Perguntas e Respostas - Psiquiatria

Perguntas e respostas sobre tratamento com Anfetaminas, fórmulas para emagrecer, anorexígenos, anabolizantes, etc. Os cuidados que precisa ter com medicamentos vendidos em academias sem controle médico.

Vale para todas as perguntas desta página: Ansiedade não se trata só com remédios. Lógico que na fase aguda sim, para acabar com os sintomas e aliviar o sofrimento.

Mas a causa da ansiedade precisa ser administrada e alguns hábitos de vida podem mudar com Terapia, Esportes, Meditação, Yoga, etc. Leia a página sobre Qualidade de Vida e Evolução das Doenças.

Nunca é demais repetir: nem toda Borderline sofreu abuso sexual e nem toda menina que sofreu abuso sexual desenvolve Transtorno Borderline.

Perguntas e respostas sobre os principais Transtornos Alimentares, como Bulimia, Anorexia Nervosa, Transtorno do Comer Compulsivo. Reeducação Alimentar. A página sobre Síndrome de Pica está em preparação.

Crianças que sofrem Bullying na escola podem ter alterações de comportamento na infância assim como sequelas na vida adulta.

Síndrome de Otelo é quando o Ciúme Patológico tem tamanha intensidade que se torna quase psicótico. Ciumentos patológicos transformam a vida dos namorados, maridos e amantes num verdadeiro inferno.

Compras compulsivas e Jogo Patológico não significa uma doença, mas sim uma reação a uma situação de vida muito depressiva ou frustrante ou monótona ou solitária, de modo que a pessoa desconta a insatisfação nas compras ou no jogo.

Depressão pós Parto ou Depressão Puerperal é a Depressão que se manifesta logo após ou alguns meses depois do parto. Tudo se torna um sacrifício, inclusive cuidar do bebê. Costuma ter tratamento fácil e saiba que não precisa parar de amamentar para tratar.

As pessoas acham que Depressão é tristeza. Depressão significa queda de energia que se reflete no comportamento, na alegria de viver e até mesmo no físico, por exemplo através de dores, prisão de ventre, pele envelhecida, etc.

A Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno é mais comum nos países do Hemisfério Norte mas também existe no Brasil. São pessoas que em dias cinza, nublados e chuvosos sentem que o astral piora. Muitos pacientes com Depressão também têm piora dos sintomas nesses dias cinzentos.

Distimia é um estado depressivo que vem desde a infância ou adolescência e que costuma ter fases de piora (a fase depressiva propriamente dita). Essas pessoas acabam sendo taxadas como "baixo astral", reclamonas, perfeccionistas demais.

Dosar Serotonina, Noradrenalina, Dopamina no sangue não tem nenhuma utilidade no tratamento de Depressão nem de Pânico nem de Psicose nem de Stress nem de nenhuma doença psiquiátrica. Se tomar Serotonina resolvesse qualquer uma delas os laboratórios venderiam Serotonina, Noradrenalina e Dopamina em cápsulas, gotas ou ampolas.

É raro, mas alguns pacientes precisam de tratamento com Eletrochoque que é feito em hospital com anestesia geral.

Enxaqueca não se cura, mas se trata. Hoje em dia existem muitos tratamentos preventivos de modo que as crises fiquem muito mais espaçadas e, se a enxaqueca vier mesmo assim, será bem mais fraca. Muitos tratamentos preventivos de Enxaqueca são feitos com produtos naturais.

A Esquizofrenia é aquela doença grave que costuma aparecer na adolescência e início da vida adulta, caracterizada por alucinações, manias de perseguição, bloqueios de pensamento, etc. Anfetaminas e Drogas podem provocar Psicoses semelhantes à Esquizofrenia, mas bem mais fáceis de tratar. A Psicose Esquizoafetiva é uma doença que tem sintomas de Psicose e de Transtorno Bipolar.

Estimulação Magnética Transcraniana ou TMS é uma técnica moderna, indolor, que se faz acordado em sessões inicialmente diárias e depois mais espaçadas. É muito usada em Depressão mas muitos outros problemas psiquiátricos reagem bem à Estimulação Magnética.

A Fibromialgia tem muita relação com Depressão e Stress e a maioria dos pacientes é tratada com Antidepressivos, técnicas de relaxamento e terapias físicas como massagem e compressas quentes.

Fobia Social ou Ansiedade Social ou Timidez Patológica é uma forma de timidez que tem tantos sintomas físicos que chega a prejudicar o rendimento escolar, vida social e também ascensão profissional.

Como o próprio nome diz, Fobia de avião é o medo de viajar de avião, que geralmente começa dias antes da viagem e é pior na viagem de ida do que na de volta. Costuma ter tratamento muito eficaz.

Fobia é um medo sem motivo. Uma coisa é você estar na beirada da laje de um prédio e sentir medo, outra coisa é você sentir uma grande angústia só de chegar perto da janela de um apartamento.

Uma mulher grávida que esteja sofrendo de Depressão ou Pânico irá prejudicar a si mesma e ao bebê, inclusive com maior risco de parto pré-maturo. Se já havia uma Depressão ou Pânico antes da gravidez, o risco de piorar durante a gravidez é grande. raramente apena Psicoterapia melhora Depressão e Pânico na Gravidez e existem muitos medicamentos totalmente seguros para tomar na gravidez.

A insônia é um mal que afeta milhões de pessoas. Apenas ficar tomando remédios para dormir geralmente não melhora a insônia, a não ser no início do tratamento. Apneia do Sono acaba com a qualidade de vida e simula uma Depressão. Sonolência Excessiva Diurna pode ser consequência da Insônia, da Apneia do Sono e da Síndrome das  Pernas Inquietas. A Paralisia do Sono é aterrorizante mas costuma passar rapidamente.

