Hiperidrose ou Sudorese Excessiva


Hiperidrose ou Sudorese Excessiva
Hiperidrose ou Sudorese Excessiva

Hiperidrose significa suor excessivo, diferente do suor que vem do exercício físico ou daquele saudável que nosso corpo usa para regular a

temperatura.

Muitas pessoas têm Sudorese Excessiva Idiopática (sem causa conhecida) e simplesmente suam muito, o que traz muito desconforto e constrangimento.


Aparece desde a infância ou adolescência.


Costuma afetar rosto, mãos, pés, axilas, costas e couro cabeludo.

Também pode ser causada por medicamentos, por exemplo alguns Antidepressivos ou Estimulantes. Piora muito em situações de stress (mas o que não piora no stress?).

Pessoas com Fobia Social (ou Ansiedade Social) costumam tem muita sudorese excessiva nas mãos, a ponto de terem um lenço no bolso

para secar a mão antes de cumprimentar alguém.


Existem vários tratamentos, e, como qualquer tratamento em Medicina, cada um tem seus prós e contras: Betabloqueadores: funcionam bem, mas podem causar pressão baixa, bradicardia (coração bate mais devagar), cansaço, diminuição de libido e Hipotireoidismo.


Pessoas que tiveram Asma na infância não devem tomar Betabloqueadores.


Benzodiazepínicos (calmantes ou ansiolíticos): podem causar dependência, tolerância, sonolência, abuso, cansaço, lentificação, falhas de memória se usados muito tempo.


Anticolinérgicos: podem dilatar a pupila, acelerar o coração (taquicardia), turvar a visão, prender o intestino, baixar a pressão etc.


Toxina Botulínica (Botox): é útil quando a sudorese é localizada, mas é caro, exige mais de uma aplicação, não serve para sudorese generalizada e muitas vezes controla a sudorese nas mãos, por exemplo, mas ela pode voltar em outra parte do corpo.


Simpatectomia torácica endoscópica: como é

uma cirurgia, não se faz sem tratamentos

clínicos anteriores. Funciona melhor quando a

sudorese excessiva ocorre nas mãos e pés,

mas, como no Botox, a sudorese pode voltar

em outros lugares do corpo.


Remoção cirúrgica das glândulas sudoríparas axilares: igualmente, é uma cirurgia, pode trazer hiperidrose compensatória em outros locais do corpo e só tem utilidade na sudorese excessiva axilar.


Canabidiol: parece ser muito eficaz. Até agora, sem efeitos colaterais a não ser intolerância ao sabor (é um óleo sublingual). Pode criar tolerância (perda de efeito) depois de algum tempo, mas a suspensão por alguns dias e a retomada com dose menor que a anterior parece resolver o problema. Além disso, os pacientes referem que interrompem as gotas de tempos em tempos e a sudorese demora

dias ou semanas para voltar.