top of page

Tratamento com Tarja Preta

Atualizado: 27 de abr. de 2021


PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Boa tarde. Gostaria de saber se há problema em tomar Insonox e Frontal.


Resposta:


Insonox é Zolpidem (Stilnox, Lioram). Serve para induzir o sono. Frontal, dependendo da dose serve tanto para baixar a ansiedade quanto para aprofundar o sono.

Dependendo das doses e da frequência não teria problema em misturar os Zolpidem e Frontal, mas precisa ver se realmente precisa.



Pergunta 2:


Há muitos anos faço uso do Alprazolam 1 mg. De uns tempos pra cá, ao me deitar comecei a sentir um aceleramento ou uma ansiedade. Fui numa festa, dancei demais, fui deitar três horas da manhã, não tomei o Alprazolam nem senti nada acelerado e muito menos ansiedade. Comecei a achar que é o Alprazolam que não está me fazendo bem e parei de tomar.


Mas sinto uma abstinência, como arrotos, desanimada, (pratico treinos em academia, diários) e desde domingo passado estou usando Zolpidem.

Minha pressão arterial é normal 12/8, não fumo e não bebo. Isso que relatei para o sr, é uma consequência normal? Obrigada por me ouvir, aguardo uma resposta


Resposta:


Embora não seja bom tomar Alprazolam (Frontal, Apraz) anos em seguida, provavelmente não era ele que estava causando os sintomas de ansiedade na hora de dormir.

Procure um Psiquiatra para programar a retirada do Alprazolam sem sintomas de abstinência e cuidado para não entrar em outro abuso, de Zolpidem (Stilnox, Patz, Lioram).



Pergunta 3:


Qual a diferença entre Alprazolam 1 mg e Venlafaxina Efexor 75 mg?


Resposta:


São totalmente diferentes. Alprazolam é um Ansiolítico (Frontal, Apraz) e Venlafaxina é um Antidepressivo (Efexor, Venlift, Alenthus).



Pergunta 4:


Tomo Alprazolam 0,5 mg só para dormir. Fluxtar SR 3 mg é mais forte e mais prejudicial que ele?


Resposta:


Fluxtar é Bromazepam (Lexotan). Alprazolam é Frontal ou Apraz. Ambos são ansiolíticos Benzodiazepínicos. Um não é nem mais forte nem mais prejudicial que o outro.



Pergunta 5:


Boa tarde Doutor Rubens Pitliuk! Faço o uso de Rivotril há 8 anos, tenho crise de ansiedade, tomo para dormir e relaxar, se não, eu não durmo. Só que final de semana tenho vontade de beber cerveja com meus amigos da Faculdade, já bebi, mas bebo pouco, pouco mesmo e só cerveja.


Minha pergunta é: se eu tomar a metade da metade do Rivotril pela manhã, posso passar mal de noite?

Até hoje nunca passei mal, só quero saber se posso tomar pela manhã e beber um pouco à noite.


P.S: tomo a metade da metade do comprimido Rivotril de 2mg


Resposta:


Se você nunca passou mal nem exagera na bebida, provavelmente não tem problema, pois o Rivotril administrado cedo praticamente não tem mais efeito à noite, mas quem pode te dizer com certeza é teu médico que receita o Rivotril.



Pergunta 6:


Preciso saber o que acontece quando o Rivotril 0,25 mg Sublingual foi deglutido diariamente por 40 dias. O que pode acontecer? Causa algum problema sério?

Isso aconteceu comigo e acabei sentido, várias coisas, mas os principais foram: fortes dores de cabeça e desconforto na deglutição.

Preciso tomar algum cuidado? Meu médico não me avisou que eu teria que usar Sublingual, descobri sozinha.


Resposta:


Nenhum problema. O efeito é exatamente o mesmo. Essas dores de cabeça e desconforto na deglutição não têm relação com a forma de tomar o Rivotril (Clonazepam).



Pergunta 7:


Em 10 dias tomando Rivotril 2 mg engordei 3 kg! Minha barriga está estufada, enorme, joguei o remédio fora! Estou impressionada, afinal dizem que Rivotril emagrece!

Passei a usar Olcadil 1 mg.


Resposta:


As pessoas podem ter efeitos colaterais raríssimos com qualquer remédio, mas esse efeito colateral de Rivotril de engordar 3 Kg em 10 dias, eu nunca vi...

Além disso, ele emagrece? A gente ouve falar maravilhas do Rivotril, mas que ele emagrece, é a primeira vez que ouço.



Pergunta 8:


Faço tratamento para Ansiedade, mas faz 6 meses que eu não retorno à médica, consegui com um Clínico Geral a mesma receita para tomar os mesmos medicamentos.

Gostaria de saber se eu posso voltar a tomar até que eu volte na consulta com médica. Estou perguntando por que estou começando a ficar ansiosa novamente, tomo Rivotril somente quando estou muito ansiosa e Exodus 10 mg durante o dia. Obrigado aguardo resposta.


Resposta:


Se seu Clínico Geral se sente à vontade para acompanhar um tratamento de Ansiedade, tudo bem, mas o ideal seria você ser acompanhada pelo especialista.



Pergunta 9:


Faço uso dos medicamentos Rivotril 0,5 mg/dia e Procimax 20 mg/dia, gostaria de saber se posso toma o Gingko Biloba, pois tenho labirintite e tontura 24 horas por dia?


