Picking ou mania de se cutucar, mania de abrir feridas

Tratar Picking em São Paulo

Picking significa uma repetição crônica de tocar, coçar, cutucar, arranhar, furar, escoriar determinadas regiões da pele tanto que acaba provocando feridas, cicatrizes, descolorações na pele. O paciente fica examinando a pele, procurando pequenas imperfeições, bolinhas, espinhas, cravos, pedacinhos de pele, pelos e arrancando, coçando, cutucando, furando.

Muitos casos de Picking não têm outros problemas psiquiátricos (embora ele quase sempre piore em situações de ansiedade).

Geralmente começa com uma ferida na pele, que a pessoa coça, coça e acaba não deixando cicatrizar. Com o tempo começa a ter uma sensação localizada de coceira ou de necessidade de se cutucar.

Aos poucos começa a sentir que em determinadas situações mais ansiosas ou estressadas da vida essas coceiras ou escoriações passam a ser uma válvula de escape para as tensões. O Picking para muitas pessoas traz uma sensação de prazer.

Quem sofre de Picking pode usar roupas fechadas e mangas compridas mesmo no calor.

(Quando o Picking é um sintoma de outra doença, esta doença deve ser tratada).

• Medicação: ajuda muito. Em geral se usa neurolépticos e/ou antidepressivos e/ou Suplementos.

• Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC), que é bem diferente da psicanálise.

• O uso de luvas finas ou de esparadrapo (Micropor) nas pontas dos dedos pode ajudar. Quando a pessoa se cutuca, ela está perpetuando o Picking, quando ela não consegue (porque as pontas dos dedos estão cobertas), ela começa a se descondicionar desse comportamento.

• O paciente precisa estar muito motivado para se tratar. As outras pessoas não entendem, mas que sofre de Picking sente um grande prazer em se cutucar, arranhar, arrancar casquinhas, etc., assim como na Tricotilomania e nas Compras Compulsivas.

Exemplo de queixa de paciente de Picking:

"Olá, tenho 16 anos, tenho um sério problema, frequentemente estou mordendo pedaços dos dedos em volta da unha, quando estou ancioso é pior ainda, vou arrancando pequenos pedaços de pele até que faça machucados, não consigo parar com essa mania que ja está fazendo 3 anos. Gostaria de saber o nome dessa "Doença" e o que devo fazer. Obrigado"

Perguntas e Respostas sobre tratamento de Picking ou mania de se cutucar

Depoimentos de portadores de Picking ou mania de se cutucar