Abstinência de antidepressivos


Abstinência de antidepressivos
Abstinência de antidepressivos

PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Prezado Dr. Tomo Venlafaxina há mais de 2 anos e estou no processo de diminuição da dose para parar de tomar. Tomava 150 mg passou para 100, 75 e agora tomo 50 mg. Posso parar de tomar quando acabar? Como deve ser o desmame adequado? Obrigado e parabéns pelo trabalho.


Resposta:


O desmame e de Venlafaxina (Efexor, Venlaxin, Venlift, Alenthus) varia de pessoa para pessoa.

Raramente os pacientes suspendem rapidamente sem sentir sintomas de abstinência, mas a maioria precisa diminuir para 150, 75, 37,5 mg a cada semana.


Alguns precisam ainda tomar 37,5 mg dia sim dia não mais uma semana.

Converse com teu médico sobre o ritmo de desmame no teu caso específico.

Além disso (e o mais importante de tudo): para diminuir o risco de recaída de depressão, quanto mais devagar retirar o antidepressivo, melhor.



Pergunta 2:


Dr., Parabéns pelo trabalho. Eu tomei o medicamento Citalopram (30 mg) durante quatro anos e suspendi o tratamento gradativamente (como indicado pelo médico) há dois meses.


Após a suspensão do tratamento comecei a ouvir um barulho (como um clique) dentro do ouvido, sentir tontura e formigamento. Esses sintomas não são constantes, aparecem algumas vezes ao dia. Sentia esses sintomas quando ainda fazia o tratamento e esquecia de tomar o remédio por um dia.


O meu médico falou que estes sintomas diminuiriam com o tempo. O problema é que já se passaram dois meses e eles continuam. Qual o período normal de abstinência? Meu Psiquiatra me mandou procurar um clínico. Eu procurei e este não soube me ajudar. O que eu faço? Espero mais tempo, procuro outro médico.


Resposta:


Procure antes de mais nada um Otorrino. Abstinência de Citalopram não dura dois meses.



Pergunta 3:


Olá, trato de Depressão há 6 anos e estou na fase final do desmame da Venlafaxina. Essa semana tirei-o por completo e estou sentido sintomas leves da Depressão.


Meu médico me prescreveu Olcadil para melhorarem os sintomas e, de fato melhoraram. Gostaria de saber quanto tempo costuma levar a crise de abstinência da Venlafaxina muito obrigada e parabéns pelo site.


Como é falado no começo, o paciente tem o direito de saber uma segunda opinião, e via internet, acho que é melhor é muito mais barato. Parabéns e aguardo resposta.


Resposta:


Sintomas de Abstinência de Venlafaxina podem durar 15 dias, mas o mais comum é passarem em 7 a 10 dias.



Pergunta 4:


O que eu posso tomar para aliviar os efeitos causados da Paroxetina 40 mg eu parei de tomar a 30 dias me sinto agitado com tonturas, confusão mental, sonho bastante?


Resposta:


Puxa, sintomas de abstinência depois de um mês? Isso é bem raro. Pergunte ao teu médico se você pode tomar Dramin B6 alguns dias.



Pergunta 5:


Eu tomo Nortriptilina 8 mg e Clonazepam 0,3 mg. É uma dosagem alta? É remédio manipulado!

Pretendo parar de tomar, minha médica disse que vai diminuir aos poucos! Será que corro risco de sofrer abstinência quando parar totalmente? Obrigada!


Resposta:


São doses tão baixas que provavelmente a interrupção não trará nenhum sintoma de abstinência.



Pergunta 6:


Comecei a tomar Rivotril há 6 meses e com 5 meses tive uma Depressão (que não sei se foi causada por isso ou por um remédio para enxaqueca novo).


Tomei Cloridrato de Fluoxetina por 12 dias, mas como não estava me dando bem, o médico trocou por cloridrato de Venlafaxina.


Tomei por 14 dias e comecei a ter tremedeira, enjôo e ansiedade e o médico o cortou.

Três dias depois tive uma crise de tremedeira e enjôo e acho que foi porque esses remédios foram cortados repentinamente.


Esse Venlafaxina não teria de ser retirado gradativamente? Passei uma semana com ansiedade e dor de cabeça.


Resposta:


Muito improvável que você tenha sentido sintomas de abstinência após apenas 14 dias de tratamento com Venlafaxina.



Pergunta 7:


Em outubro de 2007 de uma hora para outra comecei ter uma sensação de pressão interna na cabeça, como se uma prensa imaginária pressionasse meu cérebro.

Fiz Ressonância Magnética e Eletroencefalograma (EEG) e deu tudo normal.

Do Neurologista parti para o Psiquiatra. Tomo Venlafaxina e os sintomas estão bem leves. Pior são os sintomas de abstinência quando não tomo os remédios.


Estes sintomas parecem ser o quê? Pânico, Depressão...? E como se livrar da dependência da Venlafaxina?


Resposta:


O que parecem esses sintomas, não tenho como diagnosticar com esses dados. Para se livrar da abstinência de Venlafaxina é só ir reduzindo a dose aos poucos.



Pergunta 8:


Tomei Procimax durante 1 ano, e há 40 dias fiz a retirada dele, da forma que foi passada pelo meu Psiquiatra. Mas senti muito enjoo, sensação de desequilíbrio, tremores, taquicardia.

Voltei nele e foi receitado Equilibrium 300, e Rivotril gotas. Mas não me sinto melhor, acordo no meio da noite com taquicardia, e uma sensação horrível de que vou morrer. Gostaria de saber se essas sensações são devido à retirada do remédio.


Resposta:


Parece mais que a Ansiedade é que está voltando, e não sintoma de retirada do remédio e nem poderia ser, uma vez que você suspendeu há 40 dias.