Estabilizadores de Humor, entre eles o mais antigo e popular, o Carbonato de Lítio são usados não apenas para Transtorno Biopolar e Psicoses, mas também para aumentar o efeito de Antidepressivos e no tratamento preventivo de Enxaquecas etc.

Embora os sintomas sejam parecidos, existem várias doenças que prejudicam a memória, sendo o Mal de Alzheimer o mais conhecido. Jovens com perda de memória geralmente estão estressados, deprimidos, com poucas horas de sono e excesso de estimulação das telas de computadores, tablets e celulares.

Perguntas e repostas sobre doenças neurológicas de crianças, desde cor de cabeça infantil até Epilepsia, respondidas por Neurologista Infantil do Hospital Albert Einstein.

Os resultados de exames neurológicos (Tomografia Coputadorizada, Ressonância Magnética, Eletroencefalograma, etc.) sempre precisam ser correlacionados com a anamnese (história) e o exame do paciente.

Psicose Puerperal ou Psicose Pós-Parto é a Psicose que acontece depois do parto. Exige tratamento imediato e cuidados especiais com o bebê, pelo risco da mãe fazer mal a ele.

Psicólogas experientes sugerem caminhos para que as pessoas procurem tratamento adequado a situações de vida complicadas. Não é autoajuda nem conselhos prático do tipo "faça isso" ou "faça aquilo".

Crianças também podem sofrer de Fobias, Depressão e mesmo Bipolaridade, que se refletem no comportamento. Alguns casos são tratados com psicoterapia mas muitos precisam medicação para tirar o sofrimento da criança.

Perguntas e respostas sobre tratamento de problemas sexuais, sendo o mais frequente a Ejaculação Precoce.

Skin Picking, Mania de Cutucar ou Dermatilomania é a mania de se cutucar, de arrancar casquinhas, de abrir feridas, de comer cutícula, de roer unhas até sangrar. Raramente passa sem medicação.

Stress é uma palavra da Engenharia que significa fadiga de material. As pessoas podem estressar por sobrecargas ruins mas também sobrecargas boas. Não precisa existi um fator de sobrecarga gigantesco, muitas vezes é a somatória de vários fatores pequenos,

Stress Pós Traumático é um estado de ansiedade, sintomas físicos e às vezes Depressão consequentes a situações onde o paciente foi exposto a uma violência (assalto, sequestro, incêndio, etc.) ou a um tratamento ou diagnóstico complicado. Pode acontecer quando ocorreu com alguém próximo também.

Suicídio: "cão que ladra não morde" não vale! Quase todas as pessoas que se suicidaram deram sinais antes, os amigos é que não perceberam ou não valorizaram.

Aqueles casos extremos de colecionismo que se vê na TV são raros. Mas muitas pessoas próximas têm mania de juntar tranqueias inúteis, moram em casas abarrotadas de objetos inúteis e entram em ansiedade se um amigo quiser jogar fora um objeto que seja.

As pessoas acham que sofrem de doenças independentes como Ansiedade e Síndrome do Pânico. Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico faz parte do quadro de Ansiedade e significa que o paciente tem ataques de ansiedade com muitos sintomas físicos e medo de morrer, além de desenvolver fobias.

TDAH, DDA ou Déficit de Atenção com ou Hiperatividade em Adultos, sempre começou na infância ou adolescência, mas existem casos raros que fica mais evidente com as exigências da vida adulta. O TDAH vai melhorando na idade adulta, mas a distração desaparece bem menos que a hiperatividade.

Crianças com TDAH têm amadurecimento mais lento do córtex cerebral, foi descoberto antes de existirem remédios e mesmo assim tem gente que acha que TDAH é invenção da "indústria farmacêutica mancomunada com professores que querem crianças dóceis". Crianças DDA sem tratamento vão ter uma vida escolar tão sacrificada que chega a ser crueldade não tratar.

A TPM pode ser tratada com medicamentos bem simples, nem sempre precisa hormônios nem antidepressivos.

A Síndrome de Tourette, que se caracteriza por tiques, cacoetes e às vezes sons com a garganta geralmente começa na infância e piora em momentos de ansiedade. O tratamento é difícil e precisa ser muito teimoso para tentar vários tratamentos diferentes até um acertar.

Existe um exagero de diagnóstico de Transtorno Bipolar hoje em dia, mas que o Bipolar existe, existe. Às vezes ataques de pânico e fases depressivas que se repetem muitos anos são um prenúncio da Bipolaridade que ainda não apareceu.

São as crianças e adolescentes "do contra". Se você fala A é porque falou A, se fala B é porque falou B.

TOC é mania, mania de simetria, de conferir tudo muitas vezes, de voltar para conferir se as portas, janelas e bicos de gás estão fechados, mania de lavar demais as mãos, mania de achar que um objeto possa estar contaminado. O TOC consome um tempo absurdo na vida das pessoas. Dismorfia corporal é achar que alguma parte do corpo é feia ou assimétrica ou grande demais ou pequena demais. São pessoas que vão fazendo cirurgias plástica e piorando cada vez mais.

Perguntas e respostas sobre os medicamentos psiquiátricos mais usados. Agrupadas por medicamento.

Perguntas e respostas sobre o que fazer com familiares e amigos com problemas de álcool e drogas.

Mais frequente em mulheres, elas arrancam fios de cabelo ou cílios, ficam "pescando" fios de cabelo com textura diferente. Podem jogar os fios fora, podem passar nos lábios, podem morder as raízes, podem até mesmo engolir os fios. Forma falhas na cabeça e é de tratamento bem difícil.