top of page

Tratamento com Carbamazepina, Tegretol, Oxcarbazepina, Trileptal, Torval

Atualizado: 12 de fev. de 2023


Tratamento e efeitos colaterais: Tegretol, Carbamazepina, Trileptal, Ox-Carbamazepina, Oleptal
Tratamento e efeitos colaterais: Tegretol, Carbamazepina, Trileptal, Ox-Carbamazepina, Oleptal

PERGUNTAS E RESPOSTAS:


Pergunta 1:


Olá, boa noite, tenho 23 anos e já usei Trileptal, por causa de Disritmia, por dois anos.


Fiquei um bom tempo sem medicamento, mas tenho uma personalidade muito forte, me irrito muito e fico me sentindo angustiada e com raiva.

Comecei a tomar Carbolitium 300 mg e Escitalopram 15 mg, mas engordei 10 quilos em 6 meses.


Troquei por Wellbutrin 300 XL, mas estou com medo do resultado.

O Wellbutrin é um ótimo medicamento, mas muito caro.


Mais uma coisinha, sofro de enxaquecas com vômitos e dores no olho algum medicamento pode estar prejudicando? Obrigadaaaa!


Resposta:


O Trileptal é um ótimo Estabilizador de Humor, pode melhorar bem a irritabilidade e também a Enxaqueca.

Então, se você ficou bem com o Trileptal, para que tentar remédios novos?



Pergunta 2:


Gostaria de saber se 100 mg por dia de Tegretol seriam suficientes como dosagem de manutenção, em uma pessoa jovem de 18 anos que é portadora de Transtorno Bipolar e que está no momento estabilizada, fazendo uso atual de 200 mg do Tegretol uma vez por dia e Fluoxetina 30 mg/dia.


Resposta:


Para saber se essa dose é suficiente, se faz a dosagem de Carbamazepina (a substância do Tegretol) no sangue, para ver se está na faixa terapêutica.

Algumas pessoas absorvem mais, outras menos, de modo que o mesmo número de mg pode estar baixo para uma pessoa, certo para outra e alto para outra.



Pergunta 3:


Medicamentos como Tegretol (Carbamazepina) podem afetar a eficácia de anticoncepcionais orais?


Resposta:


Sim, o Tegretol pode diminuir a eficácia da pílula.



Pergunta 4:


Tenho 23 anos e sofri inúmeras decepções com as pessoas, principalmente amigos. Depois da morte da minha avó minha Depressão piorou e me vi chorando até pelos desastres que aconteciam no jornal.


De vez em quando tenho uns ataques de agressividade grito muito com as pessoas que amo muito, que são meus pais e irmãs. Faço tratamento psiquiátrico com Sulpan e meio Tegretol e tenho a impressão de não estar sendo bem medicada, ou não ver efeito, o que faço? Todo Psiquiatra acerta?


Resposta:


O remédio correto é aquele que funciona. Tegretol muitas vezes é usado para conter ataques de agressividade, as pelo jeito não está funcionando para você. Pode ser porque que não seja o adequado, mas também pode ser que esteja em dose insuficiente. É o exame de sangue para Carbamazepina que vai dizer se a dose está boa.


Nem sempre se acerta logo na primeira tentativa.



Pergunta 4:


Minha mulher toma Tegretol e Carbolitium. Se sente sonolenta, cansada e enjoada. Começou a ter uma febre que chegava a mais de 39 graus chegando a ser socorrida no hospital.


A médica de plantão passou um antitérmico esperou a febre passar e fez um Leucograma que apresentou 3200 de leucócitos.


A febre continuou de maneira intermitente na quinta feira levei novamente a um clínico e ele pediu Rx de Tórax, Exame de Urina, Hemocultura para fazer quando estivesse com febre.


Voltamos à Psiquiatra e levantei a hipótese se poderia ser o Tegretol que estaria provocando as febres ele disse que não. Pergunto a febre tem a ver com a medicação?


Resposta:


O Tegretol pode provocar alergia, parece que não foi o caso. Uma sobrecarga hepática é facilmente diagnosticada em exames de sangue simples de TGO, TGP e GGT.


Ele não provoca febre a não ser raros casos em que ele provoca diminuição tão grande de glóbulos brancos (leucócitos), que aparece uma infecção.


Mas parece que também não foi o caso (o exame dela deu 3200 leucócitos).


Provavelmente a febre (que já passou) não tinha a ver com o Tegretol mesmo. Mas tanto ele quanto o Carbolitium podem provocar náusea. Acredito que vocês fazem regularmente a dosagem de Carbamazepina (Tegretol) e de Litemia (dosagem de Lítio) no sangue.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page