Obrigada pela atenção


Resposta:


Geralmente o Gingko Biloba pode ser tomado junto com Rivotril e Procimax.



Pergunta 10:


Tomo Rivotril 2 mg dia sim dia não conforme orientação médica e comecei tomar Level (anticoncepcional). Há algum problema, pode um cortar o efeito do outro ou trazer problemas?


Resposta:


Não existe interação conhecida entre Rivotril e Anticoncepcional, ou seja, a pílula anticoncepcional teoricamente não perde o efeito por causa do Rivotril.



Pergunta 11:


Comecei com Rivotril Sublingual 0,25 mg. Fazia efeito no momento, mas percebia que tudo voltava após um período. Passei a tomar por conta própria à noite Rivotril de 1 mg.


Só assim consigo dormir e ter um dia mais calmo. Nunca consultei com Psiquiatra, mas continuo tomando até hoje. Já tem 1 ano e 3 meses de Rivotril. O que devo fazer? Procurar um médico ou seguir tomando? Estou fazendo aulas de direção e vou voltar a estudar. Pode me atrapalhar de alguma maneira?


Resposta:


Você não deveria estar tomando Rivotril sem orientação médica. Leia item 6 (uso contínuo) da página de Efeitos Colaterais.



Pergunta 12:


Estou tomando Alprazolam há 12 dias, em substituição ao Rivotril. Fiz a mudança gradual do remédio antigo para o atual, seguindo orientação médica.

Ocorre que, desde o primeiro dia que passei a tomar apenas o Alprazolam (0,5 mg de manhã e 0,5 mg à tarde), tenho tido sensação de cabeça vazia, parece que não estou aqui, que não pertenço a este mundo.

Estou apavorado com a ideia de esse efeito não passar. Posso esperar que isso passe? Em quanto tempo? Obrigado.


Resposta:


Não parece ser efeito colateral do Alprazolam (Frontal, Apraz). Não pode ser a Desrealização comum em quadros de Ansiedade?



Pergunta 13:


Tomo Rivotril 2 mg/dia, minha visão está ficando turva, noto que se reduzo a dosagem o peso no cérebro aumenta e a visão piora, o que fazer, este efeito visual é o que está me preocupando, se não alterasse a visão eu ficaria praticamente curado, me oriente, por favor, obrigado


Resposta:


Não é comum um efeito visual assim do Rivotril. Converse com seu médico sobre isto e/ou procure um oftalmologista.

Desculpe, mas preciso de uma orientação, sou usuário de Rivotril há anos. Atualmente tomo de 1 mg a 2 mg ao dia e quero acabar com isso na minha vida.

A minha pergunta é, tenho que passar por um processo de desintoxicação? Por quanto tempo em média? O motivo causador foi do trabalho, pois sou gerente de banco. Por favor, estas respostas irão me ajudar a tomar um caminho.


Resposta:


Fale com seu médico e não se preocupe. Essa quantidade você para facilmente em poucas semanas.



Pergunta 14:


Tomo Clonazepam há dois anos e dormia super bem há pouco tempo o médico resolveu tirar a medicação aos poucos mais agora não consigo mais dormir quero saber quanto tempo o organismo leva para voltar a dormir sem a medicação. Obrigado.


Resposta:


O Rivotril (Clonazepam) é eliminado do organismo em poucos dias.



Pergunta 15:


Eu tomo Nortriptilina 8 mg (o mesmo que Pamelor) e Clonazepam 0,3 mg (o mesmo que Rivotril) manipulados. São doses altas? Pretendo parar de tomar, minha médica disse que vai diminuir aos poucos.

Será que corro risco de sofrer abstinência quando parar totalmente?


Resposta:


São doses muito baixas que provavelmente não darão nenhum sintoma de abstinência.



Pergunta 16:


O meu médico me receitou o medicamento Frontal para a noite e o Cebrilin para o dia. Essa combinação (Tranquilizante mais Antidepressivo) é adequada?

Pois me parece contraditório já que o Tranquilizante poderia me induzir à Depressão. Estou equivocado?


Resposta:


No começo dos tratamentos de Ansiedade é comum associar um Benzodiazepínico ao Antidepressivo por dois motivos:

Evitar a Piora Inicial.

Aliviar o sofrimento do paciente com o Tranquilizante rapidamente porque o Antidepressivo pode demorar semanas para começar a funcionar.

E para um Ansiolítico provocar Depressão, precisa dose muito alta por muito tempo.



Pergunta 17:


Tive Síndrome do Pânico e tomei vários medicamentos Antidepressivos e Ansiolíticos. Quando engravidei no ano passado passei a tomar 0,25 mg de Frontal (Apraz, Alprazolam).


Faz 6 meses que ganhei o bebê e hoje não tomo medicamento nenhum e nem sinto falta, mas infelizmente estou 12 kg acima do meu peso e não consigo emagrecer.

O médico me receitou a Reductil 15 mg, então eu gostaria de saber se este medicamento não vai me causar Depressão novamente? Será que posso tomar ele de manhã e à noite o Alprazolam?


Resposta:


Karla, seu médico decide, mas Reductil ou Plenty (Sibutramina) não costuma provocar o aparecimento de Depressão nem de Síndrome do Pânico.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page