top of page

Equilid e produção de leite

Atualizado: 12 de fev. de 2023


PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Bom dia Dr. Rubens Pitliuk, gostaria de saber se eu tomar Equilid volto a produzir leite materno? Pois eu tenho um bebê de 4 meses e quando ele tinha 1 mês meu leite secou do nada.


Resposta:


Como um dos efeitos colaterais do Equilid é justamente aumento de Prolactina e produção de leite materno, provavelmente ele faz você voltar a produzir leite sim, mas não tome se orientação do Ginecologista ou do Pediatra.



Pergunta 2:


Hoje completa 20 dias de tratamento e começou a sair leite dos meus seios, confesso que fiquei apavorada. Quero saber se é reação adversa do Sulpan.


Tenho 21 anos e estou fazendo tratamento de ansiedade com uma Psiquiatra, que me receitou inicialmente Pondera 20 mg de manhã e Sulpan (25 mg de Sulpirida e 1 mg de Bromazepam) à noite.


Desde já grata. Bom dia! Beatriz.


Resposta:


Sim, Beatriz, o efeito colateral mais frequente do Sulpiride ou Sulpirida ou Sulpan ou Equilid é a produção de leite (Galactorreia).



Pergunta 3:


Eu gostaria de saber se o remédio Equilid serve para aumentar o leite para amamentação me receitaram e estou com medo de tomar. Obrigada se puderem me responder.


Resposta:


É muito comum os Ginecologistas receitarem Equilid para aumentar a produção de leite.



Pergunta 4:


Tomei Equilid 200 mg, por 9 meses. Tive inchaços nos seios, parei de menstruar, produzi leite e engordei 15 quilos.


Tomo Pondera (10 mg), Apraz e Rivotril. Fiz o exame de Prolactina e o resultado foi de 161,1 ng/ml. Parei de tomar já faz 2 meses e ainda não voltei a menstruar. O que pode estar acontecendo no meu organismo? E não consigo emagrecer! Agradeço


Resposta:


Realmente, Equilid pode aumentar a Prolactina e provocar Galactorréia (produção de leite), Ginecomastia (aumento das mamas), Amenorreia (suspensão das menstruações) e ganho de peso. Algumas pacientes chegam a ter mais de 250 no exame de Prolactina. Raramente os Ginecologistas pedem uma Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada de Sela Túrcica. Sela Túrcica é uma estrutura do cérebro onde fica a glândula Hipófise. A Hipófise é quem comanda a produção de Prolactina.


Algumas pacientes precisam mais de 2 meses para esses efeitos passarem.



Pergunta 5:


Eu gostaria de saber se o remédio Equilid serve para aumentar o leite para amamentação. Minhas amigas tomaram.


Resposta:


Sim, o Equilid serve também para aumentar o leite, mas isso você discute com teu ginecologista, não com as amigas.



Pergunta 6:


Olá tomei Fluoxetina e Torval (Ácido Valpróico, Depakote) por 1 semana e depois disso notei que o meus seios incharam e sai um líquido branco como se fosse leite isso é normal acontecer?


Resposta:


Não é normal nem deveria acontecer. Peça para teu médico dosar a Prolactina.


É muito raro o Ácido Valpróico e a Fluoxetina aumentarem a Prolactina, ainda mais com apenas uma semana de uso.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page