top of page

Tratamento com Bupropiona, Wellbutrin XL, Bup, Zetron XL, Bupium

Atualizado: 4 de mai. de 2021


Tratamento com Bupropiona, Wellbutrin XL, Bup, Zyban, Zetron
Tratamento com Bupropiona, Wellbutrin XL, Bup, Zyban, Zetron

PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Doutor, tomo Bupropiona de 150 mg dois por dia de doze em doze horas, um Venlafaxina de 75 mg pela manhã e agora ganhei mais o Donaren de 50 mg pra tomar a noite pois estava sem sono mas aí quero saber se tem algum problema de tomar Donaren e mais o Bupropiona a noite? Pois tomei ontem à noite e hj estou cm muito sono! Preciso de sono a noite não durante o dia pois preciso trabalhar! Obrigado.


Resposta:


Seu médico decide, mas as pessoas geralmente tomam Bupropiona apenas de manhã, pois ela pode prejudicar o sono.

É possível que se você não tomasse Bupropiona à noite não teria insônia e aí não precisaria do Donaren.

Converse a respeito com teu médico.

Outra possibilidade é a Venlafaxina estar dando sono de dia, alguns pacientes preferem tomar à noite, mas é a minoria.



Pergunta 2:


Há 6 anos tomo Wellbutrin 300 XL. Desde janeiro desse ano passei para 450 XL porque comecei a ficar em depressão. Nos últimos 30 dias tive 2 crises de pânico.

Fui no médico segunda e ele me disse que é por conta da dosagem alta. Ele baixou para 150 XL. Hoje é sexta e estou pior.

Ele viajou para fora do país, até tentei contato e não consegui. Será que não faz mal baixar tão bruscamente a dose? Se acharem que é possível uma resposta, ficarei muito grata.


Um abraço a todos,


Resposta:


A dose de 450 mg de Wellbutrin pode ter aumentado a ansiedade e crise de Pânico é um ataque de ansiedade.


Pelo que entendi, a diminuição da dose do Wellbutrin de 450 para 150 mg piorou a Depressão? Sim, isso é possível.

A suspensão do Wellbutrin não costuma provocar sintomas de abstinência, sendo que você nem parou ele, só diminuiu a dose.


Provavelmente você precisará de outro tratamento antidepressivo, pois o Wellbutrin não está impedindo a recaída da Depressão.

No Search Box do site, escreva Recaída de Depressão. Vão aparecer páginas sobre esse assunto.



Pergunta 3:


Cloridrato de Bupropiona e Valium 10 mg, e um tratamento eficaz e seguro para uma pessoa de 62 anos e com pressão alta (faz uso de medição para controle da pressão)?


Resposta:


A Bupropiona (Wellbutrin, Zetron, Zyban, Bup) é um antidepressivo muito seguro. Se o médico controlar a Pressão Arterial ele saberá se aumentou mais apear da medicação anti-hipertensiva.



Pergunta 4:


Aumentei a dose do Wellbutrin para 300 mg há 5 dias. Senti dor de cabeça, enjoo até o quarto dia. Hoje estou sentindo dor abdominal, dor no pescoço.


Será que esses sintomas vão passar? Acordo com a boca muito amarga e com a saliva amarela. Será que é o fígado?


Resposta:


Pode ser intolerância a essa dose do Wellbutrin, pode ser interação com algum outro medicamento que você esteja tomando, não dá para dizer nada apenas com esses dados.

Se você tem problema no fígado isso é constatado por um exame de sangue básico com TGO, TGP e GGT.



Pergunta 5:


O médico me receitou Wellbutrin 150 mg, pois me diagnosticou com Depressão. Meus sintomas: forte taquicardia, cansaço extremo. Estou tomando há 10 dias apenas, porém não me sinto melhor.


Estou elétrica, parece que as pessoas ao meu redor estão fazendo as coisas em câmera lenta, assim, fico irritada por qualquer coisa. Também estou com rigidez muscular, dói o pescoço e ombros. Mal estar o tempo todo.

A pergunta é: peço ao médico mudar o tratamento? Eu deveria já estar me sentindo melhor, mesmo tomando há pouco tempo o medicamento? Obrigada


Resposta:


O Wellbutrin é um Antidepressivo muito bom, mas para depressões apáticas, geralmente ele não é eficaz em depressões com muita ansiedade.

Esses sintomas que você descreve, caso não existiam antes, podem ser sim efeitos colaterais do Wellbutrin.



Pergunta 6:


Bom dia, faço tratamento há muitos anos para Depressão, Ansiedade, Pânico, já usei Fluoxetina, entre outros, mas os últimos que estava usando era Pristiq 50 mg, Donaren 50 mg e Rivotril 2 mg, estava bem quando percebi que os sintomas estavam voltando.


Fui ao médico ele receitou Lexapro 15 mg e Wellbutrin XL, passou Rivotril SOS nos momentos de crise ansiedade e continuar com Rivotril 2 mg.


