top of page

Síndrome de Tourette

Atualizado: 23 de fev. de 2023


 Sintomas da Síndrome de Tourette
 Sintomas da Síndrome de Tourette
Síndrome de Tourette começa geralmente na infância ou adolescência e se caracteriza por tiques e cacoetes.



 Sintomas da Síndrome de Tourette:

  • São tiques que geralmente começam na infância:

  • Motores: repuxar a cabeça, entortar o pescoço. piscar, fazer caretas, pular, tocar pessoas ou coisas, esfregar o dedo no mesmo ponto das roupas, cheirar, retorcer-se. Bem mais raramente, se machucar ou se morder.

  • Sonoros: limpar a garganta, pigarrear, tossir, grunhir, estalara língua, fungar, falar coisas comuns mas fora do contexto, ecolalia. A coprolalia (falar palavrões ou obscenidades).é bem rara

A pessoa não precisa ter os dois grupos de sintomas. Os tiques se repetem inúmeras vezes todos os dias, por anos. É possível controlá-los por um tempo, mas geralmente voltam num acesso bem forte em seguida. Pode existir comorbidade principalmente com: TOC, TDAH, Ansiedade, etc. Todos os exames de imagem e laboratório são normais.

Causas de Tourette:

Muitos casos têm causa desconhecida, mas muitos têm origem em repetidas faringites e amigdalites causadas por Estreptococos na infância. Evolução: Crianças com Tourette tem inteligência normal e maior probabilidade de serem hiperativas ou desatentas (TDAH), mas o principal problema enfrentado por elas é o estigma causado pelos tiques. Sabemos que as crianças costumam ser implacáveis com aquelas que são “diferentes do cardume”. Com a idade, os tiques costumam diminuir de variedade e intensidade. Tratamento de Tourette: Tiques em crianças quase sempre desaparecem sem precisar tratamento. Em adolescentes e adultos às vezes precisamos tentar vários medicamentos, até um funcionar. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ajudar e até tentar trocar um tique por outro socialmente mais aceitável. O Canabidiol parece ser promissor.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page