top of page

Dor de Cabeça, Cefaléia ou Enxaqueca?

Atualizado: 12 de fev. de 2023


Diferença entre Dor de Cabeça, Cefaléia ou Enxaqueca?
Dor de Cabeça, Cefaléia ou Enxaqueca?
Dor de cabeça e Cefaléia são a mesma coisa, são sinônimos.

Já a enxaqueca é simplesmente um tipo de Cefaléia, um tipo de dor de cabeça. Existem muitas causas para as cefaléias e também muitos tipos de cefaléias.


Nós dividimos as cefaléias basicamente em dois grandes grupos, as cefaléias primárias, como exemplo principal a enxaqueca e as secundárias.

A Cefaléia secundária é a dor de cabeça que é causada por uma outra doença, que tem como manifestação clínica a dor de cabeça. Em muitos casos é mesmo como gostamos de ver as doenças, como um ciclo monofásico, aparece e vai embora, tratamos a infecção e os sintomas desaparecem, cura-se o tumor e tudo fica bem.

Dor de cabeça secundária pode ser devido a uma lista grande de alterações do organismo e da sua interação com o ambiente.


As cefaléias secundárias podem ser causadas por

traumas cranianos e/ou cervicais (batidas na cabeça e/ou pescoço)

  • por doenças que afetam as artérias, veias e a circulação do cérebro (aneurismas, isquemias e sangramentos no cérebro)

  • por doenças que aumentam ou diminuem a pressão de dentro da cabeça (não confundir com pressão arterial)

  • por tumores cerebrais

  • pela ingestão ou exposição a produtos químicos nocivos e tóxicos (gás carbônico, álcool, drogas, Aji-no-moto), pelo uso excessivo de analgésicos, ou pela retirada de substâncias (opióides e cafeína)

  • por infecções (no cérebro ou em qualquer lugar do corpo)

  • por alteração metabólica, por desequilíbrio do funcionamento do organismo (alterações de hormônios, pressão arterial, oxigenação)

  • por problemas das estruturas pericranianas, ou seja, qualquer problema de olhos, ouvido, nariz e seios da face, dentes e ATM, pescoço, pode causar dor.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page