Gostaria de saber se o Lexapro e Wellbutrin podem ser tomados pela manhã e se causam insônia, não tem 30 dias que estou tomando, e ainda sinto alguns sintomas e tem hora que vem uma angústia, isso pode ser também pelo remédio?


Resposta:


Quase todos os pacientes tomam o Wellbutrin pela manhã mesmo, pois se tomado à noite ele pode causar insônia. O Lexapro não costuma interferir no sono, alguns pacientes preferem tomar de manhã e outros à noite.


30 dias é bastante tempo, alguns pacientes sentem piora da Ansiedade com o Wellbutrin.



Pergunta 7:


Estava tomando Wellbutrin 300 mg há 2 meses, já no segundo vidro comecei a sentir ansiedade de uma maneira que fui para no hospital, pois achei que estava morrendo eu nunca tinha tido crises de ansiedade.


Inicialmente me foi indicado pela endocrinologista para emagrecer, ela suspendeu o uso já estou há 4 dias sem usar o medicamento, mas sinto fraqueza, não sinto fome, sinto dormência e formigamento nas pernas e nos braços e uma ansiedade eu tenho acordado no meio da noite tremendo e ansiosa e com um aperto no peito.


Gostaria de saber se isso é efeito da retirada do remédio e por quantos dias os efeitos colaterais ainda serão sentidos? E se tem como amenizar isso.


Resposta:


Essa ansiedade não é abstinência do Wellbutrin. O Wellbutrin pode ter desencadeado ou piorado uma ansiedade pré-existente.

Peça para a médica te dar uma medicação ansiolítica e faça um tratamento para a ansiedade.


Se teu problema com o peso vem da ansiedade, você já trata duas coisas ao mesmo tempo.



Pergunta 8:


Olá, tomo Finasterida (Propecia) 1 mg diariamente. Queria saber se existe alguma interação com o Venlafaxina, o Citalopram e a Bupropiona.

Segundo o médico não há problemas, mas uma segunda opinião sempre é bem vinda.


Resposta:


Finasterida não tem é contraindicada com nenhum desses Antidepressivos, mas porque alguém toma Venlafaxina, Bupropiona e Citalopram ao mesmo tempo?



Pergunta 9:


Tem algum problema tomar Amytril 25 mg à noite e Bupropiona 150 mg ao dia? Foram receitados por médicos diferentes, um pelo Endocrinologista e o outro pelo Neurologista.


Desde já agradeço a atenção, pois como já foi citado isto é muito difícil nos consultórios médicos hoje em dia. Doutor Rubens Pitliuk, parabéns pelo site é muito útil pois sempre temos dúvidas.


Resposta:


Muito obrigado pelos elogios! Olha, em teoria não tem problema em tomar Amitriptilina à noite e Bupropiona de manhã, ainda mais nessas doses baixas, mas teus dois médicos deveriam ser informados sobre os remédios que você está tomando....



Pergunta 10:


Gostaria de saber qual a dosagem padrão de Bupropiona utilizada para Depressão (fadiga muito grande).


Tomo Bupropiona há 6 anos (150 mg) e nos dois últimos anos venho percebendo que ele tem perdido a sua potência, ou seja, venho tendo recaídas frequentes.


Será que preciso aumentar a dose?

Utilizar um Estabilizador de Humor ou um Potencializador em conjunto a Bupropiona?

Ou será que é porque troquei o Wellbutrin pelo Zetron, visto que o primeiro tem uma ação diferente da do segundo?


Grato pela atenção. Não gosto de fazer estas perguntas, mas como moro no Rio de Janeiro

Pelo menos me dê uma resposta com relação à dosagem usual para Depressão (fadiga predominantemente com um pouco de ansiedade).

Também tomo 2 comprimidos de Rivotril de 2 mg.


Agradeço antecipadamente o fantástico trabalho de vocês. Apenas procurei um Psiquiatra há 10 atrás por conta deste site.

Rondei vários médicos e nenhum deles me diagnosticou como Depressão. Este site me trouxe à vida... Há dez anos os médicos Clínicos Gerais não conheciam nada de Depressão e Antidepressivo.

Até hoje os médicos dizem que tenho Síndrome da Fadiga Crônica, e aí, recentemente, caí na asneira de parar de tomar o Antidepressivo e quase pedi licença do trabalho pela total falta de energia para trabalhar.


O trabalho de vocês é simplesmente fantástico. Merecia um prêmio pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Tenho 37 anos.


Resposta:


Obrigado pelos elogios, volte sempre. Bupropiona (Wellbutrin, Zyban, Zetron, Bup) costuma ser eficaz entre 300 e 450 mg por dia, 150 mg, que é tua dose, costuma ser muito pouco.

Mas não se esqueça que 4 mg de Rivotril diariamente também pode deixar uma pessoa fatigada...


Com relação à piora quando você trocou Wellbutrin por Zetron, isso é possível sim. O Wellbutrin XL é de liberação prolongada e teoricamente te deixa sem a Depressão por 24 horas. Mas, repito, 150 mg costuma ser dose baixa demais.



