Tratamento e efeitos colaterais: Paroxetina, Aropax, Paxil CR, Cebrilin, Pondera


PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Faço terapia há seis meses e há um mês tomo paroxetina, não cheguei a notar grandes melhoras na minha ansiedade e nos meus pensamentos excessivos, e ainda por cima ouvi muitos relatos de que a paroxetina engorda e diminui drasticamente a líbido, isso é real?


Se eu parar de tomar o medicamento (comecei com 10mg e agora estou tomando 30mg) sem o "desmame", vou sofrer algum efeito mesmo não tendo visto nenhuma melhora significativa com ele?


Resposta:


Depois de apenas um mês, provavelmente você não sente nenhum sintoma de abstinência de Paroxetina.



Pergunta 2:


Boa noite, Dr. Rubens Pitliuk. Tenho um familiar com Depressão grave que está no quinto dia de Paroxetina 20 mg ao dia e notei que ele está com um astral pior do que o início do uso e continua com pensamentos negativos em relação à vida.

Em quantos dias iremos observar efeitos positivos em relação ao medicamento?


Resposta:


A Paroxetina (Aropax, Paxil CR, Cebrilin, Pondera) pode demorar de 15 a 30 15 dias para agir, portanto nos primeiros dias é como se o paciente não estivesse tomando nada. O que se pode fazer é associar no início do tratamento outro medicamento para aliviar o sofrimento, ainda mais em casos de depressão grave, que tem risco de suicídio.



Pergunta 3:


O que eu posso tomar para aliviar os efeitos pela abstinência da Pondera 40 mg? Parei de tomar há 30 dias me sinto agitado com tonturas, confusão mental, sonho bastante?


Pergunta 4:


Estava tomando o medicamento Paxil CR e parei de uma vez. O médico receitou 3 caixas de 25 mg, mas só tomei 1 caixa e 23 comprimido.

Suspendi o Paxil CR há 6 dias e sempre quando saio e ando muito sinto tontura isso é normal? Quanto tempo leva para meu organismo ficar livre deste medicamento?



Pergunta 5:


Comecei a tomar o Cebrilin para crise de Pânico. Após 2 anos e meios estou tentando parar com o remédio.

Comecei a tomar dia sim dia não, fiquei assim durante uma semana, depois fui aumentando os intervalos até chegar em dia sim quatro não. Cheguei faz 10 dias neste intervalo e resolvi parar de vez. Hoje faz 11 dias que estou sem o remédio, sinto muita tontura e muito enjoo, chegando até a vomitar. Estes sintomas são normais?



Pergunta 6:


Faço uso de Aropax 20 mg, uma vez ao dia, já há cerca de um ano. Há alguns dias atrás, estando em viagem, descontinuei o uso do medicamento, por cerca de quatro dias, de forma abrupta e não sei se por coincidência, ou não, passei a sentir alguns sintomas desagradáveis.


Por exemplo tontura e pequenos espasmos musculares, semelhantes a pequenos choques elétricos, por todo o corpo. Tais sintomas se agravam, principalmente quando pisco os olhos, ou me viro de maneira rápida. Gostaria de saber se tais sintomas podem ser descritos como consequência de Síndrome de Abstinência.



Pergunta 7:


Tomei Cebrilin por 6 meses e me senti muito bem. O médico achou que eu já poderia retirar o medicamento. Tomava 25 mg, passei para 15 e cheguei a 10; então parei com o medicamento.


Depois de 3 dias sem o Cebrilin, comecei a sentir muitas vertigens, mal estar, sensação de calor e frio, etc.

Creio que trata-se da abstinência do medicamento. Já tem 4 dias que estou com esses sintomas. Gostaria de saber se eles desaparecem e em quanto tempo. Obrigada.


Resposta 3 a 7:


Abstinência de Paroxetina (Paxil CR, Cebrilin, Aropax, Pondera, Aotin) traz todos esses sintomas. É dos Antidepressivos que exige retirada mais gradual. Alguns paciente precisam ir diminuindo a dose no decorrer de 2 meses, mas a maioria consegue retirar a Paroxetina em 15 a 20 dias.

Posts recentes

Ver tudo