top of page

Outras Fobias

Atualizado: 4 de jan. de 2021


Tratar fobias









Fobia quer dizer um medo sem motivo ou desproporcional. As pessoas podem ter fobias de muitas coisas. Muitas Fobias têm até um nome próprio.

  • Medo de altura = Acrofobia

  • Medo de ver sangue = Eritrofobia

  • Medo de lugares abertos = Agorafobia

  • Medo de lugares fechados = Claustrofobia

  • Medo de ventanias = Anemofobia

  • Medo de aranhas = Aracnofobia

  • Medo de ir ao médico = Iatrofobia

  • Medo de insetos = Insectofobia

  • Medo de paquerar, falar em público = Fobia Social

  • Medo de voar de avião = Fobia de avião

Algumas Fobias são tão comuns e específicas que criamos páginas para elas, por exemplo Fobia Social (ou Transtorno de Ansiedade Social) e Fobia de Avão


Leia algumas perguntas, respostas e depoimentos de pessoas fóbicas:


P: Sou muito ansiosa, tirei minha habilitação há 3 anos e dirijo muito pouco, pois fico muito ansiosa e sinto dor de barriga, tremura, taquicardia, não consigo comer só de saber que vou dirigir ou fazer uma prova, viajar e fazer coisas que não tem motivos para isso. Quero fazer um tratamento mas na minha cidade não tem psicólogo ou psiquiatra e isso esta atrapalhando a minha vida. O que fazer?

R: Regina, boa tarde! A ansiedade que vc apresenta principalmente para dirigir, é mais comum do que se imagina. Entenda isso como uma conseqüência de algo que já estava acontecendo com vc, como por exemplo insegurança. Reflita a respeito disso! A melhora desses sintomas ocorre com a psicoterapia e em alguns casos com a combinação de psicoterapia e medicamentos. Como vc refere que não existe psicólogo ou psiquiatra em sua cidade, tente um médico psiquiatra em um hospital ou posto de saúde em uma cidade mais próxima. Peça ajuda de pessoas próximas para resolver isso o mais rápido que puder. Boa sorte, Psicóloga Ivonete Garcia


P: Obrigada pela oportunidade, gostaria de saber se o Rivotril 0,5 juntamente com o Assert ajudam no tratamento de AGORAFOBIA. Passei pelo Psiquiatra hoje, mas infelizmente ele não me explicou nada sobre esses medicamentos, eu perguntei que tipo de medicamento era e por quanto tempo deveria tomar, ele só me disse por muito tempo, aí falei: muito tempo quanto? Ele me disse mais de 1 ano. Será que poderia me esclarecer sobre isso, fiquei com medo de comprar, tomar e ficar dependente, pois não quero isso. Agradeço a ajuda e aguardo uma resposta.

R: De fato os tratamentos são a longo prazo, e por isso é importante que voce tenha um espaço com o profissional que irá lhe tratar para tirar suas dúvidas neste percurso. Inclusive sobre a necessidade psicoterapia. Dra. Alina Landi


P: Como fazer a distinção entre Fobia e Síndrome do Pânico? Pretendo abordar um destes temas num trabalho.

R: As duas podem coexistir no mesmo paciente. Leia as páginas sobre Síndrome do Pânico e suas perguntas e respostas assim como Fobia, que você entenderá.


P: Gostaria de saber se uma pessoa fóbica pode ter mais de um ou dois casos de fobia ?

R: Claro que sim. Qualquer medo sem sentido é uma Fobia. Por exemplo: de um leão é medo mesmo, de um gatinho é Fobia. Uma pessoa pode (aliás quase sempre costuma) ter várias fobias.


P: Minha esposa tem fobia de "Lagartixas"e está a ponto de querer se mudar do apartamento que compramos recentemente.

R: A diferença entre medo normal e Fobia é justamente que o objeto da Fobia não representa nenhum perigo real. Acho que sai mais barato ela procurar um Médico e se tratar do que mudarem de apartamento (no próximo também haverá lagartixas, que aliás acabam com os mosquitos). Quando éramos crianças não se dizia que lagartixas davam sorte ?


P: Bem, eu tive uma relação sexual de risco e depois de uns quinze dias até hoje, não consigo dormir, comer, me relacionar direito com outros, tive diarréia, ânsias de vômito, pensamentos de suicídio, apareceu Herpes nos lábios, tudo isso por medo de ter contraído o HIV. Fiz o teste de HIV e o resultado foi negativo, mas segundo o que vi na Internet, este tipo de teste não adianta nada e continuo na mesma situação, aí eu tomei uma dose de Lexotan 6, e as Herpes sumiram, e o bom humor voltou as ânsias sumiram, o que pode ser isso? Obs. A garota com quem eu saí fez o teste de HIV também e o resultado foi negativo.

R: Provavelmente se trata Ansiedade, tanto é que tudo melhorou com Lexotan.


P: De alguns meses para cá não tenho conseguido andar tranqüilamente em ônibus, carros (principalmente quando há engarrafamentos) e até mesmo em aviões. Quando vou utilizar estes meios de transporte, sinto muito calor pelo corpo e começo a transpirar, seguindo este sintoma vem uma grande necessidade de ir ao banheiro (necessidade que termina quando saio de dentro dos veículos, ou quando o avião levanta vôo). Tenho reações idênticas quando vou participar de reuniões, treinamentos em outras cidades, etc. Creio que seja a Síndrome do Pânico ou um tipo de Fobia. Mas, como me tratar? Qual o Especialista que devo procurar: Psicólogo, Psiquiatra, ou outro?

R: Parece ser uma Fobia Social com Ataques de Pânico, ambos são englobados na Ansiedade. Procure um Psiquiatra, esse quadro passa rápido.


P: Sofro de uma timidez doentia, que vem me prejudicando sobremaneira a vida profissional. Se alguém, em uma reunião de trabalho, me faz a mais breve indagação, ou mesmo diante da possibilidade de ser instado a falar, fico com as mãos geladas e trêmulas. O fato é especialmente constrangedor, quando chego à reunião, pois, já ao cumprimentar as pessoas, todas, inevitável e naturalmente, notam meu estado de nervosismo, que sei ser injustificável, pois me considero pessoa inteligente e preparada para o exercício de meu Cargo. Se chego a uma reunião social, onde conheço poucas pessoas, também tenho os mesmos sintomas, extremamente desagradável.

R: Tudo leva a crer q se trata de Fobia Social, que geralmente tem prognóstico ótimo, com tratamento adequado.


P: Eu não sabia que o meu pavor descontrolado de reuniões (ou seminários ) estava relacionado á Síndrome de pânico, portanto, sei agora que não sou completamente culpado por esse transtorno que me atormenta tanto. Gostaria que se fosse possível, o Sr. me desse orientações sobre como contornar essa minha fobia terrível.

R: Parece se tratar de uma Fobia Social. O prognóstico é muito bom, logo nos primeiros dias. Procure um Psiquiatra Clínico em sua cidade.


P: Olá, gostaria de saber mais sobre um distúrbio de ansiedade denominado de Agorafobia.

R: Agorafobia é a fobia de lugares abertos, que pode ser desde um descampado até mesmo sair na rua.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page