top of page

Picking ou mania de se cutucar

Atualizado: 12 de fev. de 2023


Picking ou mania de se cutucar, mania de abrir feridas, morder cutícula
Picking ou mania de se cutucar, mania de abrir feridas, morder cutícula

Picking significa uma repetição crônica de tocar, coçar, cutucar, arranhar, furar, escoriar determinadas regiões da pele tanto que acaba provocando feridas, cicatrizes, descolorações na pele. O paciente fica examinando a pele, procurando pequenas imperfeições, bolinhas, espinhas, cravos, pedacinhos de pele, pelos e arrancando, coçando, cutucando, furando.



Geralmente começa com uma ferida na pele, que a pessoa coça, coça e acaba não deixando cicatrizar. Com o tempo começa a ter uma sensação localizada de coceira ou de necessidade de se cutucar. Muitas vezes roer unha e morder cutícula faz parte do Picking.

Aos poucos começa a sentir que em determinadas situações mais ansiosas ou estressadas da vida essas coceiras ou escoriações passam a ser uma válvula de escape para as tensões. O Picking para muitas pessoas traz uma sensação de prazer.

Quem sofre de Picking pode usar roupas fechadas e mangas compridas mesmo no calor.


Tratamento

Exemplo de queixa de paciente de Picking:


"Olá, tenho 16 anos, tenho um sério problema, frequentemente estou mordendo pedaços dos dedos em volta da unha, quando estou ansioso é pior ainda, vou arrancando pequenos pedaços de pele até que faça machucados, não consigo parar com essa mania que já está fazendo 3 anos. Gostaria de saber o nome dessa "Doença" e o que devo fazer. Obrigado"

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page