Efeito Kindling

Efeito Kindling significa que o cérebro desenvolveu uma vulnerabilidade ou sensibilidade. Ele precisa cada vez menos fatores desencadeantes ou gatilhos para sofrer uma determinada doença.

Conhecer o Efeito Kindling é importante para os pacientes e seus familiares.

Com a repetição de fases ou surtos de Depressão, Bipolar, Stress pós Traumático, Psicose e Síndrome do Pânico, o cérebro precisa de fatores cada vez menos agressivos para desenvolver fases semelhantes.

Falando por exemplo de Depressão: uma pessoa tem genética para depressão, mas isso não quer dizer que ela vai ter alguma fase depressiva na vida. Tanto é que mesmo em famílias com vários parentes que sofrem de Depressão, a maioria não apresenta a doença.

Porque algumas desenvolvem Depressão? Na maioria das vezes porque sofreram um fato desencadeante ou gatilho importante, por exemplo:

• Perda de pessoa querida, de dinheiro, de emprego, separação, etc.

• Gravidez e parto.

• Traumas por assalto, seqüestro, acidente, doença grave, etc.

• Alterações hormonais, como “tempestades hormonais” da adolescência, doenças da Tireóide, uso de anticoncepcionais hormonais, etc.

• Corticoides, Quimioterapia, Roacutan e outros medicamentos.

• Drogas, Anabolizantes, Anfetaminas, Fórmulas para emagrecer.

• Traumatismos cranianos e outras doenças cerebrais.

Muito bem, então estamos falando de um fator genético mais um fator desencadeante ou gatilho.

Quando uma pessoa desenvolve uma fase de Depressão, tem que ser tratada de maneira rápida e completa. Todos os sintomas precisam desaparecer e o remédio precisa ser tomado por muito tempo, mesmo depois que a Depressão passar. Na primeira fase depressiva da vida, esse tratamento deve durar pelo menos um ano depois da melhora completa e o antidepressivo tem que ser retirado bem devagar.

Quando o fator desencadeante teve algo a ver com a personalidade, o comportamento e a vida da pessoa, também é importante que ela faça uma Psicoterapia para aprender a administrar melhor seus traços de personalidade e os fatos da vida que desencadearam a depressão, sendo que muitos deles são imprevisíveis e inevitáveis (ninguém pode ter certeza absoluta que não vai ter um problema sério amanhã).

Porque essa necessidade de tratar tão completamente? Para evitar o Efeito Kindling. Ou seja, para evitar que no futuro, mesmo fatores desencadeantes ou gatilhos bobos provoquem o aparecimento de uma nova Depressão.

Quanto mais fases ou surtos de Depressão, Bipolar, Psicose, Síndrome do Pânico, etc. uma pessoa tem, menos gatilhos irá precisar no futuro para ter novas fases ou surtos. Esse é o Efeito Kindling.

Ainda não se sabe bem porque o Efeito Kindling acontece, provavelmente porque os neurônios e suas sinapses ficam muito sensibilizados.

Kindling quer dizer graveto. Um pequeno graveto em chamas pode provocar um grande incêndio.

Leia também a página sobre Qualidade de vida e evolução das doenças.