top of page

Hiperidrose ou Sudorese Excessiva

Atualizado: 2 de mar. de 2023


Hiperidrose ou Sudorese Excessiva
Hiperidrose ou Sudorese Excessiva

Hiperidrose significa suor excessivo, diferente do suor que vem do exercício físico ou daquele saudável que nosso corpo usa para regular a

temperatura.

Muitas pessoas têm Sudorese Excessiva Idiopática (sem causa conhecida) e simplesmente suam muito, o que traz muito desconforto e constrangimento.


Aparece desde a infância ou adolescência.


Costuma afetar rosto, mãos, pés, axilas, costas e couro cabeludo.

Também pode ser causada por medicamentos, por exemplo alguns Antidepressivos ou Estimulantes. Piora muito em situações de stress (mas o que não piora no stress?).

Pessoas com Fobia Social (ou Ansiedade Social) costumam tem muita sudorese excessiva nas mãos, a ponto de terem um lenço no bolso

para secar a mão antes de cumprimentar alguém.


Existem vários tratamentos, e, como qualquer tratamento em Medicina, cada um tem seus prós e contras: Betabloqueadores: funcionam bem, mas podem causar pressão baixa, bradicardia (coração bate mais devagar), cansaço, diminuição de libido e Hipotireoidismo.


Pessoas que tiveram Asma na infância não devem tomar Betabloqueadores.


Benzodiazepínicos (calmantes ou ansiolíticos): podem causar dependência, tolerância, sonolência, abuso, cansaço, lentificação, falhas de memória se usados muito tempo.


Anticolinérgicos: podem dilatar a pupila, acelerar o coração (taquicardia), turvar a visão, prender o intestino, baixar a pressão etc.


Toxina Botulínica (Botox): é útil quando a sudorese é localizada, mas é caro, exige mais de uma aplicação, não serve para sudorese generalizada e muitas vezes controla a sudorese nas mãos, por exemplo, mas ela pode voltar em outra parte do corpo.


Simpatectomia torácica endoscópica: como é

uma cirurgia, não se faz sem tratamentos

clínicos anteriores. Funciona melhor quando a

sudorese excessiva ocorre nas mãos e pés,

mas, como no Botox, a sudorese pode voltar

em outros lugares do corpo.


Remoção cirúrgica das glândulas sudoríparas axilares: igualmente, é uma cirurgia, pode trazer hiperidrose compensatória em outros locais do corpo e só tem utilidade na sudorese excessiva axilar.


Canabidiol: parece ser muito eficaz. Até agora, sem efeitos colaterais a não ser intolerância ao sabor (é um óleo sublingual). Pode criar tolerância (perda de efeito) depois de algum tempo, mas a suspensão por alguns dias e a retomada com dose menor que a anterior parece resolver o problema. Além disso, os pacientes referem que interrompem as gotas de tempos em tempos e a sudorese demora

dias ou semanas para voltar.



Abaixo o artigo: "Unexpected improvement of hyperhidrosis with cannabidiol".

Rubens Pitliuk, Christina Morotomi Funatsu Coelho e Tatyanny Paula Pinto da Costa Santos Fucci. Revista do Hospital Israelita Albert Einstein, fevereiro de 2022.

Canabidiol e Hiperidrose
.pdf
Download PDF • 162KB

bottom of page