Pergunta 11:


Sentindo-me ansiosa e com dificuldade para dormir procurei um Neurologista e na anamnese disse-lhe ser fumante; ele receitou Bup; mandou-me tomar às 9:00hs. Disse-me que o medicamento me ajudaria a parar de fumar. Não atentei para o horário e tomei à noite.


Fiquei sem dormir e acordei super irritada.

Tomei por mais 2 noites. Continuei com dificuldade para dormir e li a bula que diz ser a insônia e a irritação, efeitos colaterais.


Será que isso ocorreu por eu ter tomado à noite?

Há duas semanas não tomo.


Sinto que se a ansiedade for combatida terei condições de parar de fumar.

Devo tomar o medicamento de novo pela manhã? Obrigada



Pergunta 12:


Tenho Depressão faz tempo. Agora estou tomando Bup, receitado pela minha Endocrinologista, com quem faço tratamento para emagrecer.

Também estou tomando Sibutramina 10 mg.

Gostaria de saber se o Bup, pode causar irritação, agressividade, porque estou assim, muito irritada, muito agressiva e desanimada.

Ela passou o Bup para Depressão, mas ele acabou me ajudando em outra parte, na minha libido, que melhorou bastante.

Mas se for ele que está causando essas reações em mim, vou ter que parar?

Tomo 300 mg por dia. Sei que poderia perguntar isso a ela, mas vai demorar para a próxima consulta com ela.

Gostaria de ter uma resposta de vocês, que são qualificados e sei que poderiam me ajudar.


Resposta às Perguntas 11 e 12:


Obrigado pela confiança.

Sim, o Bup pode provocar esse estado de irritação. Ele deve ser tomado de manhã, para não prejudicar o sono.

Se a Bupropiona for mesmo essencial para teu tratamento, talvez tua Endocrinologista tente uma Bupropiona de liberação mais lenta, como o Wellbutrin XL. Ou também associar com uma dose bem baixa (mesmo) de algum Neuroléptico.



Pergunta 13:


Gostaria só de tirar uma dúvida: meu médico me receitou Wellbutrin para TDAH. Faz uma semana que estou tomando 1 comprimido por dia. É normal ter insônia? É passageiro?


Resposta:


Costuma ser passageiro sim, mas mesmo assim se recomenda que a pessoa tome o Wellbutrin cedo (por exemplo, no café da manhã).



Pergunta 14:


Olá, gostaria de saber se é normal agitação e inquietação com o uso de Sibutramina 10 mg + Bupropiona 300 mg + Fluoxetina.


Resposta:


Pode acontecer sim.



Pergunta 15:


Tive notícias de que a Bupropiona auxilia no tratamento do Tabagismo. Meu maior medo é engordar e ouvi dizer que esse medicamento promete perda de peso.

Isto é lenda ou realidade? Ele realmente ajuda?


Resposta:


Não é lenda, mas também não é uma promessa sagrada. A Bupropiona pode ajudar tanto no Tabagismo quanto na perda de peso, mas depende muito da tua força de vontade.



Pergunta 16:


Há uns seis anos tive Meningite Bacteriana porque tomei Fenproporex e minha resistência ficou baixa. Uma pequena infecção urinária acabou virando uma Meningite.

Melhorei, graças a Deus e não fiquei com nenhuma sequela.

Agora ouvi falar de um medicamento que se chama Bup que seria ótimo pra quem está parando de fumar.

Mesmo sendo aconselhada pelo Neurologista, gostaria de saber se corro os mesmos riscos de quando tomei o Fenproporex para perder peso! Obrigada!


Resposta:


Concordo com o Neurologista. Não tem porque o Bup (Bupropiona, Wellbutrin, Zetron) baixar tua resistência.



Pergunta 16:


Boa tarde, tenho 41 anos, tenho Hipotireoidismo e faz sete meses que estou tomando Bupropiona. Comecei com 150 e agora o médico me receitou 300 mg. Além da Bupropiona tomo Sertralina há muitos anos agora estou com 150 mg. À noite tomo Alprazolam, para induzir o sono.


A questão é: com 300 mg de Bup + 150 mg de Sertralina eu não teria que estar melhor?


Me sinto deprimida, mas não triste como antes, mas não tenho ânimo de nada. Será que esses remédios não têm uma boa resposta juntos? Obrigada.


Resposta:


Esses dois remédios são bons separados e juntos, mas como qualquer medicação, não para todo mundo.

Infelizmente com esses dados não podemos responder nada de concreto.

Mas parece que nem Sertralina nem Bupropiona são seus Antidepressivos ideais.



Pergunta 17:


Tomo Exodus há algum tempo (10 mg à noite). Agora visando parar de fumar comecei a tomar Bupropiona pela manhã 150 mg. Há algum perigo nesta combinação?


Resposta:


Exodus (Escitalopram, Lexapro, Reconter) geralmente não tem problema com Bupropiona (Wellbutrin XL, Zyban, Bup, Zetron), mas teu médico é quem decide.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page