaminas (a droga da época) e excessos.

Optou por alimentação saudável, por não beber, por exercícios físicos, vida familiar, acompanhar de perto a educação dos filhos e Yoga.

É um exemplo de como o estilo de vida consegue fazer uma pessoa “escapar” da predisposição genética, pelo menos em parte.

A influência dos fatores externos na genética se chama Epigenética.

Então, se você recebeu um diagnóstico, não se compare com outras pessoas que tiveram uma evolução ruim.

Se concentre em melhorar sua qualidade de vida e também a evolução da sua doença.