top of page

Tratamento com Lamotrigina, Lamictal, Lamitor, Forlut, Neural

Atualizado: 12 de fev. de 2023


Tratamento e efeitos colaterais: Lamotrigina, Lamitor, Lamictal
Tratamento e efeitos colaterais: Lamotrigina, Lamitor, Lamictal

PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Porque precisa aumentar a dose de Lamotrigina aos poucos?


Resposta:


Lamotrigina (Lamictal, Lamitor, Neural, Forlut) se aumenta aos poucos porque se começar com a dose inteira aumenta o risco de alergia (urticária).

A dose eficaz costuma ser de 200 a 300 mg por dia.

A maioria dos pacientes toma assim:

15 dias 25 mg, 15 dias 50 mg, 1 semana 100 mg. Depois 200 mg por dia.

Lógico que teu médico decide qual é tua dose alvo.


Esse aumento gradual é muito importante porque se você tiver alergia (urticária), não pode mais tomar Lamotrigina de jeito nenhum. Corre o risco de ter Síndrome de Stevens Johnson, que pode dar até mesmo necrose de pele.



Pergunta 2:


Tomo Lamitor todos os dias (200 mg) e melhorei muito desde que iniciei o tratamento. Estudo muito para concursos, mas tenho notado uma queda de produção em minha capacidade de memória e concentração.

Tentei tomar Nootropil, mas sentia ainda mais Ansiedade e falta de concentração. Esses sintomas podem ser causados pela administração do Lamitor?



Resposta:


A Lamotrigina (Lamitor, Lamictal, Lamictal Dispersível, Neural) não costuma prejudicar a memória nem a concentração.


O Nootropil (Piracetam) é um remédio que quase não se usa mais.

Precisaria investigar outras causas dessa falta de concentração e memória, inclusive stress. Leia também a página de perda de memória em jovens.



Pergunta 3:


Olá, tenho uma dúvida, tomo Antidepressivo Sertralina, Lamotrigina também Synthroid para tireoide. O anticoncepcional Yasmim é o mais indicado, ou ele pode interferir no Antidepressivo e diminuir o efeito, gostaria da sua opinião, obrigada.


Resposta:


Existe a suspeita que a Lamotrigina (Lamitor, Lamictal, Lamictal Dispersível, Neural) diminua a eficácia dos anticoncepcionais hormonais.



Pergunta 4:


Tomo Lamitor e Zyprexa e venho reparando um enorme apetite. Engordei 4 quilos em um mês, não passo mais que 10 minutos sem nada na boca.

Não estou suportando essa situação. Ligo para médica e ela diz literalmente para eu fechar a boca. Por essa atitude estou pensando em nunca mais voltar lá.

Queria que ela me desse uma solução outro remédio, mas ela diz que tenho que conviver com o efeito colateral.


Não acho isso certo. O que eu queria saber é qual desses remédios pode ser responsável por esse comer desesperadamente e o ganho excessivo de peso?

Já tomei Trileptal e Sertralina outra época e digo que para mim foram maravilhosos. Já tinha tido alta porque a médica antes achava que eu tinha Depressão recorrente, mas depois da morte de um ente querido, dizem que tive um surto e ela entrou com essas que não estão me fazendo nada bem.


Esses antipsicóticos são muito mais fortes que os outros (Trileptal e Sertralina).


Resposta:


Com quase toda certeza o ganho de peso vem do Zyprexa (Olanzapina, Zopina, Opinox, Neupine, Zopix, Expolid, Olazofren). Talvez ele possa ser trocado por outro neuroléptico que não aumente a fome.



Pergunta 5:


Estou tomando meio comprimido de Lamitor há uma semana e gostaria de saber a partir de quanto tempo de tratamento eu começarei a me sentir melhor, porque eu ainda tenho umas fortes crises de Depressão e ansiedade.


Resposta:


Lamotrigina (Lamitor, Lamictal, Lamictal Dispersível, Neural) geralmente é dado junto com um Antidepressivo no começo do tratamento, por alguns motivos:


A dose de Lamotrigina tem que ser aumentada aos poucos (25 mg durante 15 dias, 50 mg mais 15 dias, 100 mg durante uma semana depois 200 mg ou mais) para evitar o risco de uma urticária muito grave que pode evoluir que pode evoluir para necrose de pele (Síndrome de Stevens Johnson).


A dose eficaz de Lamotrigina na prevenção de recaída de Depressão ou bipolaridade costuma ser acima de 100 mg por ia, em geral 200 ou 300 mg por dia.

Como a Lamotrigina é um Estabilizador de humor e não um Antidepressivo propriamente dito, no começo o paciente toma um antidepressivo junto.

Depois que a pessoa está bem, a Lamotrigina pode ser mantida sozinha, mas com redução bem lenta do antidepressivo.


Portanto, ele não começa a funcionar em uma semana nem na dose de meio comprimido (imagino que seja o de 25 mg).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page