top of page

Tratar Dor de cabeça infantil

Atualizado: 5 de dez de 2020


Tratar Dor de cabeça infantil
Tratar Dor de cabeça infantil Neurologista do Einstein

Cefaleia ou dor de cabeça em crianças

Dr. Abram Topcewsky

Hospital Albert Eintein Telefone (11)-2151-3303





A cefaléia é uma intercorrência freqüente na infância?

A cefaléia ou a dor de cabeça é comum na infância e adolescência. Sabe-se que 75-80% das crianças até os 15 anos já apresentaram essa queixa em alguma ocasião.Trata-se, portanto de uma manifestação clínica que pode estar associada a várias doenças.

A partir de qual idade a criança se queixa de cefaléia?

Já no período pré- escolar existe essa referência. Nas nossas avaliações encontramos a queixa referida desde os 3 anos de idade. 

Quais as causas determinantes da cefaléia?

Várias são as circunstâncias a serem citadas: viroses como as gripes e resfriados, sinusite, otite, meningite, traumatismo cranioencefálico, aumento da pressão intracraniana, alterações oculares, hipertensão arterial, disfunção da articulação temporo-mandibular, Enxaqueca.

O que é a Enxaqueca?

Trata-se de um tipo especial de cefaléia com alguma características especiais: pode ser localizada, latejante, que pode se acompanhar de fenômenos oculares, neurovegetativos( náuseas, vômitos, tonturas, palidez) que pode persistir por várias horas

A Enxaqueca é freqüente na infância?

As várias estatísticas citam as manifestações da Enxaqueca em 2.5% até 5% das crianças até a idade escolar. No caso é mais freqüente no sexo masculino.

Desde que idade pode-se encontrar a Enxaqueca na infância?

Desde o primeiro ano de vida pode-se notar as formas variantes, que são as vertigens, as crises de vômitos e as dores abdominais.

O adolescente sofre de Enxaqueca?

Na adolescência encontramos uma cifra variando de 20-25% que se queixam de Enxaqueca. No caso a predominância é nítida no sexo feminino.

Existem alimentos que desencadeiam a Enxaqueca?

Vários alimentos podem ser mencionados: chocolate, queijos fortes, embutidos( salsicha, lingüiça e outros), bebidas alcoólicas, Aspartame, amendoim, nozes e shoyu. Devemos, ainda citar alguns medicamentos como os anticoncepcionais e as drogas não lícitas.

Há tratamento para a Enxaqueca?

O tratamento deve ser planejado de acordo com a freqüência, intensidade, duração da dor e o grau de limitação das atividades. Há medicamentos que estão indicados na fase aguda, mas em outras ocasiões é necessário o tratamento profilático para controlar esse grande desconforto.

As crianças e adolescentes podem apresentar a cefaléia de tensão?

Esse tipo de cefaléia é resultante de situações de stress e ansiedade que se manifestam por questões escolares, familiares ou sociais.

bottom of page