Cefaleia ou dor de cabeça em crianças
Dr. Abram Topcewsky
Hospital Albert Eintein Telefone (11)-2151-3303
A cefaléia é uma intercorrência freqüente na infância?
A cefaléia ou a dor de cabeça é comum na infância e adolescência. Sabe-se que 75-80% das crianças até os 15 anos já apresentaram essa queixa em alguma ocasião.Trata-se, portanto de uma manifestação clínica que pode estar associada a várias doenças.
A partir de qual idade a criança se queixa de cefaléia?
Já no período pré- escolar existe essa referência. Nas nossas avaliações encontramos a queixa referida desde os 3 anos de idade.
Quais as causas determinantes da cefaléia?
Várias são as circunstâncias a serem citadas: viroses como as gripes e resfriados, sinusite, otite, meningite, traumatismo cranioencefálico, aumento da pressão intracraniana, alterações oculares, hipertensão arterial, disfunção da articulação temporo-mandibular, Enxaqueca.
O que é a Enxaqueca?
Trata-se de um tipo especial de cefaléia com alguma características especiais: pode ser localizada, latejante, que pode se acompanhar de fenômenos oculares, neurovegetativos( náuseas, vômitos, tonturas, palidez) que pode persistir por várias horas
A Enxaqueca é freqüente na infância?
As várias estatísticas citam as manifestações da Enxaqueca em 2.5% até 5% das crianças até a idade escolar. No caso é mais freqüente no sexo masculino.
Desde que idade pode-se encontrar a Enxaqueca na infância?
Desde o primeiro ano de vida pode-se notar as formas variantes, que são as vertigens, as crises de vômitos e as dores abdominais.
O adolescente sofre de Enxaqueca?
Na adolescência encontramos uma cifra variando de 20-25% que se queixam de Enxaqueca. No caso a predominância é nítida no sexo feminino.
Existem alimentos que desencadeiam a Enxaqueca?
Vários alimentos podem ser mencionados: chocolate, queijos fortes, embutidos( salsicha, lingüiça e outros), bebidas alcoólicas, Aspartame, amendoim, nozes e shoyu. Devemos, ainda citar alguns medicamentos como os anticoncepcionais e as drogas não lícitas.
Há tratamento para a Enxaqueca?
O tratamento deve ser planejado de acordo com a freqüência, intensidade, duração da dor e o grau de limitação das atividades. Há medicamentos que estão indicados na fase aguda, mas em outras ocasiões é necessário o tratamento profilático para controlar esse grande desconforto.
As crianças e adolescentes podem apresentar a cefaléia de tensão?
Esse tipo de cefaléia é resultante de situações de stress e ansiedade que se manifestam por questões escolares, familiares ou sociais.