Sintomas e Tratamento do Stress

Atualizado: Set 29


Tratar stress em São Paulo



Stress não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas. Pode ser uma grande ou várias pequenas sobrecargas, ruins e boas!



Exemplos: comprar, reformar, construir, promoção no trabalho com novos desafios, casamento, ganhar na loteria e ter que investir o dinheiro.

Para seu organismo, tanto faz ter que carregar todo dia 20 Kg de chumbo ou de ouro.


Sinais de Stress:


  • Diminuição do rendimento, erros, distrações.

  • Irritabilidade.

  • Indecisão, julgamentos precipitados, piora na organização, perda de prazos.

  • Insônia, sono agitado, pesadelos.

  • Falhas de concentração e memória.

  • Coisas que davam prazer se tornam sobrecarga.

  • Finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar.

  • Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer.

  • Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia.


Sintomas de Stress:

  • Cansaço

  • Ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras.

  • Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes.

  • Alta de Pressão Arterial, Colesterol. AVC, Infarto etc.

  • Dores de cabeça, musculares, de coluna, Fibromialgia.

  • Bruxismo.

  • Pernas inquietas.

  • Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Queda de cabelos, unhas fracas.

  • Diabetes.

  • Diminuição de Libido, impotência.

  • Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida.

  • Doenças psicossomáticas.

  • Ataques de ansiedade.

  • Ataques de Pânico.

  • Depressão.

O que fazer?


  • Você não precisa se livrar de todos os seus problemas para melhorar, basta chegar à quantidade que você consegue administrar.

  • A solução é óbvia mas difícil: mudar hábitos.

  • Dormir mais cedo, fumar e beber menos, comer mais saudável, mais lazer e esportes.

  • Viajar, tirar férias, curtir a família. Até Deus precisou descansar no sétimo dia!

  • Massagem, Yoga, Meditação, Mindfulness.

  • Condicionamento físico.

  • Psicoterapia. Conversar com uma pessoa neutra e tecnicamente preparada ajuda a organizar melhor os pensamentos e administrar melhor os problemas.

  • Medicação: acaba com os sintomas físicos e melhora o sono. A pessoa tem mais "cabeça fria” e energia para procurar soluções.

  • iminuir café e refrigerantes.

Não deixe de se tratar. Sua qualidade de vida só pode melhorar.



Os problemas se acumulam, não precisa ser um problema gigantesco, podem ser vários pequenos problemas (bons e ruins) que vão se acumulando.


O organismo entra em fadiga, que é o estado de stress e aumenta a produção de Adrenalina e Cortisol. Aí aparecem os sintomas físicos e psicológicos do stress (cansaço, irritabilidade, insônia, ansiedade, taquicardia, sudorese, gastrite, dores musculares, Burnout, etc.).




Portanto, os problemas que criaram o stress acabam se somando aos novos sintomas físicos e psicológicos, criando um círculo vicioso.



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